19/10/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
As crianças aprenderão a relacionar, aplicar e comparar objetos, utilizando o centímetro presente na régua, como unidade de medida para medir objetos de tamanhos menores, e o metro, para medir tamanhos maiores.
• Seqüência numérica;
• Medidas;
• Relação maior e menor;
• Unidades de medidas.
Atividade - Medir com régua ou com o metro.
1º Momento - Familiarização com o metro (M) e os centímetros (cm)
Essa atividade deverá ser desenvolvida tomando como referência as medidas que envolvam o Metro e os Centímetros. Para iniciar a atividade é preciso fazer alguns questionamentos de forma que instigue as crianças a se envolverem com as atividades , para procurar resolvê-las por meio do uso da régua e da fita métrica.
O professor mostra a fita métrica e uma régua e pergunta: para que serve cada um desses objetos? Sabem utiliza-los? Eles medem o que? Em seguida, anota a fala das crianças. Como no exemplo da fala das crianças abaixo:
• Cr- Serve para medir;
• Cr- ver o tamanho das coisas;
• Cr – O tamanho do quadro;
• Cr- O tamanho da cadeira, da mesa; do jogo;
• Cr- a régua não serve para medir o quadro porque ela é pequena.
Observação:. Em todas as falas das crianças foi contemplada a questão que serve para medir coisas. As crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, já acreditam que os centímetros servem para medir coisas pequenas e os metros para medir objetos maiores.
2º Momento- Procurando objetos para estabelecer relações de medidas e diferenciar os centímetros. Como no exemplo que a professora solicita as duas crianças do grupo, que escolham dois objetos para que efetivem as suas medidas.
Figura 1- crianças se medindo para saber quem é maior.
Figura 2- Criança procurando em qual sentido deve medir o tamanho desse objeto.
Figura 3- Deve medir o tamanho desse objeto em qual sentido?
As crianças apresentaram dúvidas em relação ao sentido que deveriam medir para obter a medida do tamanho dos objetos. Nesse momento, como pode ser observado acima, as crianças se depararamcom um problema. Como devo medir? Medir pela altura, pela largura, pelo comprimento?
Lançamos outras questões para que compreendessem esses conceitos: o que seria comprimento, largura e altura? Assim, tomamos como exemplo a nossa sala de aula. Primeiro, pedimos que observassem o formato da nossa sala de aula. Perguntamos: qual é a largura? qual é o comprimento? o qual é a altura? De fato o professor deve ter clareza, no momento da orientação, se as crianças não compreendem essas dimensões, tendem medir de qualquer jeito. Dessa forma, deverá anunciar a atividade e construir a orientação da sua realização com as crianças.
3º Momento- Construção da fita métrica
A construção de uma fita métrica é fundamental para aprender a comparar grandezas e saber utilizá-las em seu cotidiano. A primeira coisa que as crianças relacionam com a medida é comparando seu tamanho com as das outras crianças e os objetos, tomando seu próprio corpo como instrumento para realizar medidas diversas.
É possível perceber que elas demonstram clareza para comp reender e realizar m edidas com o metro e c om a régua (centímetros), bem como, ter clareza do que poderá ser medido.
Figura 4- Foto das crianças se medindo, fazendo marcas na parede.
Foto 5- Foto das crianças contando os centímetros
• Verificar se perceberam a função e uso das medidas em diversas situações;
• Como perceberam e compararam as grandezas usadas em seu cotidiano.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!