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Representações do planeta - Do mapa ao mundo

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Que é possível representar o planeta Terra em um modelo que resguarda sua esfericidade.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o globo terrestre, reconhecendo nele os continentes, os oceanos, alguns países, a linha do Equador e outras informações que ele apresenta.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Professor, é muito difícil para as crianças compreenderem que através de um mapa estamos vendo todo o mundo.


Perguntas frequentes das crianças:

“Onde é a parte de trás do mundo?”

“Por que alguns lugares aparecem duas vezes em um mapa (oceano pacífico)?”

“A Antártida é comprida assim?”

 
Mesmo existindo o recurso visual do globo terrestre, nesta aula as crianças irão construir um modelo de globo individualmente (com a ajuda da reportagem da revista nova escola “todo mundo com seu globo”  - http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/todo-mundo-seu-globo-426735.shtml - acesso em 09/09/2009).

Elas terão contato com materiais diferentes, entrarão em contato com informações pesquisadas em um globo convencional. Durante o processo de construção, elas representarão com material concreto o limite dos continentes, a quantidade de água do planeta, a localização de alguns países e a forma da Terra.

Desenvolvimento


Materiais

Bolas de isopor 100mm
Fita dupla face
Giz de cera, lápis de cor e canetinhas
Tesoura e cola
Mapa mundi em gomos

 
Como fazer


Para confeccionar o modelo, distribua o mapa mundi que servirá de base para construir o globinho. Peça às crianças para colorirem os continentes usando cores diferentes.
Professor, explique para os alunos que o mapa mundi também representa o nosso planeta. Na atividade ele será apresentado em gomos para permitir a montagem em forma esférica.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/todo-mundo-seu-globo-426735.shtml (acesso em 10/09/2009)

Professor, será necessário ampliar esse mapa e testá-lo no globo antes de xerocar para os alunos. Ele deve ser xerocado em papel ofício 2 (tamanho 216 X 330 mm).

 
Informações importantes

• Organize as crianças em grupos, assim uns podem ajudar os outros, pois é frequente o “erro” na hora de colorir o desenho.

• Auxilie-os explicando que os gomos devem ficar bem próximos uns dos outros na hora de colar, ou seja, uma linha tem sempre que encontrar com a outra.

• Após colorir, peça às crianças para colocarem o nome ou um símbolo que as identifique em cada gomo e só depois disso recortar os pedaços. Assim não haverá problema caso os pedaços se misturem com os do colega.

• Coloque um pedaço de fita dupla face no meio de cada gomo e use a linha guia da bola de isopor para representar a linha do equador. Se necessário, peça para as crianças marcarem com canetinha essa linha guia e também a linha do equador, assim elas terão mais segurança na hora de colar.

• É importante também que elas organizem o mapa-mundi em cima da mesa antes de começarem a colar.

• Peça para elas colarem somente o meio do mapa, inicialmente. Só depois de todas as partes estarem coladas pelo centro que elas devem colar as pontas, pois evita de enrugar o papel e em caso de erro é mais fácil tirar a fita dupla face que a cola. Muitas vezes no final do globo é necessário reorganizar algumas partes, pois pode faltar ou sobrar espaço na bola de isopor, dependendo de como as crianças tiverem recortado os gomos.

Retirada de: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/todo-mundo-seu-globo-426735.shtml (acesso em 10/09/2009)

FOTOS: MARINA SILVA ROCHA

Após a construção do globo, converse novamente com as crianças sobre as perguntas iniciais da aula. Com o globo nas mãos, é fácil perceber onde é a “parte de trás” do mundo, por que alguns lugares se repetem no mapa plano, a distorção da Antártida, ou seja, que a Antártida não é comprida, mas sim circular, e que para ir de um lado a outro do mundo existem dois caminhos.
 

Observação: se quiser, construa uma base para o globinho, com uma tampa de vidro de maionese e palito de churrasco. Ao posicionar o globinho na base, lembre-se de inclinar o eixo. A inclinação do eixo da Terra é um dos fatores determinantes para que ocorram as estações do ano.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/todo-mundo-seu-globo-426735.shtml (acesso em 10/09/2009)

Sugestões: use o modelo construído para trabalhar outros assuntos a ele relacionados: formação dos dias e das noites (ver aula “Para onde vai o Sol quando a noite chega?” da Professora Amélia Porto), zonas climáticas, dentre outros.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie se as crianças conseguiram colorir os continentes corretamente, se não invadiram os continentes com água e vice-versa.

Como atividade, peça para as crianças marcarem com letras os gomos do globo, partindo da América do Sul (todos devem fazer igual). Assim, você pode perguntar “qual a menor distância para viajar entre os pontos E e J?”, por exemplo. Dessa forma, as crianças estarão manuseando o globo e se familiarizando com seu formato. Além disso, avalie se as crianças compreenderam as perguntas propostas inicialmente e sabem respondê-las.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Jaqueline, Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Torres , Rio Grande do Sul - disse:
    jaorisa@yahoo.com.br

    11/05/2014

    Cinco estrelas

    Já trabalhei com o sexto ano, mas o que me surpreendeu foi quando apresentei ao 1ª ano do ensino médio. A compreensão do conteúdo de cartografia foi mais fácil de ser assimilada após a confecção do globo.


  • CRISTINA, EMEIF Prof. Delphino Stockler de Lima , São Paulo - disse:
    czanellac@hotmail.com

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Aula super interessante e vem ao encontro dos anseios dos alunos (tocar, fazer, ver e principalmente vivenciar).


Sem classificação.
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