Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 44 - Combate às Drogas
22/09/2010
 
ou

Professora da Paraíba cria blogspot com seus alunos

Joanna Raphaela é professora em Fagundes (PB).

Joanna Raphaela é professora em Fagundes (PB).

Autor:Arquivo pessoal


“Amo o que faço,” diz a professora Joanna Raphaela Melo Ferreira, do município de Fagundes, na Paraíba, que dá aulas de ciências, português e inglês. Formada em pedagogia e em letras, ela leciona em três instituições: as escolas municipais Nila Ferreira e Sebastião Taveira de Melo, e a escola Frei Alberto, da rede estadual.

Em setembro de 2009, ela criou um blog com seus alunos da disciplina de inglês, do 9º ano da Nila Ferreira, a fim de introduzir o uso da internet de uma maneira educativa e positiva. A turma, que está agora no 1º ano do ensino médio, não estuda mais nessa escola. Mesmo assim, explica Joanna Raphaela, como possuem a senha do blog e têm livre acesso, alguns ainda o visitam.

A professora mantém contato com seus ex-alunos, sempre que possível, pedindo a eles que utilizem o blog. “Não importa se não são mais alunos do 9º ano. Podem utilizá-lo como ponto de encontro para dúvidas nas disciplinas atuais, enquetes, concursos educacionais, postagens de livros lidos por eles e até mesmo para breves bate-papos”, acredita.

Seus planos para 2010 incluem a realização de uma feira de ciências, com apresentações reais dos sistemas do corpo humano, com os alunos da disciplina de ciências, do 5º ano do ensino fundamental.

Veja, abaixo, o projeto de criação do blog.

Oficina de Língua Estrangeira

Tema: Introdução da língua estrangeira no uso dinâmico da internet

Conteúdos: Diversidade

Série (s)/Anos (s): 9º ano

Disciplinas envolvidas: Inglês

Tempo estimado: duas semanas

Introdução da Língua Estrangeira no uso dinâmico da Internet

Introdução:

Através da internet podemos desenvolver atividades utilizando pesquisas virtuais, onde os alunos desenvolverão atividades e buscarão o conhecimento intelectual à partir do uso positivo da internet. Observando, assim, que este tipo de mídia pode ser usado para objetivos educacionais, ao contrário do uso habitual.

Objetivo Geral:

O objetivo geral dessa proposta de ação pedagógica é a busca da interação entre professor e alunos, os motivando a compreender a facilidade da língua estrangeira através da internet,onde possibilita uma maior liberdade de expor suas dúvidas e sugestões entre eles e entre o professor.

Objetivo Específico:

Introduzir o uso da internet como forma pedagógica e de maneira educativa e positiva para uma melhor aceitação e uma maior produção da atividade.

Material necessário à primeira produção:

Uma caixa de papelão para o modelo do computador

Papel para a produção do modelo dos slides

Cola

Plástico transparente

Canetas e cola colorida para auxiliar na criatividade

Pesquisas selecionadas

Desenvolvimento:

Dividir a sala em grupos e determinar que façam uma pesquisa sobre os hobbies da turma: músicas que marcaram momentos da turma, receitas de comidas favoritas, fotos dos melhores momentos da turma, uma mensagem aos colegas, homenagem a pessoas importantes, indicação de livros, enfim, tudo que se passou ou se passa com a turma durante o ano letivo. Cada tema é dividido por títulos e subtítulos em inglês;

Organizar a pesquisa nas folhas de papel ofício, colando-as em sequência na vertical. Após terminada a colagem, prendê-las em bastões de madeira de modo a fazer o modelo de um pergaminho;

Usar a caixa de papelão, cortando uma de suas laterais maiores para dar a impressão de uma TV. O plástico transparente será usado para servir de tela, sendo colado internamente no espaço aberto;

Abrir quatro orifícios em ambos os lados da caixa - dois na parte superior e dois na parte inferior - para a introdução dos bastões, que terão que atravessar a caixa;

Terminado, temos um pequeno modelo artesanal de computador, com uma criação também artesanal de um blog, com escritas em inglês.

Apresentação para a sala.

Material necessário para a segunda produção:

Um computador com acesso à internet.

Desenvolvimento:

Um aluno representante da sala irá transferir todas as informações da criação artesanal, sendo auxiliado pela professora assim criando um verdadeiro blog da turma.

Resultado esperado:

Satisfazer a aprendizagem coletiva dos alunos, de maneira produtiva, mostrando a importância primordial da internet e a facilidade que terão em se comunicar o professor fora da sala de aula e em discussões com seus colegas.

Avaliação:

Será realizada de maneira contínua, com a participação de todos os alunos da sala.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.