06/10/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
· Desenvolver a habilidade de recontar história ouvida.
· Produzir texto, por escrito, a partir de história contada pelo professor.
· Reproduzir oralmente a história ouvida.
· Identificar e ordenar a sequência da história
É possível que os alunos já conheçam o conto infantil, mas o professor poderá utilizar outros recursos, além do livro.
· Coleção Clássicos Ilustrados - Os Três Porquinhos.Editora Girassol
· Os Três Porquinhos- CD da coleção "As Mais Belas Historinhas" Silvia Mello & Carlos Slivskin
· Dedoches com as personagens (Lobo e os Três Porquinhos)
Na 1ª aula, ler para a turma a história dos Três Porquinhos ou tocar o CD para as crianças ouvirem a história.
Outra estratégia seria contar a história, usando dedoches dos Três Porquinhos e do Lobo, feitos de tecido e a cabeça de “papier marché”, também poderiam ser improvisados, utilizando a pintura dos dedos da mão.
O momento seguinte da aula, seria rever os acontecimentos da história oralmente com os alunos.
A proposta da 2ª aula seria pedir para os alunos recontarem a história no papel, o que poderia ser feito em folha solta ou caderno.
Esta atividade favorece a produção de textos maiores, garantida pelo conhecimento da história e pelo interesse da criança em se ater a detalhes da narrativa.
Pedir aos alunos que desejarem para apresentar seu texto para a turma.
Alguns alunos, durante a atividade, podem sentir a necessidade de relembrar passagens da história. O professor com a turma então, deveria ajudar nesta etapa.
É natural que apareçam perguntas do tipo:
O que aconteceu mesmo, na hora que...?
O professor poderia ler outras versões da mesma história para a turma:
· A Verdadeira História dos Três Porquinhos - Jon Scieszka Companhia das Letrinhas
· Inventário do Lobo Mau – Fátima Miguez – Editora Dcl
· Os três porquinhos - Cyril Hahn - Companhia das Letras
Acompanhar a escuta da história pela turma e a participação dos alunos no momento de recontar a história oralmente.
Ler os textos, verificando a produção individual e a capacidade de recontar a história, seguindo a sequência dos fatos narrados, do início ao fim da história.
Três estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2015
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula. O CD é mesmo bem divertido para as crianças, que são levadas a imaginar as cenas!
02/06/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão, assim estaremos desenvolvendo o gosto pela leitura e aguçando a curiosidade dos alunos
24/03/2010
Três estrelasmuito interesante. Amei!
24/03/2010
Quatro estrelassuper prática e com certeza produtiva
24/03/2010
Duas estrelasNão apresentou nada de novo