Martha Guanaes Nogueira - Editora Loyola – Brasil - 2002
Este livro, fruto de oito anos de pesquisa, discute um assunto muito significativo e até agora praticamente inexplorado: os problemas, as realidades, as perspectivas e os limites da tarefa de casa a partir da experiência das pessoas que convivem direta e cotidianamente com o problema - alunos, pais e professores. A relevância social do tema é inegável, e algumas das perguntas que necessitam de respostas imediata no cotidiano escolar são: a tarefa de casa deve existir ou ser extinta; como praticada atualmente, a tarefa de casa auxilia ou retarda a aprendizagem; como combinar tarefa de casa e tempo livre, que é fundamental para o desenvolvimento psicofísico das crianças em fase escolar?
Paulo França e Davi Merkh – Editora Hagnos - Brasil
Quer motivar os seus alunos? Suas aulas já caíram na rotina? Gostaria de desenvolver habilidades comunicativas? Aqui você encontrará: dicas práticas para melhorar seu ensino e um padrão simples de um plano de aula.
Simão de Miranda – Editora Papirus - Brasil
Este livro tem como objetivo convidar o professor a refletir sobre seu papel e sua prática, incentivando-o a implementar, em sala de aula, estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criatividade e da afetividade do aluno. Como o autor destaca, o afeto é uma condição necessária ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e acadêmicas. Desse modo, o aluno motivado, interessado e com autoconceito positivo tende a mostrar um desempenho mais criativo e empreendedor. Mais do que oferecer diversas idéias para tornar a aula mais atraente, o livro incentiva o professor não só a revisá-las como também a elaborar as suas próprias estratégias criativas e afetivas. Assim, além de resgatar o prazer de ensinar, estimula o educador a experimentar novas formas de pensar e atuar.
Marcos Bagno – Editora Loyola - Brasil
Este livro se divide em duas partes. A primeira trata da pesquisa na escola em geral, e quer dar algumas sugestões para transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de aquisição de conhecimento. A segunda é uma tentativa de introduzir a atividade de pesquisa também naquela disciplina que, ao lado da matemática, é considerada a mais importante: língua portuguesa. As idéias expostas são bastante diferentes do que tradicionalmente se lê e se ouve das questões gramaticais. Algumas pessoas podem até se assustar com elas, mas este é um dos meus objetivos: sacudir a poeira acumulada durante séculos sobre o ensino da língua para ver o que realmente existe ali embaixo!
Sônia Junqueira – Editora Formato Editorial - Brasil
Todo processo de aprendizado exige conhecimentos prévios que nem sempre estão disponíveis nas bibliotecas escolares: como fazer uma pesquisa, como utilizar-se da internet, como... É o que a série Dicas e Informações pretende, na medida do possível, suprir. Neste "Pesquisa Escolar - Passo-a-passo", a autora, depois de discutir o significado de pesquisa e os vários tipos de investigação, convida o aluno a aprender a pesquisar, pesquisando sobre o lixo em sua cidade - reforçando teoria e prática por meio de um tema de extrema importância para todos, em qualquer tempo e em qualquer lugar.
Humberto Guido – Editora Vozes - Brasil
Este livro oferece orientações para a organização das atividades escolares, integrando-as ao dia a dia para acabar com aquela falsa impressão de que a hora de 'fazer as tarefas' é o momento mais chato do dia. O aprendizado crítico estimula os alunos e os professores, e é também o momento em que a comunidade escolar pode romper a aparente inércia da escola.
Djota Carvalho – Editora Papirus - Brasil
O autor mostra várias possibilidades de utilização dos gibis em sala de aula, tanto como ferramenta paradidática quanto como atividade multidisciplinar. Para isso, primeiro situa o leitor no mundo dos quadrinhos, apresenta suas peculiaridades e sua história, bem como a relação entre as chamadas HQs e a educação. Depois, propõe uma série de exercícios com personagens e histórias de diversos tipos (de quadrinhos infantis e de super-heróis aos gibis japoneses, os mangás). São atividades fáceis de aplicar em todas as disciplinas - Português, Matemática, Ciências, História, Geografia etc. Ao final encontram-se dicas para que professores e alunos possam produzir uma história em quadrinhos em sala de aula, de maneira divertida.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!