17/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
- Construir malhas quadrangulares.
- A partir da "repetição" e combinação de uma forma definida (padrão/referência) e cores, compor um mosaico (desenho).
- Criar e compor padrões diversos, a partir de diferentes formas geométricas.
- Habilidade com régua e compasso.
- Noção espacial, proporção, frações (parte e todo).
Primeira aula
Os alunos irão para o Laboratório de informática procurando num site de pesquisas (www.google.com.br) identificar as diferentes configurações referentes ao termo MOSAICO: focando na arte, na configuração espacial abordada pelos geógrafos, matemáticos, dentre outros.
O professor poderá conduzir a atividade considerando duas possibilidades: primeiro- sendo possível aos alunos realizarem a leitura do paradidático Geometria dos Mosaicos (Coleção Vivendo a Matemática, Imenes, Ed. Scipione - encontrado na internet), seria interessante uma vez que os alunos teriam uma outra abordagem sobre o tema. Sendo assim após a leitura e pesquisa realizada pelos alunos o professor organizaria um fórum sendo apresentadas e comentadas as possíveis relações estabelecidas pelos alunos entre a leitura do paradidático e a pesquisa realizada. Neste momento o professor solicita aos alunos, principalmente, a socialização das percepções e conclusões referentes à leitura do livro.
Não sendo possível desenvolver o trabalho com a leitura do paradidático o professor poderá conduzir as atividades seguindo a orientação: solicitar aos alunos que após a pesquisa tendo o termo MOSAICO como referência, digitem GEOMETRIA DOS MOSAICOS, verificando os resultados da pesquisa. Professor você poderá verificar que nesta nova pesquisa os alunos encontrarão uma refeência mais focada nos conceitos matemátaicos envolvidos no termo MOSAICO.
O professor poderá organizar o fórum com os alunos identificando o direcionamento dado pelos mesmos às pesquisas e retomando, caso seja necessário, o direcionamento aos conceitos matemáticos envolvidos com o termo e a percepção do mesmo no cotidiano dos alunos. Concluindo as ponderações dos mesmos nos debateis e estabelecendo as definições referentes a mosaicos, os alunos são convidados a uma nova pesquisa, o professor solicita que digitem o nome ESCHER, a partir deste momento os alunos conhecem autor e percebem todo o trabalho desenvolvido, fundamentando a arte na matemática, tendo como referência padrões modificados
Ao final do encontro é proposto aos alunos que identifiquem e apresentem para o próximo encontro, exemplos de mosaicos presentes no espaço urbano da vivência dos mesmos, registrando-os se possível com fotos.
O professor pode disponibilizar aos alunos um e-mail para que os mesmos enviem os registros feitos nos dias que antecedem a segunda aula, e organizá-los para apesentar aos demais alunos.
Segunda aula
Neste encotro serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos no espaço urbano; o professor poderá apresentar os registros que lhe foram enviados propondo ao grupo que nos dois momentos, identifiquem os espaços pesquisados, avaliando a referência ou não de mosaico conforme conceito estabelecido ou estudado no primeiro momento, em seguida organiza-se um mural com os registros que contemplam a referida definição.
Este debate é interessante e importante, uma vez que reforça com o grupo o conceito de mosaico, desperta neles um olhar mais atento à classificação das fotos considerando a definição referendada pelo grupo, do tema em estudo. Selecionando os itens que melhor se adéquam à mesma (uma vez que alguns alunos apresentam imagens que não correspondem à definição).
É entregue aos mesmos uma folha com a representação de três ou quatro tiras de malha quadrangular.
Professor sugere inicialmente, padrões para serem representados pelos alunos, que usando pelo menos duas cores deverão completar a primeira tira. Para a segunda e terceira tira s os padrões são propostos pelos próprios alunos. Na última (quarta) tira, será preenchida pelos alunos, com padrões modificados.
Terceira aula
Os alunos recebem uma folha sulfite em branco e são orientados pelo professor a inicialmente traçarem margem na folha (1cm ou 1,5cm) em seguida são apresentadas as instruções para a construção de duas malhas. Tendo uma forma retangular como base (exemplo de ;dimensões: 12cm por 10cm) e seguindo as orientações do professor, o s alunos fazendo uso d e régua e compasso dividirão a forma retangular em quadrados menores, formando a malha (com espaçamento de 1cm, para os lados dos quadrados)
Neste momento os alunos são orientados para a distribuição das malhas no espaço da folha, a construção das margens para apresentação do trabalho, a organização , capricho necessários à utilização dos instrumentos próprios à construção geométrica apresentada.
Concluída a construção da malha os alunos preencherão (colorindo) a primeira malha com um padrão comum (semelhante ou diferente (forma, cor) daqueles representados nas tiras ) e na segunda malha completá-la com padrões modificados.
Durante todo o processo os alunos são avaliados em seu desempenho, envolvimento e organização.
Ao final os alunos organizam a exposição dos trabalhos (escolhidos por eles - dentre os trabalhos realizados durante o processo) para o restante da escola (sendo observados pelo professor neste momento, quanto à estruturação e organização da exposição)
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13/10/2010
Quatro estrelasAchei o emcaminhamento muito, bem elaborado