24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Motivação/introdução
Motores e geradores tem funcionamento similar, estudá-los é interessante para compreender o fenômeno do eletromagnetismo usando situações reais, como a geração de energia elétrica de uma usina hidroelétrica, o funcionamento de motores pequenos como o deu um carrinho de brinquedo elétrico, até motores pesados como de maquina de grande porte.
Na Sala de aula (20 min)
Nesta aula trabalharemos com geradores e motores, o funcionamento de ambos está baseado no fenômeno da indução eletromagnética, ou Lei de Faraday. Ela diz que a corrente elétrica induzida num circuito elétrico fechado, é proporcional a variação do fluxo magnético induzido no circuito. Uma experiência que comprova esse fato é aproximar um imã de uma espira de fio metálico, conectado a um galvanômetro, o instrumento vai acusar a passagem de uma corrente elétrica induzida na espira. Para que a corrente seja induzida, não basta apenas a presença do campo magnético, mas é necessária que esse campo magnético varie, uma forma que conseguir isso é movimentar o imã próximo a espira de fio.
Esse é o principio de funcionamento dos geradores de eletricidade, no caso de uma usina hidrelétrica, um rotor, com material ferromagnético e imãs no seu interior, gira com a força da queda da água, e induz corrente elétrica através da variação do fluxo magnético.
O fluxo magnético é dado pelo produto da intensidade do campo magnético pela unidade de área. Ou seja:
Fm = B . A
Podemos variar o fluxo magnético, variando a intensidade do campo magnético, ou modificando a área atravessada pelo fluxo magnético.
Os motores elétricos são compostos basicamente por duas partes, uma móvel e uma fixa.
&n bsp; Nos motores de corrente contínua, a parte fixa é formada por imas, e a parte móvel por um conjunto de bobinas, quando a corrente elétrica atravessa a bobina, o campo magnético gerado nos fios se opõe ou é atraído, dependendo da posição da bobina, ao campo magnético do imã, movimentando o rotor.
Atividade no laboratório de informática.(30 min)
No laboratório de informática, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no Portal do Professor chamado “Laboratório de eletromagnetismo” podemos visualizar o funcionamento de um gerador e interagir com o seu funcionamento.
Na aba Generator, encontramos um modelo simplificado de um gerador de energia elétrica, nele podemos visualizar uma bobina conectada a uma lâmpada incandescente, uma torneira faz o papel da queda d´agua na usina hidrelétrica, a água movimenta um ima que faz variar o fluxo magnético próximo a área da bobina, induzindo corrente elétrica na bobina. É possível trocar a lâmpada na simulação por um voltímetro. Também podemos modificar a área da bobina, aumentando a quantidade de fluxo magnético induzido.
Formulário de Avaliação
Nome | Tipo |
---|---|
Laboratório de eletromagnetismo | Animação/simulação |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2012
Cinco estrelasÓtima aula! Estamos fazendo uma experiência no curso de Eng. da Comp. onde queremos gerar um campo el.mag. alto para fazer o carrinho andar mas estava muito difícil induzir um corrente na mão. graças a aula, ja descolei um motor que vai fazer o papel da torneira. Graças ao program entendi o que preciso. OBS: sou aluno :) Obrigado
15/10/2011
Cinco estrelasAtividade muito bem organizada. Parabéns.
19/11/2010
Cinco estrelasEstava pesquisando sobre um trabalho de fisica sobre motores e geradores, porque a professora da minha escola infelizmente não sabe o que e dar aula, e qui em 20 minutos lendo, consigui aprender tudo a esse assunto!!! obrigado!
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente aula, bem montada, Dá ao aluno uma visão bem abrangente sobre as aplicações do eletromagnetismo do campo magnetico e da força magnetica nas maquinas eletricas basicas. Acho que o formulario de avaliação deveria ser mais detalhado como o que perguntar ao aluno por exemplo.Gostaria de obter ealguma resposta