Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 44 - Combate às Drogas
22/09/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Curso a distância auxilia professores na prevenção às drogas

Em Rondônia, judô ajuda a manter estudantes longe das drogas.

Em Rondônia, judô ajuda a manter estudantes longe das drogas.

Autor: Arquivo da escola


Professores da Escola Municipal Padre Chiquinho, em Porto Velho, Rondônia, estão entre os inscritos para a quarta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas. Promovido pelo Ministério da Educação, Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o curso oferece 25 mil vagas a professores de todo o país. As aulas, a distância, serão ministradas pela Universidade de Brasília (UnB).

“Cursos na área de combate às drogas e estudos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são sempre bem vindos. Procuro fazer esses cursos para poder trabalhar melhor com essas questões na escola”, diz a diretora da Padre Chiquinho, Domingas Luciene Feitosa Sousa. Segundo ela, outros professores da escola já participaram de edições anteriores do curso de prevenção ao uso de drogas, que tem quatro meses de duração.

Formada em pedagogia e em teologia, com pós-graduação em gestão escolar e mestrado em geografia, Domingas explica que faz os cursos pensando nos alunos e na forma de contribuir para que eles tenham outras possibilidades na vida. Alguns estudantes da Padre Chiquinho são filhos de presidiários; outros cumprem medidas sócioeducativas ocasionadas, principalmente, por brigas na escola, roubo, venda de drogas, e porte de arma. “Muitas vezes, uma palavra, um apoio, um incentivo são elementos importantes para se mudar os rumos de uma vida, principalmente quando se trata de crianças”, acredita a diretora, que trabalha nessa instituição desde 1999 e, desde 2003, faz parte da equipe gestora.

Ela lembra a história de um aluno, cujo pai cumpre pena por tráfico de drogas e salienta que, infelizmente, quando a criança vai visitar o pai, além de aprender algumas palavras usadas pelos detentos, aprende também lições que não são apropriadas a uma criança. “Enquanto escola fazemos tudo o que é possível, mas precisamos também do apoio da família. Como a nossa luta é grande!”

Um dos programa desenvolvidos pela Padre Chiquinho é o Mais Educação. Realizado às terças-feiras, oferece diferentes atividades, tais como aulas de judô e de xadrez, abertas à participação de todos os alunos. De acordo com Domingas, o instrutor do judô é Hermes Ripardo, que trabalha muito a questão de como abandonar o mundo das drogas. “O trabalho dele é muito bonito”, destaca.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.