09/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Conhecer passos da dança Hip Hop. Inventar e reinventar passos da dança. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – para frente, para trás, para o lado, em diagonal, giro de cabeça e braço– e em diferentes ritmos: lento, rápido.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula. Faz-se interessante conhecer alguns aspectos históricos, sociais e culturais do Hip Hop, tais como: O que é o Hip Hop? Onde surgiu? Qual o contexto de sua manifestação? Seus atores e autores? Quais signos e significados das músicas, das danças e do grafite? Dentre outras.
Recursos: Imagens, músicas e vídeos do hip hop.
Duração: aproximadamente 50 minutos.
Descrição:
Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos(máximo 5) e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens e vídeos relacionadas a dança do Hip Hop. Peça para que observem e tentem memorizar alguns passos e movimentos da dança, como os giros – de tronco, cabeça e braço – os deslocamentos – para frente, para o lado e para trás. Se na turma houver algum aluno(a) que vivenciou ou vivencia o hip hop, peça para o mesmo circular nos grupo ensinando alguns passos. Posteriormente, peça-os para ensaiar alguns dos movimentos observados nas imagens e nos vídeos, acompanhando alguma música do Hip Hop. Deixe-os reproduzirem e inventar novos passos, percebendo os limites e possibilidades do seu corpo nos movimentos. Incentive-os criarem movimentos em diferentes formações com os componentes. Professor(a), circule nos grupos e incentive-os a observarem os movimentos um dos outros. Enfatize que cada grupo irá apresentar os movimentos ensaiados na atividade que prosseguirá a aula. Abaixo segue algumas referências dos movimentos e das músicas que caracterizam a dança.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=ewOg5n_8-IA
http://www.youtube.com/watch?v=8FX_NFOgQEU
http://www.youtube.com/watch?v=kihnO-7I-yg
http://www.youtube.com/watch?v=4N8V47ICK3c
Músicas de hip hop:
http://www.culturahiphop.uol.com.br/
Atividade 2: As “Sombras” do Hip Hop
Duração: aproximadamente 50 minutos.
Recursos: Sala escura, lençol branco (4m² ou maior), 1(uma) lanterna grande (projetor de luz).
Descrição:
Professor(a), conduza os(as) alunos(as) até uma sala pouco iluminada, de preferência muito escura, onde possa estender o lençol e atrás do mesmo projetar a luz. Entre a lanterna e o lençol deixe um espaço que dê para os alunos dançarem. Antes de do início das apresentações, chame cada grupo para marcar os lugares, observando qual a melhor posição. Lembre-se de que quanto mais próximo do lençol eles ficarem, mais próximo do tamanho real ficará a imagem projetada no mesmo. Em seguida, chame os grupos e inicie a dança.
Obs.: Como possibilidade de ampliação das vivências culturais na escola convide grupos de Hip Hop e Rap e proponha um festival de danças na escola. Os(As) alunos(as) que se apresentaram na(s) aula(s) podem compor grupos para participarem do festival.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Convidar algum grupo de Hip Hop para se apresentar na escola e/ou visitar algum espaço dedicado à temática.
Quanto ao Corpo do Colega: Criar movimentos em duplas e trios. Realizando mímicas. De mãos dadas, corpo a corpo, dentre outras.
Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores.
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando o trabalho de pesquisa e no momento da memorização dos movimentos, faça as seguintes indagações si mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão pesquisando o tema? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles registraram? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança, seus aspectos históricos, sociais e culturais? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem?, dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam?; Como foi dançar o hip hop?; De que forma o corpo experimentou os movimentos? Ao final do conteúdo pode-se organizar uma apresentação na escola e/ou organizar imagens da dança no lençol em um painel de fotografias.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/04/2010
Cinco estrelasotimo
24/03/2010
Cinco estrelasÓTIMA AULA....