Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 129 - Especial Dia do Professor-2016
14/10/2016
 
ou

O Valor do Professor

Gabriel Perissé – Editora Autêntica – Brasil

“O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” A frase do educador e escritor norte-americano William Arthur Ward representa bem a importância e a responsabilidade de professoras e professores, que precisam inspirar no aluno a confiança, o desejo de aprender e, fundamentalmente, a cidadania e os bons valores humanos. Mas é necessário que esses profissionais descubram seu verdadeiro valor e reconheçam a importância que lhes é designada.

As mais belas ideias sobre educação, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país e os sonhos mais generosos em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano não resolvem o problema da educação se as professoras e os professores não forem e não se sentirem valorizados. Esta obra, por meio de um rico diálogo, oferece argumentos mais que convincentes para a valorização desses profissionais, que ocupam lugar incomparável na vida de cada um de nós e na estrutura social.”


Quando Bons Professores conseguem Excelentes Resultados

Serrano Freire – Editora Wak – Brasil – 2014

“Foi uma delícia escrever este livro e poder reviver meus tempos de sala de aula, lembrar os professores incríveis que conheci e de tantos sonhos que pude colher. Inspiraram-me na sua construção professores daqui e de Angola que amam educar, mas, muitas vezes, sentem-se desprovidos de ferramentas para materializar seus sonhos. Achei oportuno oferecer estratégias, sugestão de posturas e o que fazer antes, durante e depois da aula. Espero que tudo isso seja útil a você.”


Conversas com Quem Gosta de Ensinar

Rubem Alves – Editora Papirus – Brasil – 2000

“Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso não seja nem necessário, nem possível... É necessário acordá-lo. E aí aprenderemos que educadores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros. Porque, talvez, nem tropeiros, nem caixeiros tenham desaparecido, mas permaneçam com memórias de um passado que está mais próximo do nosso futuro que o ontem. Basta que os chamemos do seu sono, por um ato de amor e coragem. E talvez, acordados, repetirão o milagre da instauração de novos mundos”.


Conversas com um Jovem Professor

Leandro Karnal – Editora Contexto – Brasil – 2012

“O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos?

Muitos são os livros que trazem teorias sobre a sala de aula, mas faltava um sobre a prática de ensinar. Não falta mais. Nestas ‘conversas’ o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois.

Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares.”


Professora Sim, Tia Não

Paulo Freire – Editora Paz e Terra (edição digital) – Brasil

“Em tempos de crise do valor atribuído aos professores, os textos e práticas propostas por Paulo Freire representam uma forma de resistência ao propor uma pedagogia assumidamente política. A reedição atualizada de Professora, sim; tia, não busca fazer com que os textos do Patrono da Educação Brasileira permaneçam acessíveis aos professores deste país, dando, continuamente, elementos de reflexão para seu crescimento e valorização profissional.”


A Prática Educativa – Como Ensinar

Antoni Zabala – Editora Artmed – Brasil

“A partir de uma perspectiva de análise e reflexão, o autor propõe pautas e orientações sobre a ação educativa que visam a melhorá-la. O livro traz os seguintes assuntos - A prática educativa - unidade de análise; a função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem; instrumentos de análise; as sequências didáticas e as sequências de conteúdo; as relações interativas em sala de aula - o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; a organização dos conteúdos; os materiais curriculares e outros recursos didáticos e, por fim, a avaliação.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.