Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 93 - Dança na Escola
17/10/2013
 
ou

Dança na Escola – Uma Proposta Pedagógica

Érica Beatriz Lemes Pimentel Verderi – Editora Phorte – Brasil

"O livro possibilita conhecer o universo da dança, seu histórico, seus aspectos pedagógicos e suas potencialidades de comunicação, expressão, lazer, cultura e educação, demonstrando aos professores a riqueza da dança como conteúdo para alcançar os objetivos da educação física no ensino fundamental, além de apresentar metodologia para o desenvolvimento de movimentos conscientes e para a estimulação das crianças em transformar ou criar e recriar suas próprias atividades."


Dançando na Escola

Isabel A Marques – Editora Cortez – Brasil – 2010 – 5ª edição

“O reconhecimento da arte como área de conhecimento a ser trabalhada nas escolas foi legalmente introduzido pela LDB 9394/96, em 1997 esse processo foi coroado em âmbito nacional com a inclusão da dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mas, basta ter dança nas escolas? Um repertório bem ensaiado de alguma dança popular, festivais com danças da mídia, ou ainda uma coreografia para festa de fim-de-ano, cumprem o papel artístico e educativo da dança na escola? Ou a dança na escola tem como compromisso social ampliar a visão e as vivências corporais do aluno em sociedade a ponto de torná-lo um sujeito criador-pensante de posse de uma linguagem artística transformadora? “


Dança Educação

Dionísia Nanni – Editora Sprint – Brasil – 2001

"Volume II – História da dança na educação física. Prática do movimento aplicada à dança na pré-escola. A dança no 1º e 2º graus, divisão por frases populares, nacionais, regionais. Orientações e metodologia de ensino da dança folclórica."


Dançar a Vida

Roger Garaudy – Editora Nova Fronteira – Brasil – 1980 – 6ª edição

"A dança como símbolo do ato de viver, como parte integrante das respostas às questões fundamentais do homem contemporâneo. O autor escreve sobre personalidades da dança moderna (entre eles Isadora Duncan, Martha Graham, Maurice Béjart), que exploram a dança não apenas como uma 'arte', mas sobretudo como uma 'arte de viver', um modo de exprimir intensamente as relações do homem com a natureza e a sociedade."


Escola em Dança

Lisete Arnizaut Machado de Vargas – Editora Mediação – Brasil – 2007 – 1ª edição

“Diz a autora deste Caderno, abordando um tema ainda inédito na Coleção Educação e Arte, que nem sempre a escola dá muita importância à expressão por meio do movimento na formação de meninos e meninas. No entanto, a dança é capaz de ser mediadora no processo de construção de um ser humano mais sensível, crítico, criativo e autônomo. Como a arte do movimento, da expressão e da comunicação, é importante alternativa para o trabalho pedagógico fora de alguns padrões da educação formal e não deveria ficar ausente do projeto pedagógico das escolas do país.”


Dançar na Escola

Maurizio Padovan – Editora Gulbenkian – Portugal – 2011

Perspectivas de aproveitamento didático em contexto de sala de aula.


Interações: Crianças, Dança e Escola

Isabel A. Marques – Editora Blucher – Brasil – 2012

“Este livro aborda a importância do ensino da dança como linguagem artística, por meio da proposta metodológica da Dança no Contexto, que integra quatro princípios: a problematização, a articulação, a crítica e a transformação.”


Ser Criativo - O poder da improvisação na vida e na arte

Stephen Nachmanovitch – Editora Summus – Brasil

“Uma abordagem profunda do processo criativo, permitindo ao leitor entrar em contato com suas próprias possibilidades e oportunidades. Uma celebração da singularidade humana: ao fazê-lo, o autor nos ajuda a utilizar melhor nossos recursos de engenhosidade e criatividade lúdica, fornecendo-nos um guia capaz de desenvolver nosso potencial na vida cotidiana e nas atividades artísticas.”


A Criança e a Dança de Salão

Mary Santana – Editora Protexto – Brasil

"A criança necessita de comunicação e expressão para desenvolver sua criatividade. A improvisação na dança de salão poderá levar o aluno a se expressar, criar diferentes movimentos através de estímulos musicais. A dança de salão permite o conhecimento do corpo, como as sensibilidades, as habilidades físicas, a comunicação do aluno consigo mesmo e com o outro, permitindo a socialização."


A Dança

Miriam Garcia Mendes – Editora Ática – Brasil

"Da pré-história até nossos dias, numa perspectiva antropológica e artística, os momentos marcantes da dança."


A Dança

Klauss Vianna – Editora Summus – Brasil

"Bailarino, coreógrafo e professor, Klauss Vianna foi pioneiro no estudo do movimento e na conceituação de um trabalho corporal capaz de exprimir o universo interior de dançarinos, atores e pessoas em busca de crescimento. Neste livro são apresentadas suas experiências e as ideias que fizeram dele uma referência no universo da dança no Brasil."


Danças da Cultura Popular Brasileira: Dimensões Pedagógicas

Larissa Michelle Lara – Editora da UEM (Eduem) – Brasil – 2008

"Esta obra oferece elementos para o trato educacional com danças da cultura popular brasileira, objetivando contribuir com a ação docente e com a formação discente. A primeira parte volta-se para o entendimento conceitual de cultura popular/folclore, e a segunda, atenta para a preocupação didático-pedagógica com as danças populares a partir de sua história, de sua musicalidade e características gestuais."


Dança... Ensino, Sentidos e Possibilidades na Escola

Débora Barreto – Editora Autores Associados – Brasil

"Dançar... um dos maiores prazeres que o ser humano pode desfrutar. Uma ação que traz uma sensação de alegria, de poder, de euforia interna e, principalmente, de superação dos limites dos seus movimentos. Algumas pessoas não se importam com o passo correto ou errado e fazem do ato de dançar uma explosão de emoção e ritmo que comove quem assiste. Superam os entraves emoldurados pela vergonha e invadem as pistas de dança, mostrando numa expressão corporal todo sentimento gerado por diferentes ritmos."


Dança, Improvisação e Movimento

Barbara Haselbach – Editora Ao Livro Técnico – Brasil

“O livro trata da teoria e prática da expressão corporal e da dança, através da improvisação. A autora trabalha o esquema corporal e a relação espaço-temporal, mostra, ainda, como comunicar-se através dos movimentos do corpo.”


Dança Terapia

María Fux – Editora Summus – Brasil

"María Fux é bailarina, coreógrafa e professora com uma brilhante trajetória profissional. Relata neste livro a sua experiência de mais de 30 anos com o ensino da dança para crianças, adolescentes e adultos afetados pela surdez e outras deficiências sensoriais e motoras. Sua experiência neste trabalho possibilitou o desenvolvimento de várias técnicas que são fruto da intuição, paciência, perseverança e, acima de tudo, empatia. O livro mostra todas as possibilidades de seu trabalho e como, através do movimento, podemos recuperar o equilíbrio e a alegria de viver."


Dança – Diversidade, Caminhos e Encontros

Maria do Carmo Saraiva, Neusa Dendena Kleinubing – Editora Paco Editorial – Brasil – 2012 – 1ª edição

"Esta obra procura apresentar reflexões teóricas sobre a dança, bem como resultados de pesquisas empíricas em que se deram as aplicações dos fundamentos filosófico-pedagógicos aqui abordados, tais como no espaço da educação infantil, da educação escolar, da maturidade e da educação especial."


A Educação pela Dança

Paulina Ossona – Editora Summus – Brasil – 1988 – 4ª edição

"Atualmente existe uma melhor compreensão a respeito dos valores formativos e criativos da dança contemporânea para crianças, adolescentes e adultos. Neste livro, a autora analisa a importância da dança, com um enfoque metodológico claro, e orienta professores na busca de novos valores."


Dança na Educação Física

Cristina Marinho Rohr – Editora Sinergia – Brasil

"Este livro surgiu de uma apostila que a autora elaborou para o curso de dança de licenciatura e de bacharelado em educação física da UERJ. Reúne assuntos de interesse dos profissionais de educação física a fim de capacitá-los a lecionar a dança no contexto escolar. Neste curso e livro é enfatizada a tese de que profissionais da área estão aptos a lecionar aulas de dança e de educação nas escolas, uma vez que eles também possuem o conhecimento de outras áreas, tais como: anatomia, fisioterapia, fisiologia, treinamento fisico, educação, psicologia etc."


Dança, Experiência de Vida

María Fux – Editora Summus – 1983 – 4ª edição

"O livro mostra como podemos nos expressar através do corpo como meio de comunicação a serviço da educação, mesmo quando há problemas de deficiência física ou limitação pela idade."


Oficinas de Dança e Expressão Corporal

Ivo Ribeiro de Sá, Kathya Maria Ayres de Godoy - Editora Cortez – Brasil – 2009

"Este livro sugere aos professores a aplicação de atividades práticas, vinculadas à linguagem da dança e da expressão corporal, que podem ser desenvolvidas ao longo do ano com seus alunos. A dança, como uma linguagem artística, possibilita o contato com uma forma de apreciação estética que envolve o corpo em movimento. A criança, ao dançar, expressa-se criativamente, além de ampliar suas habilidades psicomotoras. Para que isso aconteça, propomos a aplicação de atividades práticas que podem ser desenvolvidas em torno de três temas: a consciência corporal; os fatores do movimento (peso, espaço, tempo e fluência); e a comunicação e expressividade. Estes temas podem ser trabalhados alternadamente, a fim de que o aluno possa experimentar o dançar como uma maneira prazerosa de conhecer o corpo e comunicar- se por meio dele."


Domínio do Movimento

Rudolf Laban – Editora Summus – Brasil – 1978

"Organizado por Lisa Ullmann, este livro explora relacionamento entre as motivações interiores do movimento e o funcionamento exterior do corpo. Contém ainda numerosos exercícios e uma seleção de cenas mímicas que se destinam à sensibilização intelectual, emocional e física."

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.