23/11/2009
Maria Cristina Tavela Weitzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Esta sequência didática tem o objetivo de introduzir os alunos em um novo gênero: a charge. A partir de vários momentos de leitura dirigida, espera-se que os alunos adquiram estratégias de leitura próprias do gênero que facilitem sua compreensão das charges e despertem a curiosidade sobre essa forma de expressão artística.
Primeira etapa:
Professor, converse com os alunos sobre charge, pergunte-lhes se sabem o que são e se já leram charges. Em seguida, apresente a charge abaixo aos alunos.
Texto I
Fonte: http://www2.uol.com.br/angeli/
Professor: solicite aos alunos que observem a charge. Primeiramente, chame a atenção para os traços, o formato, as personagens. Peça que os alunos relatem suas impressões iniciais sobre a charge apresentada. Após os comentários dos alunos, faça oralmente as seguintes perguntas a fim de verificar a compreensão de leitura da charge proposta:
Professor: aproveite para explicar que uma das características da charge é satirizar através da caricatura. Então, esclareça o significado de caricatura. A caricatura é um desenho de um personagem da vida real, como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caric atura pode ainda capta r aspectos da personalidade d e uma pessoa através do jogo com as formas. Fonte : www.pt.wikipedia.org |
4.Qual o assunto da charge?
Professor: explique aos alunos que uma característica também marcante da charge é a ironia. Então, dê uma breve definição de ironia: Ironia s.f. Tropo que consiste em dizer o contrário do que as palavras significam. / Zombaria, sarcasmo. Fonte: http: //www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Ironia |
Pergunte-lhes se é possível observar ironia na charge em análise. Faça com que os alunos percebam a ironia presente , assim como o humor provocado pelo texto.
Em seguida, solicite aos alunos que observem outra charge.
Texto II
Fonte: http://www2.uol.com.br/angeli/
Professor: chame a atenção para a imagem da escola representada na charge: cor e tamanho, a placa e seu contexto mais frequente, a vizinhança.
Discuta com os alunos, o possível motivo pelo qual a escola está fechando, quais são os estabelecimentos comer ciais que estão tomando o espaço da escola e pelo que parece tendo maior acei tação.
Explique aos alunos que a charge sempre tem o objetivo de fazer uma critica político-social e o chargista expressa seu ponto de vista sobre a sociedade através das ilustrações.
Após a análise das charges apresentadas, solicite aos alunos o preenchimento do quadro comparativo abaixo:
TEXTO I |
TEXTO II |
|
Título: |
||
Autor: |
||
Assunto: |
||
Crítica: |
Segunda etapa:
Professor: divida os alunos e distribua para cada grupo uma das charges abaixo para ser analisada e discutida. Proponha a cada grupo a escrita coletiva de um parágrafo com as seguintes informações:
▪ descrição da charge; (1)
▪ quem é o autor; (2)
▪ onde foi publicada; (3)
▪ qual é o assunto da charge; (4)
▪ quais são os personagens da charge;(5)
▪ qual é a critica apresentada. (6)
▪ em que está baseada a ironia;(7)
Texto III
Fonte: http://charges.uol.com.br/bobagens_ver.php?bobagem_pk=1666
TextoIV
Fonte:
http://www.dihitt.com.br/noticia/charges-sobre-a-gripe-suinaTexto V
Fonte
www.oglobo.com.brTexto VI
Professor: após a análise da charge e a construção do texto coletivo pelos grupos, solicite aos alunos que apresentem o texto produzido a toda a classe.
O professor deverá aproveitar este momento de exposição oral para acrescentar alguma informação que não foi claramente explicitada pelos alunos. |
Terceira etapa:
Professor: apresente uma charge animada aos alunos para mostrar as mudanças pelas quais o gênero vem passando com o advento da tecnologia. Em seguida, discuta com os alunos sobre as críticas apresentadas na charge, considerando: a autalidade do tema, a presença de humor e ironia, os recursos visuais.
http://www.youtube.com/watch?v=BaA382aip8o&feature=related
Após a exibição da charge, faça uma breve discussão oral sobre as seguintes questões:
1) Quem são os personagens da charge? A que programa eles pertencem?
2) A banda intitulada “Chaves Brown Jr.” faz referência a que banda brasileira?
3) Qual o sentido da expressão “a gente é quente”?
4) Por que "não é difícil explicar” que a “ moçada” se revolta com a ameaça de não exibição do programa do Chaves.
Professor, solicite aos alunos que folheiem jornais e revistas à procura de charges. Em seguida, eles deverão escolher uma das charges para apresentá-la oralmente à turma. O roteiro de fala deve ser o mesmo usado na etapa 2.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2012
Cinco estrelasExcelente sugestão de atividade podendo ser aplicada em qualquer tempo, bastando substituir as charges por outras atualizadas. Gostei muito!
24/05/2011
Cinco estrelasMuito bom!! Está me ajudando muito na improvisada do meu estudo. Obrigada. ;)
05/06/2010
Cinco estrelasExcelente!