01/01/2012
Coleção de conteúdos sobre Indução eletromagnética, Geração e Consumo de Energia, Dispositivos Elétricos, Radiações Eletromagnéticas, Voltagem e Corrente Elétrica. O Projeto “A Física e o Cotidiano” foi desenvolvido a partir do edital 001/2007, do MEC/MCT, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Fenômenos elétricos e magnéticos
[Eletromagnetismo, Dispositivos Elétricos, Radiações Eletromagnéticas, Geração e Consumo de Energia, Indução eletromagnética]
Tipo | Recurso | Objetivo |
---|---|---|
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Laboratório virtual :O Forno de Micro-Ondas
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Oscilações, ondas, óptica e radiação 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 336 acessos |
Mostrar como as micro-ondas interagem com a matéria |
![]() 122.7 MB |
A física e o cotidiano: Eletricidade
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 17/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 457 acessos |
Compreender os principais aspectos que envolvem os estudos sobre Eletricidade |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Espectro Eletromagnético
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Oscilações, ondas, óptica e radiação 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 372 acessos |
Detalhar as ondas eletromagnéticas, de tal forma que o aluno tenha informações sobre a geração, propriedades e aplicações de cada uma delas |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Eletroímã
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 242 acessos |
Confeccionar um dispositivo que possui características de um ímã; Diferenciar paramagnetismo, ferromagnetismo e diamagnetismo |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Circuitos Elétricos
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 382 acessos |
Saber o que é um circuito elétrico, conhecer os tipos de circuitos elétricos e alguns dos seus elementos básicos (componentes elétricos), compreendendo a sua presença no cotidiano |
![]() 9.7 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Usina Hidrelétrica
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 398 acessos |
Apresentar as partes básicas componentes de uma Usina Hidrelétrica, assim como seu funcionamento e método para obtenção de energia elétrica. Trabalhar com o conceito de energia e suas diversas formas presentes na natureza, assim como os processos que envolvem a transformação de uma forma em outra, naturalmente ou comandada pelo ser humano. Conduzir os alunos a uma reflexão a respeito dos impactos sócio-ambientais produzidos no processo da geração de energia elétrica |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Gaiola de Faraday
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 267 acessos |
Compreender como funciona a Gaiola de Faraday; Entender como este objeto exerce um isolamento para ondas eletromagnéticas |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - Motores Elétricos
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 216 acessos |
Compreender os conceitos físicos que governam o funcionamento do motor elétrico |
![]() 9.7 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Eletroscópio
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Calor, ambiente e usos de energia 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 200 acessos |
Entender como se constrói um eletroscópio e para quê ele serve; Compreender como identificar um corpo eletrizado |
![]() 2.3 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Bobina
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 172 acessos |
Visualizar o fenômeno da indução magnética: Objetivos do experimento Virtual; Mostrar como funciona um motor elétrico simples |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Criando uma Bússola
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 192 acessos |
Construir uma bússola e observar a sua interação com o campo magnético terrestre; Compreender o princípio de funcionamento de uma bússola; Diferenciar os pólos magnéticos dos geográficos da Terra |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Transformadores
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 168 acessos |
Simular o transformador de tensão — seus elementos, princípio de funcionamento e utilidade |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Condutores e isolantes
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 174 acessos |
Possibilitar que o aluno identifique materiais condutores e isolantes; Mostrar aos alunos que existem materiais que dificultam a passagem da corrente elétrica; Trabalhar o conceito de potencial elétrico através da realização do experimento |
![]() 9.3 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Associação de pilhas
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 203 acessos |
Mostrar como é possível fazer associações com pilhas. Entender a diferença entre uma associação em série de uma associação em paralelo. Ver as aplicações de uma associação de pilhas |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - Ondas Eletromagnéticas
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Oscilações, ondas, óptica e radiação 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 327 acessos |
Apresentar e despertar no aluno a percepção da imaterialidade das ondas eletromagnéticas, da sua onipresença e do perigo que algumas delas oferecem a vida dos alunos |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - O Passarinho no Cabo de Energia
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 254 acessos |
Apreender o conceito de potencial elétrico, entender a sua relação com a corrente elétrica e compreender o que é e como ocorre um choque elétrico |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - Indução Eletromagnética
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 242 acessos |
Conhecer o conceito e algumas aplicações práticas da indução eletromagnética |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - Geração de Energia Elétrica
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 11/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 496 acessos |
Mostrar as principais formas de geração de energia elétrica, suas vantagens e desvantagens; Fornecer subsídios para uma reflexão crítica acerca da viabilidade ambiental, social e econômica de implantação e uso de determinadas formas de geração de eletricidade |
![]() 9.7 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Telégrafo e campainha
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 156 acessos |
Esquematizar e montar um circuito elétrico simples; Reconhecer o efeito magnético das correntes (eletroímã); Conhecer a base do telégrafo. Objetivos do Experimento Virtual: Entender o princípio físico responsável pelo funcionamento da campainha e do telégrafo |
Sem estrelas 0 classificações - 1593 acessos
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!