25/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
1. Desenvolver habilidades de leitura de poemas.
2. Identificar e interpretar recursos da linguagem poética, a comparação e a metáfora.
Habilidades básicas de leitura.
1ª Etapa
1. Pedir aos alunos para ouvirem a apresentação do poema "Meu povo, meu poema", declamado pelo autor
- ouça a narração do poema na voz de Ferreira Gullar em RealAudio
- ouça a narração do poema na voz de Ferreira Gullar em WindowsMedia
http://literal.terra.com.br/ferreira_gullar/porelemesmo/meu_povo_meu_poema.shtml?porelemesmo
2.Após ouvir o poema, perguntar aos alunos se gostaram do poema e qual é assunto do poema.
3. Ouvir novamente a apresentaçãoe e pedir para os alunos anotarem:
a) as palavras ou expressões mais repetidas.
b) o verso que chamou mais a atenção.
c) opinião sobre o poema, se gostaram ou não e por que.
2ª Etapa
1. Pedir aos alunos para fazerem uma pesquisa em sites da internet, o Google por exemplo, sobre o poeta Ferreira Gullar, destacando algumas informações sobre a vida, a obra e os temas abordados em sua poesia.
2. Em grupos, os alunos deverão organizar e fazer uma apresentação oral sobre o poeta, para a turma.
3ª Etapa
1. Leitura silenciosa do poema “ Meu povo, meu poema” de Ferreira Gullar
2. Leitura do poema "Meu povo, meu poeta", em voz alta, pelo professor
3. Pedir aos alunos para fazerem uma leitura em voz alta. Cada aluno pode ler uma estrofe ou um verso.
Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
como cresce no fruto
a árvore nova
No povo meu poema vai nascendo
como no canavial
nasce verde o açúcar
No povo meu poema está maduro
como o sol
na garganta do futuro
Meu povo em meu poema
se reflete
como a espiga se funde em terra fértil
Ao povo seu poema aqui devolvo
menos como quem canta
do que planta
Ferreira Gullar
3. Após as leituras, pedir aos alunos para fazerem a atividade abaixo.
Esta tarefa deve ser entregue em uma folha para cada aluno.
1. Qual é o assunto do poema?
2. A comparação é um recurso muito usado para a construção deste poema. Encontre exemplos.
3. Complete as lacunas com versos do poema:
a) O poema e o povo crescem junto como................................................................................
b) No meu povo meu poema vai nascendo como.....................................................................
4.Considerando a 3ª estrofe, podemos afirmar que o poeta diz que o povo se reflete no poema ou é o poema que se reflete no povo? Por quê?
5. Na última estrofe, o poeta devolve o seu poema ao povo? Com que objetivo?
6. Com base na leitura do poema escreva o que é um poema e quem é o poeta.
7. Na primeira estrofe encontramos uma metáfora que pode ser assim apresentada. O poema é o a arvore nova e o povo é o fruto que dá origem á árvore.Em poucas palavras explique o que o poeta pretende nos dizer a partir destas expressões metafóricas.
8. Leia no fragmento abaixo, extraído do texto "A revolta das palavras" de Paulo Paes, a explicação que a Mentira e a Verdade dão para a Incompreensão.
Mas pense bem: não é o sol que amadurece as frutas? E o amarelo brilhante da laranja não é como o amarelo do sol que tivesse descido do céu até a terra?”
Agora, considere os versos da segunda e da terceira estrofe do poema de Ferreira Gullar:
"Meu povo e meu poema crescem juntos
como cresce no fruto
a árvore nova
No povo meu poema vai na scendo
como no canavia l
nasce verde o açúcar"
(Gullar, Ferreira, Meu povo, meu poema)
8.1. Agora responda:
a) A relação entre o sol e a laranja feita por Paulo Paes aparece na estrofe do poema de Ferreira Gullar? Explique essa relação.
b) Considerando a estrofe do poema de Ferreira Gullar, identifique quem cresce no fruto?
c) Considerando ainda a estrofe do poema de Ferreira Gullart, identifique "quem nasce no canavial"?
8.2. Os versos do poema de Ferreira Gullar, transcritos na estrofe acima foram escritos na ordem inversa. Reescreva os versos desfazendo a inversão
8.3. Com poucas palavras e se inspirando na resposta dada pela Mentira e pela Verdade à Incompreensão, explique os versos destacados nas estrofes acima: “ como cresce no fruto/ a árvore nova”; "como no canavial/nasce verde o açúcar”
8.4.Ainda considerando os versos destacados na estrofe acima, “ como cresce no fruto”/ “ como no canavial”,atribua um sentido para a expressão em negrito, “no”.
A Revolta das Palavras uma Fabula Moderna, de JOSE PAULO PAES, editora Companhia das Letrinhas,1999
Pedir aos alunos para encontrarem exemplos de comparação e de metáforas como os que foram usados no poema de Ferreira Gullar. Pedir também para os alunos lerem o texto "Incapacidade de ser verdadeiro" de Carlos Drummond de Andrade e destacarem as imagens usadas pelo poeta. A identificação e a comparação entre as imagens usadas por Drummond e por Ferreira Gullar permite avaliar o conhecimento construído pelo aluno.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2010
Quatro estrelasAchei a aula ótima. Vou utilizá-la com meus alunos.