18/10/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Conhecer um pouco da trajetória do futebol
· A chegada do futebol no Brasil – como ocorreu.
· O desdobramento do futebol em três jogos: Rugby, Futebol Americano e Futebol Association
· Vivenciar jogos que antecederam a prática do atual futebol;
· Explorar as curiosidades que norteiam o futebol
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
1º Momento – Iniciar a aula com a explanação de algumas questões marcantes sobre a história do futebol.
· Essa dinâmica pode ser feita a partir de um vídeo, de um texto previamente preparado pelo professor ou através de um debate entre o professor e alunos. (em recursos complementares você encontra o material necessário para a elaboração de um texto de acordo com as necessidades do professor e nível da turma).
Nessa aula, os alunos assistiram a um vídeo e anotaram os pontos que julgaram mais importantes sobre o mesmo.
VÍDEO: “As origens do planeta bola – História do futebol – vol. 1 – coleção Placar (editora Abril) – 30min.
A partir dos pontos anotados, algumas questões foram ressaltadas e complementadas na discussão, como:
Após o debate, conduzir para vivência com a seguinte pergunta: Será que conseguimos recriar alguns desses jogos que originaram o futebol em nossas aulas?
Atividade 01: Cuju (Ásia)
Os primeiros indícios de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han e possui algumas variações:
1. Malabarismos com a bola (mais antigo dos tipos)
· Com uma bola de futebol leve fazer um círculo com os alunos e pedir que eles controlem a bola no ar o maior tempo possível sem usar as mãos. · O aluno que deixar a bola cair vai saindo do círculo.
· Vence quem permanecer mais tempo com a bola no ar ou fizer malabarismos mais difíceis e/ou mais criativos.
2. Jogo com uma trave:
· Dividir a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras marcar um gol no meio do campo (entre os dois times). · Cada time tem o objetivo de fazer a bola passar pelo gol em um sentido previamente determinado e evitar o outro sentido.
· O time que fizer a bola passar mais vezes pelo lado a ele determinado vence o jogo.
3. Jogo dos seis gols:
· Dividir a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras marcar seis gols, um em cada canto do campo e dois na lateral do campo que a turma desejar.
· Cada time tem o objetivo de fazer o maior número de gols utilizando qualquer gol.
· Marca o gol quem tocar por último na bola
· A cada gol a bola sairá no meio do campo com a equipe que “sofreu” o gol.
Obs. Em todos os jogos anteriores não há goleiros e por isso é proibido tocar com a mão na bola.
Atividade 02: Le Sole (França)
Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de região a região. Seu nome também, onde era chamado de choule na Picardia. Ficou conhecido como jogos das multidões
. As traves ficavam a 4800 metros uma da outra e o jogo podia durar o dia inteiro. O objetivo é levar a bola até a trave adversária usando qualquer parte do corpo.
Deixar que os alunos decidam se há necessidade de regras complementares para esse jogo.
2º Momento - O jogo das curiosidades
Após a vivência dos jogos, reunir a turma em local apropriado e oferecer recursos para que os alunos descubram as curiosidades que norteiam o mundo do futebol.
Nessa aula, foi elaborado um jogo de perguntas e respostas dentro da plataforma Powerpoint para ser vivenciado pelos alunos na sala de informática.
O jogo continha perguntas sobre regras, curiosidades e copa do mundo (tema importante para a época – ano de copa do mundo – 2010).
Os alunos disputavam, em duplas ou trios, quem conseguia acertar o maior número de perguntas possíveis. Cada alternativa de cada pergunta levava o aluno a uma tela que indicava se a mesma estava correta ou incorreta, aumentando a emoção do jogo. O aluno que acertava permanecia respondendo, se errava dava a oportunidade do colega pontuar na mesma pergunta e seguir respondendo.
Obs. O jogo está retratado em um slide dentro de recursos complementares.
Opção: Caso o professor não possua em sua escola o recurso de um LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, pode fazer o mesmo jogo dividindo a turma em dois ou mais times e utilizando os seguintes recursos:
O professor faz a pergunta para os grupos e cita quatro possíveis respostas. O grupo se reúne, decide qual resposta é a verdadeira e envia um representante, com a letra da resposta correta a frente.
Ao sinal do professor todos os grupos revelam a letra escolhida.
O grupo que acertar a letra com a resposta certa marca ponto.
Vence o grupo que marcar mais pontos.
http://www.lazer.eefd.ufrj.br/espsoc/html/es103.html
Senso de jogo Arlei Sander DAMO (Universidade de Santa Cruz do Sul)
http://www.suapesquisa.com/futebol/
(História do Futebol – fonte de pesquisa)
http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html
(História do Futebol – fonte de pesquisa)
http://www.slideshare.net/Wilfag/copas
(Slide do jogo de perguntas e respostas)
Além das reflexões presentes durante a aula pedir para que os alunos façam um texto com o título: O futebol – Séculos de historia. Esse texto terá como base as anotações dos pontos principais do vídeo assistido, as discussões realizadas durante todo o processo e a vivência nas atividades práticas e no jogo das curiosidades.
A partir da análise do texto, o professor poderá avaliar se os alunos assimilaram a ordem cronológica em que o futebol se desenvolveu, bem como sua chegada ao Brasil, seus desdobramentos e curiosidades.
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25/05/2015
Quatro estrelasÈ um aula que tem uma proposta diferente da tradicional que leva o aluno a pesquisar pensar sobre o assunto.