06/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
· Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita.
· Reconheçam globalmente as palavras apresentadas.
Nessa aula, sugerimos a utilização do jogo de dominó como recurso didático para possibilitar aos alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita. As crianças podem jogá-lo individualmente ou em dupla. Recomendamos que o dominó seja feito com palavras que se referem a uma mesma temática: conjunto de frutas ou de animais, por exemplo. O trabalho com palavras mais próximas do vocabulário dos alunos facilita o processo de sua leitura global e os auxilia a acessarem o significado das palavras e não ficarem presos em sua decodificação.
As crianças deverão receber fichas contendo o desenho e o nome das palavras referentes ao tema. O objetivo é formar pares correspondentes: desenho – nome. A título de sugestão, elaboramos fichas referentes a um conjunto de frutas. Sugerimos que você monte suas fichas com frutas que os alunos conheçam.
Ao final da atividade, esperamos que os alunos avancem no processo de apropriação de escrita e na leitura global de palavras, de forma a acessarem seu significado mais rapidamente e não ficarem presos em unidades menores da língua, como os fonemas e as sílabas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2013
Quatro estrelasMuito boa esta atividade.