Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JOGO DE DOMINÓ

 

06/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita.

·         Reconheçam globalmente as palavras apresentadas.

Duração das atividades
1 aula de 40 minutos que, por ser uma brincadeira, pode ser repetida várias vezes
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Para essa atividade, o aluno deve reconhecer as letras do alfabeto e a direção utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo)
Estratégias e recursos da aula

Nessa aula, sugerimos a utilização do jogo de dominó como recurso didático para possibilitar aos alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita. As crianças podem jogá-lo individualmente ou em dupla. Recomendamos que o dominó seja feito com palavras que se referem a uma mesma temática: conjunto de frutas ou de animais, por exemplo. O trabalho com palavras mais próximas do vocabulário dos alunos facilita o processo de sua leitura global e os auxilia  a acessarem o significado das palavras e não ficarem presos em sua decodificação. 

As crianças deverão receber fichas contendo o desenho e o nome das palavras referentes ao tema. O objetivo é formar pares correspondentes: desenho – nome. A título de sugestão, elaboramos fichas referentes a um conjunto de frutas. Sugerimos que você monte suas fichas com frutas que os alunos conheçam.

undefined

Avaliação

            Ao final da atividade, esperamos que os alunos avancem no processo de apropriação de escrita e na leitura global de palavras, de forma a acessarem seu significado mais rapidamente e não ficarem presos em unidades menores da língua, como os fonemas e as sílabas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.