Lúcia Legan – Imprensa Oficial SP – Brasil – 2009
"A publicação, em 2ª edição, funciona como guia para educadores interessados em levar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável para dentro das salas de aula. Com conteúdo amplo, exercícios e atividades a autora mescla a sabedoria das culturas tradicionais e indígenas às tecnologias e informações da ciência moderna. Lucia procura despertar o interesse do aluno para a observação e a compreensão da natureza a sua volta. Busca levar os estudantes a repensar e reavaliar seu papel como agente no processo de preservação do meio ambiente. Lucia é graduada em pedagogia e morou em vários países. No Brasil desde 1997, foi co-fundadora do Ecocentro IPEC, onde vive e coordena o programa Ecoversidade, que capacita líderes para a vida sustentável."
Reynaldo Guarany – Editora José Olympio – Brasil
"É um livro cheio de dicas e experiências, fatos e curiosidades. Aprenda a conservar a Terra como um lugar seguro e saudável para você, para as outras crianças... e até para os adultos!”
Aloísio Ruscheinsky (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 2ª edição
“Esta nova edição totalmente revista e ampliada reúne reflexões, proposta e experiências de importantes pesquisadores e educadores brasileiros a respeito dessa temática relevante e urgente.
Três novos capítulos enriquecem este livro que é dirigido a todos interessados em questões ambientais, especialmente os ativistas da causa ambiental e os professores, que terão material complementar online para auxiliá-los no seu dia a dia em sala de aula e na busca por um futuro ecologicamente sustentável.”
Kathy Charner – Editora Penso – Brasil – 2012
100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil.
“O livro aborda um tema muito em evidência atualmente, educação ambiental, trazendo propostas que podem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula. As atividades foram escritas por educadores e profissionais de vários países do mundo que utilizam esse tipo de recurso diariamente e proporcionam a oportunidade de trabalhar com reciclagem e reúso de materiais. Separadas por áreas curriculares e organizadas por faixa etária, cada proposta apresenta: objetivos de aprendizagem; lista do vocabulário relacionado; lista de materiais; instruções para preparação da atividade; e avaliação.”
Lúcia Legan – Editora Imprensa Oficial SP – Brasil - 2010
“Criando Habitats na Escola Sustentável dá aos educadores as ferramentas necessárias para criar um vasto currículo em meio ambiente cativando estudantes em atividades divertidas e práticas na sala de aula ao ar livre. Não existe criança que não possa fazer diferença nas questões que vão dominar o futuro de todos os brasileiros.”
Arnoldo José de Hoyos Guevara, Alessandro Marco Rosini, José Ultemar da Silva, Luiz Roberto Calado, Mônica Cairrão Rodrigues (Org) – Editora Saint Paul –
Brasil – 2011
“Contextualiza a educação consciente e sustentável, mediada pelos recursos da sociedade do conhecimento, com suas tecnologias e práticas de responsabilidade socioambiental.”
“Segundo os pensadores e educadores que escreveram este livro revolucionário, reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas: familiar, geográfico ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão que ser "ecologicamente alfabetizadas".
O conceito de "alfabetização ecológica", inspirado nas teorias de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização, localizado em Berkeley, na Califórnia, vai além de educação ambiental como disciplina escolar. Ele visa, como escreveu David W. Orr em seu Prólogo, "uma transformação mais profunda no conteúdo, no processo e no alcance da educação em todos os níveis."
Leonardo Boff – Editora Vozes – Brasil – 2012
“A sustentabilidade representa, diante da crise socioambiental generalizada, uma questão de vida ou morte. O autor faz um histórico do conceito desde o século XVI até os dias atuais, submetendo a uma rigorosa crítica os vários modelos existentes de desenvolvimento sustentável.”
Adriana Camargo Pereira e outros – Editora Saraiva – Brasil
“Em ‘Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente’, o leitor encontrará uma abordagem simples, clara e essencial sobre os diversos temas referentes às mudanças climáticas que vivenciamos. Além de proporcionar uma reflexão sobre o assunto, esta obra também propõe soluções objetivas que estimulam atitudes e práticas capazes de beneficiar o coletivo e que podem ser concretizadas a partir do emprenho de cada cidadão.”
André Henrique Rosa, Leonardo Fernandes Fraceto, Viviane Moschini (Org.) -Carlos – Editora Bookman – Brasil – 2012
“Este é um livro especial e são quatro as características que o fazem assim. Abrangente: nenhum assunto importante dentre as questões ambientais que preocupam a humanidade foi esquecido. Rigor científico: autores com reconhecida experiência na área, como professores e pesquisadores. Comprometido com sustentabilidade: trata da busca de soluções para os problemas ambientais que também sejam economicamente eficientes e socialmente justas. Didático: qualidade nem sempre encontrada em textos com a densidade científica deste livro.”
Genebaldo Freire Dias – Editora Gaia – Brasil – 2005
“Ainda predomina um quadro preocupante de degradação ambiental, em todo o mundo. Entretanto, a espécie humana está reagindo. Nos últimos anos muitos avanços foram obtidos. A temática ambiental difundiu-se, criaram-se políticas específicas e as pessoas se tornaram mais sensibilizadas sobre essas questões. Este livreto traz um conjunto de sugestões de ações individuais, que, tornadas coletivas, poderão estar nos aproximando de um futuro com um ambiente mais saudável e uma sociedade mais justa. Isto é possível. Afinal, somos parte da geração que percebeu os desafios socioambientais e iniciou a busca de soluções.”
Ana Luiza de Brasil Camargo – Editora Papirus – Brasil – 2012
“Em nenhuma fase anterior da história, a humanidade teve tanto poder de interferir nos ciclos da natureza e de alterar ecossistemas vitais quanto o revelado pela sociedade contemporânea. Os problemas ambientais aumentaram dramaticamente nas últimas décadas, possuem escopo global e estão intimamente relacionados com o comportamento humano. Contudo, constituem apenas uma das vária facetas de uma crise mais complexa. Neste panorama, o desenvolvimento sustentável aparece como proposta de um novo modelo que permite harmonizar a relação do homem com a natureza e as relações dos homens entre si.”
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!