23/11/2009
Oswaldo José Bueno AlvesdaSilva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
O aluno deverá conhecer e analisar as variadas ações humanas sobre as paisagens naturais especificamente em cada um de seus elementos, transformando-as em novas paisagens modificadas.
Paisagem natural e paisagem humanizada; Elementos Naturais das paisagens e suas dinâmicas.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a), através da consulta a jornais e revistas, elabore com seus alunos um arquivo de fotos e reportagens sobre as ações humanas nas paisagens naturais. Em seguida, selecione algumas, considerando a interferência em cada um dos elementos da paisagem natural ( relevo, clima, vegetação, solo, hidrografia) para serem analisadas em aula.
∙ Estruture sua aula em 3 momentos consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, identificar e analisar a interferência humana nos elementos que compõem as paisagens naturais, suas conseqüências e propostas de soluções.
Atividade 1: Analisando Paisagens locais
Professor, faça com seus alunos um levantamento de paisagens de sua cidade que sofreram ações humanas, listando-as no quadro negro e comparando-as às fotos e textos do arquivo elaborado inicialmente.
Atividade 2 : Impactos das Ações humanas- problematização
Professor(a), escolha com seus alunos paisagens de sua cidade, e de fotos do arquivo, que sofreram maiores impactos(consequências) das ações humanas, analisando-as. Em seguida, elabore uma listagem dos impactos ocorridos em cada uma das paisagens e registre no quadro negro.
Atividade 3 : Discussão e Analise
Discutir com os alunos sobre as ações e impactos observados nas paisagens e indicar possíveis soluções para os mesmos.
Professor(a), sugiro que esta aula seja trabalhadade formainterdisciplinar e seja indicado aos alunos assistirem ao Vídeo Aquecimento Global 1 – 8.122MB
Nome | Tipo |
---|---|
Aquecimento global - 1 | Vídeo |
Fotos e textos revistas e jornais
Os alunos deverão no final desta aula, divididos em grupos, confeccionarem maquetes retratando paisagens pré existentes e as mesmas paisagens após sofrerem ações humanas. Organize uma exposição com os trabalhos dos alunos em lugar apropriado em sua escola. A avaliação também deverá acontecer durante as discussões e analises dos alunos no decorrer da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/02/2011
Cinco estrelasParabéns, alunos de EJA precisam disso.