17/12/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos platelmintos;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
3- Explicar as origens e a evolução dos platelmintos numa perspectiva da evolução das espécies.
Noções a respeito da evolução dos seres vivos.
Classificação dos seres vivos.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
Atividade 1: Explorando o documentário
O uso de documentários representa uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.
Com a finalidade de explorar a temáticas das aulas o/a professor/a exibirá o O filme 3 do DVD 2 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título "Primeiros caçadores".
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:
http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495
Figura 1
Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
figura 2- imagens do vídeo. Disponíveis em: http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Sinopse do documentário
Além de exibir imagens maravilhosas do fundo do mar e de ambientes terrestres, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como “platelmintos”, tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução nesse grupo. Mostra com muita clareza e detalhes: planárias, tênias, platelmintos marinhos e parasitas de minhocas.
Atenção:
Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:
Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.
Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não o restringindo ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.
Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.
Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos:
Hábitat dos platelmintos.
Platelmintos parasitas e de vida livre.
Reprodução e locomoção nos platelmintos marinhos.
Reprodução e alimentação nos platelmintos parasitas.
Atividade 2- DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS
Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que contará com as seguintes sugestões orientadas pelo/a professor/a:
Sugestões de itens a serem abordados:
Os ancestrais dos platelmintos atuais já possuíam simetria bilateral. O que isso significa?
O que possibilita aos platelmintos se locomoverem?
Em relação ao sistema nervoso: a) O que os platelmintos têm de diferente dos cnidários em relação ao sistema nervoso que nos permite afirmar que são animais que “deslocam-se pelo mundo com a cabeça abrindo caminho”? b) cite três outros grupos animais que apresentam essa mesma característica. c) Quais são as vantagens de se ter essa característica?
Habitat dos platelmintos
Impacto ambiental provocado pelo platelminto predador de minhocas na Escócia.
Planária: a) hábitat; b) sistema nervoso; c) Esse platelminto enxerga? Explique. d) locomoção; e) como se alimenta?
Reprodução nos platelmintos: a) parasitas. Ex:tênia ; b) marinhos
Adaptação importante evolutivamente, ligada à reprodução, que os platelmintos apresentam.
O que mais chamou a sua atenção no documentário?
ATIVIDADE 3: Isso vai para o nosso mural: Construindo painéis
Materiais necessários:
Cartolina ou papel pardo;
Tesouras e cola
Canetas esferográficas ou hidrocor;
Revistas e/ou livros velhos de Ciências.
Com o intuito de finalização das atividades, o/a professor/a solicitará que os mesmos grupos, constituídos anteriormente, deverão montar um painel. Cada grupo ou equipe deverá reunir textos, ilustrações e outros materiais que acharem pertinentes sobre o grupo estudado durante as aulas. A seguir selecionamos alguns pontos importantes....
A que tipos de ambientes os animas pertencentes ao grupo dos platelmintos estão “naturalmente” adaptados?
Qual é a característica principal desse grupo de vermes?
Que tipos de interações os platelmintos estabelecem com outros seres vivos e qual a importância para o ambiente?
Quais os aspectos mais marcantes no ciclo de vida desses organismos?
Professor/a, os resultados mais importantes da atividade podem ser transformados em um pequeno livreto. Assim, cada aluno terá um registro geral do que foi reunido, debatido, aprendido a respeito da diversidade da vida animal dos platelmintos.
Sites para consulta do/a professor/a e do/a aluno/a
Infoescola: navegando e aprendendo – Platelmintos
http://www.infoescola.com/biologia/platelmintos-platyhelminthes/
Portal São Francisco –
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-platelmintos/filo-platelmintos-1.php
Platelmintos: o mundo animal
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/plateo.htm
Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Televisão, DVD, documentário nº 2, DVD 1, "Vida em Movimento" da Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic.
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo na montagem do painel e construção do relatório;
Para uma avaliação mais específica do conteúdo trabalhado nas aulas poderá ser utilizado como instrumento os relatórios produzidos pelos/as alunos/as
Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
Quatro estrelas 1 classificações
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12/11/2010
Quatro estrelasEstou trabalhando esse conteudo no Ensino Medio e o documentario ajudou a esclarecer duvidas,auxiliou tambem no desenvolvimento da campanha`"Diminuindo vermes". bjos.....Ana maria