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DIARIO
Edición 128 - Escola e Comunidade
14/09/2016
 
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Escola e Comunidade – Uma parceria necessária

Frank Cody, Sílvia Siqueira – Editora Ibis – Brasil

“Escrita em parceria entre uma brasileira e um norte-americano, a obra compara as dificuldades enfrentadas pelos dois países e propõe saídas, ao alcance de pessoas interessadas, e que independem - segundo os autores - de mudanças a serem efetivadas a nível de governo.”


A Parceria Presente

Márcia Gallo – Editora LCTE – Brasil

“Localizada na periferia urbana do município de São Paulo, uma escola pública municipal consegue reverter um quadro de desorganização, indisciplina e violência, tanto internamente quanto em seu entorno. A busca de meios para alcançar essa condição teve início com a chegada de um novo diretor e duas coordenadoras pedagógicas que passaram a visitar as casas dos alunos, nos finais de semana, iniciando um processo de parceria entre a escola, as famílias e a comunidade. Este trabalho procurou compreender e descrever esse processo de gestão participativa, explicitando os referenciais teóricos e fazendo uso da metodologia apropriada para isso.”


Planejamento Participativo na Escola

Ilca Oliveira de Almeida Vianna – Editora EPU – Brasil – 2000

“Planejamento Participativo na escola relata o trabalho pedagógico efetivado numa escola de 1o grau, do qual participaram a família e a comunidade. Teoricamente, baseou-se no processo de educação permanente de Pierre Furter, na educação conscientizadora de Paulo Freire e na proposta de Planejamento Participativo de Seno A. Cornely. Preocupa-se em desenvolver um processo educativo centrado no aluno e na sua realidade pessoal e contextual, que se efetive como tarefa contínua, política, em que a comunidade participe não só de execuções mas de decisões. Propõe transformar a escola em um centro polivalente, integrando os vários setores da atividade humana. O planejamento deixa de ser obrigação para transformar-se em instrumento de ação pedagógica. Partindo de uma concepção humanística, é um planejamento flexível que procura se adaptar a cada situação específica. Suas estratégias são o diálogo, a contribuição pessoal e a colaboração de todos os envolvidos. O presente texto não pretende ser definitivo: limita-se a sugerir propostas de ação genéricas e abrangentes que se aplicarão, com as necessárias adaptações, a comunidades com problemas semelhantes.”


Educação, Escola e Docência - Novos Tempos, Novas Atitudes

Mario Sergio Cortella – Editora Cortez – Brasil – 2014

“Atento às reconfigurações do cotidiano, o autor propõe uma parceria entre escola e família para a promoção de uma educação que retome seu sentido humanista.”


A Construção dos Saberes e da Cidadania - Da Escola à Cidade

Georges Apap e outros – Editora Artmed – Brasil – 2010

“Como construir novas possibilidades de sucesso em uma sociedade que se tornou uma 'máquina de exclusão'? Como comprovar que não há cidadania sem acesso ao saber e, sobretudo, que não pode haver construção do saber sem conquista e exercício da cidadania? Como criar as condições para desenvolver o espírito crítico e criativo? Como enfocar as diferenças (culturais, pedagógicas, institucionais, filosóficas) para encontrar espaços de unidade e de solidariedade? Como podemos pensar o saber e a cidadania na periferia e em nossas sociedades? Para responder a essas perguntas este livro propõe reflexões e estratégias concretas para transformação dessa realidade (oficinas, situações de aprendizagem, projetos etc.) destinadas a um vasto público - professores, atores sociais, responsáveis por associações, assessores políticos.”


Gestão Democrática da Escola Pública

Vitor Enrique Paro – Editora Cortez – Brasil – 2016 – 4ª edição

“A escola básica, sua gestão, a educação pública e de qualidade como alvo supremo: eis os temas centrais que consagraram este verdadeiro clássico da gestão escolar no Brasil, que agora aparece em edição revista e atualizada. Nos sete ensaios aqui reunidos são discutidas questões relacionadas à organização e funcionamento da escola básica e ao desenvolvimento das atividades de ensino em seu interior. Sempre na perspectiva da gestão escolar como como mediação para a realização de fins educativos, Vitor Henrique Paro examina problemas relacionados à efetiva participação de alunos, professores, pais, e demais sujeitos envolvidos no trabalho da escola, buscando formas democráticas de realização de uma educação verdadeiramente emancipadora de cidadãos humano-históricos.”


A Construção de Escolas Democráticas

Ulisses Ferreira Araújo – Editora Moderna – Brasil

“A complexidade do cotidiano escolar e a busca por uma educação democrática e voltada para a cidadania fascinam muitos educadores e pesquisadores. A tentativa de compreender suas nuances e de decifrar os fatos, os acontecimentos e as relações em seu dia-a-dia provoca inquietações e conflitos que serão discutidos e compartilhados neste livro. O autor defende a ideia de que a educação para a cidadania pressupõe a formação e a instrução das pessoas visando à sua instrumentalização para a participação motivada e competente na vida política e pública da sociedade. Ao mesmo tempo, essa formação deve visar ao desenvolvimento de competências pessoais e coletivas para lidar com a diversidade e o conflito de ideias, com as influências da cultura e com os sentimentos e emoções dos membros da comunidade escolar. Isso passa, necessariamente, pela construção coletiva de um modelo de educação que seja verdadeiramente democrático.”


Planejamento Participativo na Escola

Maristela P. Gemerasca, Danilo Gandin – Editora Loyola – Brasil

“É comum percebermos nas escolas uma preocupação, principalmente por parte dos coordenadores pedagógicos, com a questão do planejamento. Entretanto o tipo de planejamento a que costumeiramente damos importância, apresenta-se dissociado e sem sentido quando pensamos a educação escolar como processo de (re)construção social e de formação do ser humano.”


A Relação Família/Escola – Desafios e Perspectivas

Heloisa Szymanski – Editora Líber Livro – Brasil – 2007 – 2ª edição

“Este livro destina-se a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com as famílias, na área de educação, serviço local e saúde, pois apresenta uma proposta de se considerá-las nas suas condições concretas de vida e não por meio de um modelo idealizado. Sugere a necessidade da harmonização entre as práticas educativas desenvolvidas pela família e as várias instituições que trabalham com crianças, adolescentes e jovens.”

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