03/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Identificar os fatores que fazem dos manguezais biomas tão importantes.
Compreender a necessidade de preservação dos manguezais.
É interessante que o professor já tenha passado aos alunos conceitos como cadeia e teia alimentar.
O mangue é um bioma importante do ponto de vista ecológico, e ocupa o litoral de vários estados brasileiros. Todavia, é um ambiente degradado e explorado indevidamente. O que seus alunos conhecem do ecossistema mangue?
Leve os alunos ao laboratório de informática para que conheçam um pouco mais sobre este rico ambiente. Peça que eles acessem o sítio Alô escola “Manguezal, equilíbrio mar continente” disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/maravista/3/3mar3.htm (acessado dia 03/10/09), e ao final da leitura montem um mapa conceitual do que entenderam do conteúdo que a página traz, enfatizando a importância ecológica deste ambiente.
Se desejar o professor poderá acessar o vídeo sugerido do sítio Metacafe, “Mangrove Ecosystem” que mostra características das espécies vegetais que constituem o manguezal. O vídeo está disponível em: http://www.metacafe.com/watch/1180281/mangrove_ecosystem/ (acessado dia 03/10/09).
O professor poderá lançar questões sobre a observação e pesquisa a partir do vídeo, tais como:
Muitas pessoas se beneficiam dos recursos que o mangue dispõem. Os recursos sugeridos neste momento têm a função de ilustrar e aprofundar o conhecimento sobre este ecossistema e as correlações dele com os seres humanos e o equilíbrio ecológico.
Infelizmente a degradação destes ambientes é também grande. Passe aos alunos a reportagem sugerida do sítio JC Online, disponível em: http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2009/09/30/audiencia-discute-impactos-ambientais-da-via-mangue-201198.php (Acessada dia 04/10/09).
.
.
Prof meio ambiente p06 os rios praias oceanos e mares
.
Agora acesse o vídeo Mangue Vivo, disponível no sítio Youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=CKx0Uw7B3hA (Acessado dia 04/10/09).
Peça aos alunos que desenvolvam uma pesquisa que complementem as informações que já detém sobre o assunto. Questões importantes que devem constar dessa pesquisa são: quais as espécies que habitam esse bioma? Qual a importância ecológica que o bioma tem? Existe uma lista de espécies ameaçadas? Se sim, quais são? Buscar imagens dos seres vivos que habitam os mangues.
ENSINO FUNDAMENTAL – JOGO DA MEMÓRIA
Se o professor estiver trabalhando com o Ensino Fundamental poderá propor uma atividade lúdica, que demonstre a importância do mangue dentro da cadeia alimentar dos mares e oceanos. Para isto, poderá fazer com os alunos um jogo de memória.
Ao final, peça a todos os alunos que redijam um documento no qual deve constar o que lembram das características dos seres vivos que habitam o mangue.
DICA: O professor poderá confeccionar ele mesmo ou com os alunos o jogo e reutilizá-lo com outras turmas. Para isto, é interessante que haja um bom acabamento das peças, como um plástico em cada uma delas.
O professor poderá também utilizar o jogo para desenvolver uma teia alimentar com os alunos.
DICA: A atividade pode ser adaptada para a modalidade EJA, ba stando o professor contextualizar com os vídeos e sítios sugeridos nos recursos adicionais. E também aprofundar os questionamentos acerca de desequilíbrios ambientais e possíveis saídas para o equilíbrio da vida no mangue.
ENSINO MÉDIO
Caso o professor ache que a atividade anterior é pouco adequada para trabalhar com os alunos do ensino médio, sugerimos uma atividade alternativa.
Para iniciar esta atividade o professor poderá passar aos alunos a música do grupo Nação Zumbi, Manguetown. Segue abaixo o sítio que tem um vídeo com a apresentação da música e letra.
Manguetown
Chico Science
Composição: João Higino Filho
Ha ha ha . . .
Tô enfiado na lama
É u m bairro sujo
aonde os urubus têm casas
e eu não tenho asas
Mas estou aqui em minha casa
aonde os urubus têm asas
eu Vou pintando, segurando as paredes
do mangue do meu quintal e Manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge ao cheiro sujo
da lama da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge à vida suja
dos dias da manguetown
Esta noite sairei oh que?
eu Vou beber com meus amigos...
Ha!
E com as asas que os urubus
me deram ao dia
Eu voarei por toda a periferia
e Vou sonhando com a mulher
que talvez eu possa me-encontrar
E ela também vai andar no-que?
na lama-lá do meu quintal é
Manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge ao cheiro sujo
da lama da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge à vida suja
dos dias da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge ao cheiro sujo
da lama da manguetown
Andando por entre os becos
andando em coletivos
ninguém foge à vida suja
dos dias da manguetown
Fui no mangue catá lixo
pegar caranguejo
Conversar com urubu
O sítio Youtube disponibiliza um vídeo com a apresentação do grupo Nação Zumbi e a música Manguetown, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=UslyiGASz7k&hl=pt-BR (acessado dia 05/10/09).
Questionamentos:
Os alunos deverão pesquisar em duplas sobre uma das espécies que vivem no mangue e apresentar para a turma, além da pesquisa uma idéia que proteja os manguezais sem prejudicar a população local. Para fazer esta pesquisa, o professor poderá sugerir locais que tenham material específico e profissionais, por exemplo, o instituto ambiental que zela por sua cidade, a sede do IBAMA, ONGS ambientais. Ali eles poderão conversar com os profissionais envolvidos e consultar materiais já publicados sobre os mangues. Outra idéia a incentivar os alunos é de ao encontrar um projeto de proteção aos manguezais, analisá-lo e ver o que poderia ser feito de diferente, a fim de melhorar. Estas pesquisas poderão ser apresentadas em sala de aula. Incentive que eles utilizem das diversas mídias (áudio, vídeo, mídia impressa, internet) nesta apresentação. O professor poderá selecionar algumas para o fechamento das aulas junto com a comunidade.
As atividades possibilitaram um maior conhecimento do tema pelos alunos? Discuta com eles qual a importância da preservação deste ambiente, o que acarreta para as pessoas que estão estabelecidas nas imediações do mangue, ou que tiram seu sustento deste ecossistema. Que saídas os alunos julgam ser possíveis para equilibrar preservação e desenvolvimento sustentável dos manguezais?
Verifique, através de uma produção escrita, se os estudantes são capazes de
Esta produção escrita poderá fazer parte da avaliação. O professor poderá também abrir um blog e colocar neste as melhores produções dos alunos.
Para fechamento das aulas, peça que os alunos retomem seus mapas conceituais do início e incrementem com os conhecimentos que adquiriram ao longo das atividades. Esta atividade poderá ser um termômetro para o professor, que analisará se os objetivos propostos foram atingidos. Para isto, instrua-os a usar uma cor diferente da inicial e recolha os mapas. Se fizer a atividade no laboratório de informática poderá pedir que os alunos salvem seus mapas em um diretório para depois acessá-los e corrigi-los.
As idéias desenvolvidas pelos alunos do ensino médio poderão tomar corpo e serem apresentadas à comunidade, de modo a conscientizar sobre a importância de preservar e não poluir ambientes delicados e importantes como os mangues. Mas se possível, incentive os alunos a trabalhar com as pesquisas realizadas de maneira criativa, não só com palestras e cartazes. Usar as mídias, fazer paródias de músicas para passar a mensagem de proteção, ou até produções artísticas que retratem o bioma. O professor deverá marcar um dia com a escola e comunidade, para a exposição dos trabalhos. Os alunos artistas deverão apresentar suas obras e neste momento, aproveitar para mostrar o que aprenderam e passar a mensagem de proteção deste importante bioma.
Nome | Tipo |
---|---|
Os rios praias oceanos e mares | Áudio |
SÍTIOS
Portal Eco debate, “Excesso de nutrientes ameaça os manguezais”, disponível em http://www.ecodebate.com.br/2009/05/25/excesso-de-nutrientes-ameaca-os-manguezais/ (acessado dia 03/10/09).
Educação Ambiental em Ação, artigo “Desenvolvimento Sustentável em ecossistemas de manguezais”. Traz informações importantes para aprofundamento do tema. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=132&class=21 (acessado dia 04/10/09).
VIDEO
YOU TUBE, The Last Stand: The Mangrove Trees of Mullet Ponds disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lQEgQhy8QAE (acessado dia 03/10/09)
Globo videos, “Mangue, Pesca e cultura na Ilha das Caieiras” disponíveis em http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM289643-7823-MANGUE+PESCA+E+CULTURA+NA+ILHA+DAS+CAIEIRAS,00.html (acessado dia 03/10/09).
O professor poderá usar das produções desenvolvidas pelos alunos como forma de avaliação. Uma sugestão é usar a ferramenta rubrica para mensurar se os objetivos e critérios foram alcançados pelos alunos, durante suas atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!