24/12/2009
Jucirene Nobre de Abrantes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
•Reconhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. • Interagir no blog indicado para esta aula, comentando a afirmação proposta e assistindo ao vídeo Educação e Diversidade Cultural.
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação à formação do povo brasileiro através da afirmação: O Brasil é um país de vários povos. Você concorda com essa afirmação? Deixe seu comentário no blog.
ATIVIDADE 1
No dia anterior a aula, solicitar aos alunos uma fotografia.
Na sala de aula, em grupos, os alunos devem montar um mosaico com as fotografias. Em seguida, discutir sobre a formação do povo brasileiro, observando as características pessoais de cada um e através do questionamento: Por que será que somos tão diferentes? (cor da pele, tipos de cabelo, lábios, nariz etc ).
Depois realizar a leitura do texto Diversidade Cultural, retirado do seguinte endereço: http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm.
ATIVIDADE 2
Na sala de vídeo, assistir ao vídeo Educação e diversidade cultural (http://www.youtube.com/watch?v=gD6ydwwNk2c) a fim de relacioná-lo com a formação do povo brasileiro.
Retomar a discussão com os alunos e orientar a atividade seguinte.
ATIVIDADE 3
No laboratório de informática, acessar o blog: http://com-vida-convida.blogspot.com, ler a postagem “ O Brasil é um pais de vários povos. Você concorda com essa afirmação? Deixe seu comentário no blog”, comentar e ler os comentários dos colegas.
Avisar aos alunos que eles podem postar comentários quantas vezes quiseram, dentro do tempo de 25 min.
Lembrá-los que devem primar por uma ortografia correta das palavras, sempre revisando sua escrita antes de postar o comentário.
Eles devem postar como anônimo e por isso, é necessário dizer-lhes para digitar seus nomes ao final do comentário.
ATIVIDADE 4
Em equipe, acessar o programa de pintura (KolourPaint, Paint ou outro) para ilustrar sua idéia sobre o tema “Diversidade Cultural”.
Os desenhos dos alunos serão postados pela professora no blog http://com-vida-convida.blogspot.com, onde estarão acessíveis aos internautas.
A avaliação acontecerá durante o processo, observando-se o alcance dos objetivos propostos, o envolvimento dos alunos, bem como os recursos e as estratégias utilizados e o tempo estimado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2011
Cinco estrelasÓtima aula para trabalhar a diversidade!