26/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
Professor, construa um modelo simplificado de espirômetro utilizando material alternativo (como apresentado na figura). Inicie a aula realizando uma medição da capacidade pulmonar dos alunos.
Importante! – As extremidades das mangueiras devem permanecer abertas para entrada e saída do ar. Faça dois furos na tampa da garrafa pet e utilize cola quente para fixar as mangueiras. Não deve haver entrada de ar nesse local (caso contrário o soprômetro não funcionará adequadamente). A mangueira presa à escala deve chegar próximo ao fundo da garrafa e a mangueira de soprar próximo da parte superior.
Dica! – Utilize um pano com álcool para esterilizar a extremidade da mangueira onde os alunos irão soprar, entre um aluno e outro para evitar contaminação entre eles. Evite que um mesmo aluno sopre o aparelho muitas vezes seguidas para que não apresente tonturas.
Uma forma alternativa de medir a capacidade pulmonar é utilizando balões de festa de aniversário. Cada aluno deve inspirar a maior quantidade de ar que puder e em seguida encher o balão com apenas uma expiração. Na seqüência o balão deve ser medido no seu diâmetro utilizando uma fita métrica. Os valores devem ser registrados.
Após a medição de todos os alunos questione por que se observam capacidades pulmonares diferentes.
Como ocorre o processo de entrada e saída de ar dos pulmões?
Oriente os alunos para construírem um modelo tradicional que representa o funcionamento do diafragma, participando no processo de ventilação pulmonar.
Dica! – Para que o modelo funcione corretamente todas as partes devem estar bem vedadas (a tampa colada com cola quente e as bexigas bem presas com elásticos)
Também é fácil construir um modelo com tiras de papelão presas por parafusos de pasta catálogo que representa o movimento das costelas aumentando ou diminuindo o volume da caixa torácica, o que contribui na ventilação pulmonar. O volume pode ser medido pelos alunos verificando em que momento o ar entra ou sai dos pulmões. Veja figura.
Aula 2
Leve os alunos ao laboratório de informática para explorar o recurso “Respiração pulmonar” do portal do professor. Através desse recurso os alunos poderão compreender o processo respiratório humano observando o processo de respiração pulmonar, partes do aparato respiratório e caminho percorrido pelo ar.
O recurso do portal reforça o que já foi estabelecido através dos modelos na aula anterior.
Questione agora os alunos sobre a razão pela qual respiramos. Até o momento foi trabalhada a questão da ventilação pulmonar. Mas para que ela é necessária? Para que é necessário absorver o OXIGÊNIO do ar?
Professor, neste momento você pode apresentar o conceito básico da RESPIRAÇÃO AERÓBIA e levar os alunos a refletirem por que a maioria dos seres vivos necessitam realizá-la.
Atividade Complementar – COMO FUNCIONA A RESPIRAÇÃO EM SERES AQUÁTICOS COMO OS PEIXES
A quantidade de oxigênio presente na água é bem reduzida. Como podem, então, os peixes absorver o oxigênio para se manterem vivos. É interessante que os alunos comparem as semelhanças e diferenças existentes entre a respiração humana e a de animais aquáticos. Isso pode ser feito acessando o recurso do portal do professor no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11108/respiracao_peixe.swf
Respiração do peixe
RECURSOS COMPLEMENTARES
Informações mais detalhadas sobre o processo de respiração celular podem ser encontradas na enciclopédia wikipedia, no endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Respira%C3%A7%C3%A3o_celular
Outro recurso do portal apresenta uma experiência sobre a atividade microbiana do e respiração do solo, no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10144/solo1.pdf
AVALIAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a maioria dos seres vivos necessita respirar para continuarem vivos.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o objetivo da respiração é obter o oxigênio do ar.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo de ventilação pulmonar como meio de obter o oxigênio do ar que participará de reações químicas na célula.
MESTRE - 10,0 pontos
Identifico diferentes formas de obtenção do oxigênio do ar e compreendo o seu papel na obtenção de energia e manutenção da vida.
Nome | Tipo |
---|---|
Respiração pulmonar | Animação/simulação |
Atividade microbiana do solo: respiração do solo | Experimento prático |
Respiração do peixe | Animação/simulação |
Cinco estrelas 5 classificações
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12/05/2015
Cinco estrelasGostei das sugestões e fiz com a turma o sistema respiratório utilizando garrafa pet.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, adorei esta aula ,com certeza vou desenvolvê-la com meus alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a aula
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a a experiencia do expirometro, vou tentar realizar com os alunos.