Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com os números inteiros

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Karina da Conceição Batista
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver suas habilidades na realização de operações com os números inteiros.

Duração das atividades
Aproximadamente 75 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha aprendido a operar no conjunto dos inteiros.

Estratégias e recursos da aula

A proposta dessa aula é que os alunos desenvolvam suas habilidades na resolução de operações com os números inteiros. O jogo possui um tabuleiro e cartas de cores variadas que apresentam as operações que deverão ser resolvidas. Os três tipos de cartas diferem-se pelo grau de dificuldade.

Cartas amarelas – Nível I
Cartas Azuis – Nível II
Cartas vermelhas – Nível III

Para a realização do jogo, será necessário um dado e pinos que representem a posição do jogador no tabuleiro. As cartas deverão ficar separadas por cor, mas com as operações viradas para baixo. A sugestão é que a atividade seja realizada em dupla. Após definirem a ordem de quem iniciará a partida, o primeiro participante joga o dado e percorre a quantidade de casas correspondente ao valor retirado no dado. A cor da casa onde ele parou define a que nível de operação ele terá que resolver. Ele então, sorteia entre as cartas da referida cor, a que ele terá que calcular. O parceiro de jogo confere os cálculos realizados, e se a resposta estiver correta, o jogador permanece nessa casa. Caso contrário, ele retorna para a posição anterior, que no caso seria o início. Desse modo, a vez passa ao segundo jogador que repetirá o mesmo procedimento. Sempre que o aluno acerta, ele avança e descarta a operação que já foi realizada por ele e corrigida pelo colega. Todas as vezes que errar, o participante se mantém na posição em que estava na rodada anterior.

Tabuleiro

Cartas com as operações

Avaliação

O professor terá a oportunidade de observar os alunos durante toda a realização do jogo e registrar dúvidas freqüente, ou até mesmo falas interessantes dos próprios alunos em quanto eles trabalham para promover uma discussão posterior.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • karen, UeG , Goiás - disse:
    karen_hlst@hotmail.com

    19/09/2012

    Quatro estrelas

    E muito legal ! Utilizarei em um trabalho de faculdade mas farei algumas adaptoções como por exemplo colocar cartas bônus e ilustrações .


  • Carmem Lucia K. de Almeida, CEEBJA CAMPO COMPRIDO , Paraná - disse:
    carlualma@yahoo.com.br

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante, pois o aluno pode desenvolver as operações com números positivos e negativos de uma forma descontraida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.