05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Aprimorar e desenvolver a capacidade de produzir textos a partir de um tema pré-estabelecido.
Conhecimento das histórias em quadrinhos.
Recursos da aula: Computador
Atividade 1 – Conhecendo os “Super Amigos”
Professor distribua imagens dos personagens do desenho Super Amigos e inicie a aula a partir das discussões: Vocês conhecem esses personagens? De onde? O que eles fazem? O que vocês acharam das roupas deles?
Coloque o desenhe para que os alunos reconheçam os “Super Amigos”. Apresente-os, caso o grupo ou parte dele não os conheçam.
Personagens da esquerda para direita: Aquaman, Robin, Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Super-Gêmeos os adolescentes alienígenas Zan e Jayna e seu macaco Gleek
Imagem retirada do link: http://4.bp.blogspot.com/_nMStbVkWTIA/R0Orh-p3YxI/AAAAAAAAAcA/quOqJpyiZOM/s320/super-friends.jpg
Desenho “Batalha dos Deuses”:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=DI179RXnbZM&feature=related
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=2w58SKf14qc&NR=1
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=aoKbnZfgyU8&feature=related
Atividade 2- Conversando sobre o desenho
Converse sobre os personagens: Quais são os super heróis deste desenho? Quais são os seus poderes? Por que eles são chamados de Super Amigos? Quais eram as tarefas de Zeus?De quem era a tarefa de navegar até a ilha e recuperar o velocino de ouro? E encontrar Medusa e retirar seu colar? E a tarefa de decifrar o Enigma da Esfinge? E a de achar o caminho através labirinto de cavernas e capturar o Minotauro? O que os super gêmeos se transformaram para ajudar os Super Amigos? Os Super Amigos conseguiram cumprir as tarefas de Zeus? Quem eram os inimigos dos Super Amigos? Os Super Heróis venceram os inimigos? Como?
Professor, divida a sala em pequenos grupos e peça para que eles façam uma história em quadrinhos com os personagens do desenho, explique que primeiro eles farão um rascunho e depois passarão para folha definitiva. Terminada a escrita, peça aos grupos que troquem as folhas para que os colegas leiam e digam se entenderam a historia.
Atividade 3- Escrevendo a história em quadrinhos
Caro professor, distribua aos alunos imagens dos personagens e balõezinhos para o texto explicativo e uma folha A3 com quadrinhos, veja modelo abaixo.
Passos que os alunos deverão seguir para realização desta atividade:
1. Desenhar o cenário nos quadrinhos.
2. Colar os personagens nos quadrinhos.
3. Escrever a fala dos personagens.
4. Escolha em grupo do título da história.
Professor, a escolha do título deverá ser criada após a escrita da história, pois a história pronta expressará melhor o conteúdo.
Imagens dos personagens do desenho
Bal õezinhos para o texto explicativo
Modelo da folha para a escrita da história em quadrinhos
O professor deverá verificar se os alunos utilizaram os recursos de linguagem próprios das histórias em quadrinhos e se houve coerência entre texto e imagem.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2015
Cinco estrelassuper amigos
26/02/2013
Cinco estrelasUhuul ameei uma daaas melhores q ja tivee mi ajudou mto ao estudar agr eu so esperar pelo menos uma nota 9.5 rsrsrsrsrsrsrs...
27/03/2012
Cinco estrelasa melho aula que eu já viiiiii tirei 10,0 na minha atividade obrigado professo.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk