08/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
O aluno desenvolverá a habilidade de reproduzir um texto a partir de uma narrativa, contribuindo para o desenvolvimento do imaginário através das lendas do folclore."
Para esta aula, é importante resgatar com os alunos o conceito de folclore, lendas e mitos, listando histórias e personagens já conhecidos a respeito do tema.
Momento 1 – Perguntar às crianças se sabem o nome de alguns personagens do folclore brasileiro. Indagar se já conhecem o Saci-Pererê, se sabem como ele é, suas características e ouvir as diversas versões.
Momento 2 - A professora contará para a turma a história do Saci-pererê.
Disponível no livro: Lendas do Brasil
Autora: Elsa Pestana Magalhães
Ilustrações: Jesús Cabán
ISBN: 85-7488-385-9
Formato: 24x29cm
Páginas: 150
Colorido
Momento 3 – A partir da história que ouviram propor a seguinte atividade:
A professora distribuirá uma folha xerocada (ilustrada abaixo) para cada criança e pedirá que escrevam a história do Saci com suas próprias palavras. Ao terminarem, poderão colorir o desenho.
__________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________
Essa atividade pode ser realizada com outros personagens do folclore e, até mesmo, relacionando um personagem ao outro.
Identificar o avanço de cada aluno baseado na produção do texto que fizeram, observando se conseguiram assimilar a idéia central. O professor também poderá avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita (ortografia, pontuaçâo, etc), bem como o interesse ou a motivação ao produzir um texto.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2010
Cinco estrelasadoro mesmo parabes
13/07/2010
Quatro estrelasAdorei sua atividade, muito interessante e prática.Vou aproveitá-la no mês de agosto ,quando irei trabalhar Folclore.Obrigada pela sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalhar com folclore é uma atividade muito rica. Parabéns à autora pela criatividade e por utilizar um livro de tão alta qualidade.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito legal sua aula, estamos desenvolvendo aulas semelhantes. Vou utilizar a sua aula também.