24/09/2009
Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco,Ana Maria Ferola da Silva Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a utilização do alfabeto e a sua importância na construção do significado da palavra, através de atividades contextualizadas e construir o conceito de poesia, assimilando: estrutura textual, formato e linguagem específica. Eles/as poderão ainda aprender ou resgatar conceitos matemáticos: quantidade, mais e menos.
É necessário que o/a aluno/a esteja no nível silábico, ou seja, que consiga atribuir valor sonoro às letras. Professor/a faça uma sondagem para saber qual ou quais são as hipóteses dos/as alunos/as sobre a escrita das palavras. Para isso, estimule as crianças a refletirem sobre o sistema de escrita e de leitura, para que possam superar suas hipóteses já construídas e formular outras. Como será proposta uma atividade integrada com matemática é importante que o/a aluno/a já tenha construído a ideia de número e a sua representação.
Professor/a utilize da dinâmica “tempestade de ideias”, para estimular os/as alunos/as a citarem algumas palavras utilizadas nos temas que já estejam sendo explorados com a turma. Depois do diagnóstico você vai utilizar a poesia de Cineas Santos e Gabriel Archanjo: “O menino que descobriu as palavras”. Selecionamos um site em que você vai encontrar esta poesia, ela é apresentada por meio de imagens e som: www.contandohistoria.com/o_menino_que_descobriu_as_palavras.htm, mas poderá também utilizar o livro: “Poesia para crianças” da Editora Ática, Educação e Cia. Depois você vai utilizar o alfabeto, escrito em um cartaz ou na lousa.
1- Professor/a utilize da dinâmica “tempestade de ideias”, para estimular os/as alunos/as a citar em algumas palavras utilizadas nos temas que já estejam sendo explorados com a turma.
2- Depois do diagnóstico você vai utilizar a poesia de Cineas Santos e Gabriel Archanjo: “O menino que descobriu as palavras”. Selecionamos um sítio em que você vai encontrar esta poesia, ela é apresentada por meio de imagens e som: www.contandohistoria.com/o_menino_que_descobriu_as_palavras.htm , mas poderá também utilizar o livro: “Poesia para crianças” da Editora Ática, Educação e Cia. Depois v ocê vai utilizar o alfabeto, escrito em um cartaz ou na lousa.
Realizando o diagnóstico: Professor/a você poderá selecionar o tema de um projeto desenvolvido em sala de aula, ou de alguma data comemorativa que esteja sendo trabalhado ou mesmo, de algum conteúdo explorado, como por exemplo: brinquedos, boneca, bola, carrinho, jogo e casinha. Depois de escolher o tema com as crianças, você poderá utilizar a técnica pedagógica de “ditado com figuras”, veja o modelo a seguir. Esta é apenas uma sugestão, você poderá trabalhar com o grupo de palavras que as crianças já tenham familiaridade. Depois de realizado o diagnóstico, você terá subsídios para apresentar alguns desafios para as crianças.
2ª aula _120 minutos_ 2 aulas geminadas
Contextualizando o alfabeto.
1- Professor/a apresente a poesia para as crianças, mas treine antes, leia com “emoção poética”. Diga às crianças que fiquem bem atentas, pois você vai ler uma poesia.
2- Questione-as sobre o que é poesia. Será que alguém já ouviu alguma poesia? Como é uma poesia? Depois de sondar os conhecimentos prévios que elas têm sobre este gênero textual, leia a poesia sem apresentar a escrita. Deixe-as somente ouví-la.
3- Quando ler as palavras: alegria, folia, tristeza, faça a expressão facial que demonstre estes sentimentos.Tente! Você consegue!
4- Em seguida apresente a poesia por escrito ou utilize a animação que sugerimos no sítio. Atenção! Não vamos utilizar a poesia toda, pois ela é extensa para as crianças, sugerimos que selecione apenas as quatro primeiras estrofes. Se as crianças ainda não estão silábicas alfabéticas utilize a letra de imprensa maiúscula para apresentar a poesia.
O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS
Cineas Santos e Gabriel Archanjo
ERA, UMA VEZ, UM MENINO
QUE, AINDA BEM PEQUENINO,
DESCOBRIU, TODO CONTENTE,
QUE PALAVRA É QUE NEM GENTE:
.
UMAS SÃO FESTAS E ALEGRIA,
COMO PALHAÇO E FOLIA;
OUTRAS SÃO SEMPRE TRISTEZA,
COMO DOENÇA E POBREZA.
PERCEBEU O MENININHO
QUE A PALAVRA CARINHO
ATÉ AS PLANTAS ENTENDEM,
TODOS OS SERES COMPREENDEM,
.
NÃO SE CONTEVE E GRITOU:
"CARINHO É FILHO DO AMOR!"
O MENINO DESCOBRIU,
FICOU FELIZ E SORRIU (...)
Explorando o tema:
• Por que é tão importante aprender a ler e a escrever?
• O que precisamos para ler e escrever?
Explique que existe um conjunto de letras que utilizamos para escrever as palavras. Este conjunto de letras é chamado de ALFABETO. Ele é composto por 26 letras. Vejam: (utilize um cartaz ou projete uma transparência, através de um retroprojetor).
- Entregue para cada criança uma cópia da poesia. Leia novamente a poesia para elas. Solicite que tentem lê-la silenciosamente, em seguida, leia com elas.
- Peça que coloquem o dedinho nas palavras que estão lendo ou fazendo a “pseudo leitura”. Observe se estão fazendo o movimento correto, da esquerda para a direita. Concluída as diferentes modalidades de leitura, proponha-lhes ainda que:
1- Descubram e circulem na poesia as palavras que começam com a letra A (alegria, até e amor). Com esta atividade você vai perceber qual é a hipótese que elas têm sobre palavras e letras, quando elas estão em transição entre o silábico e o silábico alfabético algumas ainda não conseguem identificar o que é uma palavra, por isso é importante que você esteja atento/a e questione-as sobre suas hipóteses, para isso um texto, no caso a poesia, oferece a elas um modelo para que confrontem suas hipóteses e possam superá-las.
2- Descubram e coloram de amarelo a palavra que começa com a letra B (bem), de azul as palavras que começam com C (contente, como, conteve, carinho, compreendem), de rosa as palavras que começam com a letra D (descobriu e doença).
Professor/a aproveite esta atividade e explore também alguns conceitos matemáticos:
1- Quantas palavras que começam com a letra A vocês encontraram na poesia?
2- Quantas palavras que começam com a letra B vocês coloriram na poesia?
3- E com a letra C quantas palavras vocês coloriram de azul na poesia?
4- Com letra D vocês encontraram quantas palavras?
5- Qual letra tem mais palavras na poesia?
6- Qual letra tem menos?
7- Quantas palavras com a letra C tem a mais que as palavras com a letra B?
Registrando no caderno. Faça um quadro para facilitar o registro
PALAVRAS COM A LETRA A
QUANTIDAD E: |
PALAVRAS COM A LETRA B
QUANTIDADE: |
PALAVRAS COM A LETRA C
QUANTIDADE:
|
PALVRAS COM A LETRA D
QUANTIDADE: |
Tarefa para casa
Aproveite que seus/suas alunos/as já conhecem o alfabeto e proponha-lhes esta atividade para casa, mas antes verifique se têm alunos/as na sala de aula cujos nomes começam com estas letras. Faça as adequações necessárias.
ESCREVA NO QUADRO ABAIXO OS NOMES DOS/AS COLEGAS DA SALA DE AULA QUE COMEÇAM COM AS LETRAS QUE ESTÃO NO QUADRO:
A |
B |
C |
D |
E |
F |
G |
H |
I |
J |
L |
M |
N |
O |
P |
Verifique se seus/suas alunos/as, realmente, compreenderam o conceito de LETRA E PALAVRAS e se agora já sabem o que é o ALBABETO. Retome o diagnóstico que você aplicou para sondar as hipóteses que eles/as tinham e observe se houve algum avanço.
Cinco estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/01/2014
Cinco estrelasÓTIMA..MARAVILHOSO..PARABÉNS!!!
21/10/2013
Cinco estrelasMuito bom esse material, parabéns mesmo era exatamente isso que estava precisando, comecei a da aulas para educação infantil faz apenas 6 meses estou amando, porém preciso estar sempre consultado a internete muito bom.
03/05/2012
Cinco estrelasMuito útil. Me auxiliou na reflexão e organização de nova proposta para avaliação diagnóstica.
11/06/2010
Cinco estrelasMuito criativo
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professora Denize. Gostei muito das dicas e sites!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sua aula e principalmente as sugestões de atividades,pois são de idéias assim que precisamos para os pequenos da alfabetização,confesso que ao ler sua aula tive inúmeras idéias para trabalhar a alfabetização na sala do 1º ano. PARABÉNS!!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei essa sugestão, trabalho com alunos de alfabetização-3º ano, e recebi alguns alunos de outras ecolas que estão com muitas dificuldades de identificar o alfabeto, acredito que essa sugestão de atividades poderão contribuir para o desempenho da minha. gostaria de receber novas sugestões. Obrigada, Profª Nelma.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula planejada está excelente e bem explicada e o trabalho com texto poético é uma boa oportunidade para que as crianças avancem brincando com as palavras, é um tipo de texto que trabalha o lúdico através das rimas e que as crianças amam brincar. Estou aproveitando essa aulka planejada e fazendo adaptações à minha sala de aula para que os meus alunos avancem um pouco mais.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, ela nos mostra uma maneira bem mais facil de endender o tão complicado mundo da alfabetização, esta aula me abriu varias ideias para colocar em pratica junto com os meus alunos. Valeu