Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo de varetas e a construção/resolução de expressões numéricas com números inteiros.

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar expressões numéricas a partir de situação real no jogo.
Comparar números inteiros.
Fixar as regras de resolução das operações envolvidas.
Avaliar e respeitar as estratégias de jogo do colega
Desenvolver habilidade motora, visão ampliada, geral de uma situação.
Elaborar ações considerando a totalidade do problema proposto.
Estabelecer objetivos, desenvolvendo atenção e concentração para atingi-los.

Duração das atividades
02 a 03 ahoras/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Efetuar corretamente as operações adição subtração e multiplicação
Estratégias de cálculo mental

Estratégias e recursos da aula

No primeiro momento os alunos desenvolverão a atividade no laboratório de ensino.
O professor dividirá a sala em grupos (ou os alunos se organizarão nos mesmos) com até quatro elementos, permite a participação de todos eles, considerando o tempo da atividade, facilitando a observação das jogadas efetuadas.
Nesta etapa os alunos estão livres para realizar um primeiro contato com o jogo junto aos colegas, esclarecendo regras ou combinando ações.

Percebendo que o grupo está inteirado do jogo, apresenta a tabela com a distribuição oficial dos pontos correspondentes a cada cor de vareta, entregando-lhes uma folha para que:
1. Calculem a maior pontuação possível de ser alcançada no jogo.

2. Analisem as possibilidades para que esta pontuação seja obtida, registrando-as.

3. Determinem a pontuação de cada componente do grupo. Percebe-se que ao calcular a pontuação nesta etapa são diferentes os recursos utilizados pelos alunos, permitindo que o professor identifique possíveis equívocos e esclareça dúvidas.

No segundo momento os alunos recebem uma folha com a representação de duas tabelas: a primeira com uma nova pontuação para as diferentes cores das varetas (esta pontuação poderá ser adequada de forma diferente, considerando apenas números naturais ou apresentando números decimais para a mesma) e a segunda para a construção das expressões numéricas, conforme o exemplo:

Primeira tabela  

Cor da vareta Valor
Preta -20
Azul +10
Amarela -5
Vermelha -12
Verde +18
Tabela de Pontuação

Segunda tabela

Número de varetas tiradas 
Alunos do grupo Azul   Verde   Amarela  Vermelha  Preta Expressão numérica obtida e Pontuação (resultado da expressão)
        
 
Resultado obtido

Esta tabela propõe o registro parcial, isto é, registro de cada uma da jogada realizada pelos/as alunos/as.

Percebemos neste momento estratégias interessantes dos alunos, alguns percebiam na comparação de inteiros a vantagem ou não de pegar uma determinada cor (outros ainda estavam presos à primeira pontuação), a destreza com o cálculo mental identificando a quantidade de varetas correspondentes a cada cor, analisando o saldo final, estratégias de jogadas induzindo o próximo jogador a retirar uma cor que lhe acrescentaria perda de pontos.
Consideramos importante a percepção por parte do professor nas atitudes dos alunos, estratégias que não são adequadas à regra do jogo (evitar tocar em outras varetas, alguns alunos usavam deste recurso para não retirarem a vareta indesejada) refletir com mesmos, até que ponto esta estratégia é aceitável ou não, considerando as relações de convivência e de jogo, intermediando conflitos.
Ao final o professor recolhe as folhas,  comentando com os alunos a atividade, apresenta as expressões elaboradas pelos grupos, refletindo as possibilidades de re-elaboração das mesmas, possibilitando aos alunos melhor compreensão da utilização dos sinais na expressão, já desenvolvendo noções de agrupar termos semelhantes, colocar em evidência termos que se repetiam.


O final deste segundo momento pode ser desdobrado em dois, considerando a necessidade de mais um módulo para que os alunos pos sam analisar as prod uções apr esentadas pelo grupo.

Avaliação

A avaliação ficou centrada tanto no desenvolvimento da atividade quanto na resolução das expressões elaboradas pelos alunos.

É necessária a proposição de outras expressões para o professor avaliar ser ocorreu mudança (ou não) no comportamento (estratégias de resolução das expressões) dos alunos

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.