24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor pode começar a aula questionando os alunos se eles sabem qual a origem do papel, como é feito, quais são as matérias primas, etc.
Para contextualizar o tema, sugerimos os vídeos: |
“De onde vem o papel”: Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel. Apresenta os suportes para a escrita anteriores ao papel. Fala sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado
"De onde vem o livro": Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo atual de montagem do livro. Cita o nascimento da imprensa como fato importante na história do livro.
“Design em papel” (http://br.youtube.com/watch?v=3Qn-HvyXt9E)
Após a análise do vídeo, os alunos começarão a pesquisa. A turma será dividida em grupos para a pesquisa dos seguintes temas: - História do papel (desde o surgimento e na atualidade) - Tipos de Papel (especificações técnicas) - Aplicações do papel (materiais impressos, mercado de trabalho, etc) - Artes e artesanato com o papel - A importância da reciclagem |
O professor pode indicar para os alunos, os sites sugeridos nos Recursos Complementares
É importante que o professor direcione a pesquisa, desenvolva questionários com os alunos sobre os pontos importantes de cada tema, para que a pesquisa torne-se uma ferramenta de aprendizado e não apenas navegar na Internet. |
Os alunos terão que desenvolver a autoria de forma colaborativa, para isso deverão criar um blog, sugerimos a ferramenta Spaceblog (http://www.spaceblog.com.br/)
Aula 02: Apresentação dos resultados.
Os alunos apresentarão para a turma o resultado das pesquisas. Todos os grupos deverão apresentar exemplos práticos do tema pesquisado, por exemplo: artesanatos de papel, diversos tipos de materiais impressos utilizando diversos tipos de papel, etc.
Podem ser utilizados banners, pôsters, fotos, vídeos, etc. Caso haja disponibilidade na escola, é importante que os alunos apresentem os trabalhos para a comunidade escolar instigando a importância e conscientização sobre o tema. Para avaliação sugerimos os seguintes critérios na tabela a seguir. |
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades mas não contribuiu para o grupo |
Qualidade | Articulou bem as idéias, soube utilizar as fontes pesquisadas | Dificuldades de articular as idéias, poucas fontes utilizadas | Idéias desarticuladas e poucas fontes de pesquisa. |
Blog | Fez mais que cinco contribuições relevantes no blog | Fez de 3 a 4 contribuições relevantes no blog | Fez 1 contribuição relevante no blog |
Apresentação | Postura na apresentação do tema, boa articulação, domínio do assunto, apresentou exemplos práticos criativos | Em alguns momentos não apresentou postura durante a apresentação, dificuldades na articulação do tema, insegurança sobre o conteúdo, exemplos práticos relevantes | Postura inadequada durante a apresentação, apenas fez a leitura do conteúdo e os exemplos práticos são básicos |
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o livro? | Vídeo |
De onde vem o papel? | Vídeo |
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/01/2011
Cinco estrelasParabéns Juliana Gomes, entrei neste site para me atualizar e buscar idéias sobre algumas aulas. Percebi que tu te organiza bem, e é muito dedicada. Tem várias publicações tuas. Muito obrigado por compartilhá-las. Acabou me dando mais incentivo. Sucesso!
04/10/2010
Quatro estrelasJá tive oportunidade de trabalhar o mesmo tema com meus alunos e acho ótimo verificar outras vias do mesmo assunto. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula está cbem pautada de conteudo e contextos artísticos socio cultural, bem desenvolvidos, possibilitando ato critico e construtivo de seus educandos. Os vidios indicados bem como material complementar é de linguagem acessivel e de facil compreenção, podendo ser ministrado até mesmo pra alunos do Ensino Fundamental.
24/03/2010
Três estrelasOlá professora Juliana, lendo sua aula pensei em sugerir trabalhar com o papel produzido para a arte como Henri Matisse fazia com muito empenho. O artista preparava seu próprio papel para construir suas imagens.Como exemplo vale conferir " O caracol" .http://en.easyart.com/art-prints/Henri-Matisse/The-Snail-15660.html Abraços Beloní
24/03/2010
Três estrelasOi Juliana! Um prazer passar por aqui! Gostaria de comentar a ferramenta "blog", acredito ser especial esta escolha pois além de instigar o aluno por ser uma ferramenta contemporânea instiga a organização das idéias, a possibilidade de se trabalhar sínteses, o que faz com que realmente ele tenha a oportunidade de escolher o que acha mais importante postar, trabalha a autoria, a processualidade e o registro. Bacana!
24/03/2010
Cinco estrelasEstava procurando material para as minhas aulas quando encontrei este site. Achei ótimo! Muitas sugestões, coisas fáceis de serem acessadas. Minha escola é pequena e com poucos recursos. Sua sugestao me ajudou bastante.Vou fazer propaganda com meus colegas. Parabéns e que Deus continue te dando sabedoria para ajudar aos outros.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente