23/09/2009
Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto, Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema.
Professor/a antes de iniciar essas aulas reveja com os/as alunos/as os gêneros textuais conhecidos: história, bilhete, carta, gibi etc. Leve para sala alguns exemplos dos mesmos, leia-os e/ou peça que alguns/algumas alunos/as os leiam em voz alta. Após esta atividade pergunte se existem diferenças entre esses textos e quais são. Concluída essa exploração, pergunte-os/as se conhecem outros gêneros de textos, deixe-os/as falar e conduza a conversa. Caso ninguém apresente receita culinária mostre um exemplo e pergunte se alguém já leu alguma receita culinária, onde leu e se nas suas casas existem receitas culinárias, de quem são e quais tipos de receitas são prediletas da família. Deixe a conversa fluir, ao encerrá-la peça que tragam de casa, uma receita culinária de fácil preparo, poderá ser doce ou salgada e que contenha ingredientes fáceis de serem encontrados e manuseados.
Proponha a criação de um mural com os títulos:
AULA 1 - 60 minutos
Professor/a, com os/as alunos/as sentados em círculo no chão ou do modo que considerar melhor no seu espaço de sala de aula, peça a eles/as que apresentem as receitas trazidas de casa e fixe-as no mural.
Faça um levantamento com a participação da turma: tipos de receitas que trouxeram (doces ou salgadas) e dos ingredientes comuns, que aparecem nas diferentes receitas. Professor/a anote esse levantamento na lousa ou em uma folha à parte, ao seu critério. Para isso faça a tabulação dos dados coletivamente, pergunte a cada aluno/a que tipo de receita ele/a trouxe e registre na lousa, por exemplo: receitas de doces→12, receitas de salgados→9, receitas de quitandas→6. Trabalhe com cada categoria separadamente, ou seja, tipos de receitas e depois os ingredientes mais utilizados nas receitas. Você poderá utilizar tabelas ou mesmo listar os dados coletados com as quantidades na frente. Por exemplo: número de alunos/as que trouxeram receitas doces; número de alunos/as que trouxeram receitas salgadas, ingredientes mais usados por ordem de incidência: farinha de trigo, leite, etc.
Feito o levantamento, faça junto com seus/as alunos/as, um gráfico ou outros gráficos, isso dependerá da necessidade do momento. Para isso o/a aluno/a deverá conhecer alguns modelos de gráficos. Leve para sala alguns tipos de gráficos retirados de livros e revistas, procure utilizar um modelo de gráfico que não apresente muita complexidade, como o gráfico de colunas. Mostre aos/às alunos/as que os dados coletados serão utilizados no gráfico, para isso faça um modelo, como o que se segue. Não se esqueça da legenda e do uso de lápis de diferentes cores.
Professor/a, para a confecção de um gráfico como o que está exposto acima, proponha aos/às alunos/as o uso de folhas quadriculadas, encontradas em cadernos quadriculados. Você deverá transpor, individualmente, os dados coletados para os quadrinhos. Esse é um momento bem prazeroso para as crianças.
Construído o gráfico, proponha aos/às alunos/as questões para orientarem a compreensão da turma para que sejam respondidas por eles/as. Como por exemplo:
1) Quantas receitas os/as alunos/as trouxeram de casa?
2) Em quantas receitas foram utilizadas leite?
3) Em quantas receitas foram utilizadas açúcar?
4) Qual ingrediente foi mais utilizado?
5) Qual ingrediente foi menos utilizado?
AULA 2 - 60 minutos
Professor/a faça uma votação junto aos/às alunos/as para a escolha de uma receita de fácil preparo, dentre as que trouxeram de casa. Converse com eles/as sobre o significado de uma votação para que não haja confusão entre seus/suas alunos/as e respeitem a decisão da turma. Aproveite a oportunidade para destacar o direito de democracia. Questione o que sabem sobre democracia: significado e exemplos de momentos vivenciados na sala de aula no qual a utilizaram.
Copie na lousa a receita culinária escolhida pela turma, destacando o nome, o tempo de preparo, o rendimento, os ingredientes e o modo de preparo. Peça que copiem. Leia o texto com os/as alunos/as em voz alta. Você poderá optar também, por leitura silenciosa, coletiva ou individual, observando pontuação e entonação de voz.
Destaque com seus/suas alunos/as algumas características do texto, como: lista de ingredientes, abreviaturas, nome de alguma marca de ingrediente, medidas (colher de sopa ou de sobremesa, pitada, xícara, etc). Peça aos/as alunos/as que observem a receita que trouxeram, verificando se contém as características de um texto de culinária.
Peça aos/às alunos/as que observem a receita que trouxeram, verificando se contém as características de um texto de culinária.
Professor/a você poderá confeccionar com seus/suas alunos/as um livro de receitas contendo as r eceitas que trouxeram de casa.
AULA 3- 60 minutos
Caso a escola comporte, execute com seus/suas alunos/as a receita escolhida em votação. Poderá ser um momento bastante prazeroso para a turma, mas não se esqueça de providenciar toucas descartáveis e higienização das mãos de todos/as que participarem. Se não for possível fazer a receita escolhida pelo grupo selecione uma receita, por exemplo, de sanduíche frio e faça com os/as alunos/as.
Leve para a sala as embalagens com os ingredientes. Explore junto a eles/as as mesmas e suas informações tais como: data de validade, peso, marca, tipo de ingrediente, valor nutricional.
Feita a culinária você, professor/a, poderá montar um cartaz na sala com a receita e colar os rótulos dos produtos utilizados.
Importante: antes da execução da receita escolhida deverá ser feita uma leitura para esclarecimento dos diferentes ingredientes e medidas utilizadas.
Peça aos/às alunos/as, que para a próxima aula pesquisem o preço dos ingredientes utilizados na receita.
AULA 4- 60 minutos
Professor/a utilize a pesquisa feita pelos/as alunos/as e monte com eles/as uma tabela única de preços, em seguida elabore situações-problema para resolverem envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no nível de dificuldade que dominam. Outra opção é solicitar que cada um/uma elabore uma situação-problema e repasse para o/a colega resolver e em seguida devolver para o/a autor/a corrigir.
Sugerimos ao/a professor/a que assista ao vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=MDOmfw2Hpog que mostra como organizar as crianças para trabalhar com receitas culinárias e as etapas que devemos seguir.
A avaliação destas aulas pode ser feita no decorrer das atividades, por meio da observação e envolvimento dos/as alunos/as.
Quatro estrelas 4 classificações
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29/09/2010
Cinco estrelasPARABÉNS PATRICIA, POR ESSA AULA MARAVILHOSA. AMO ATIVIDADES DIFERENCIADAS E VOU TRABALHÁ-LA COM MEUS ALUNOS. ABRAÇOS, SUELY
24/03/2010
Três estrelasAcho significativo ocorrer a "mistura" vamos assim dizer de disciplinas dentro de um mesmo contexto. Vale a pena realizar projetos
24/03/2010
Cinco estrelasGosto de coisas diferentes e ver alunos envolvidos na construção de algo que eles mesmos utilizarão é importantíssimo, afinal desperta neles o interesse pelo REALIZAÇÃO e isto realmente funciona, pois já testei com alunos de 7a. série, tanto com Português quanto com Ciências e o interesse foi total, apesar da resistência inicial por parte dos garotos, mas o resultado foi de 100%. Parabéns PATRÍCIA! Precisamos de professores inovadores.
24/03/2010
Quatro estrelasòtima