03/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Elaborar expressões numéricas a partir de situação real no jogo.
Comparar números inteiros.
Fixar as regras de resolução das operações envolvidas.
Avaliar e respeitar as estratégias de jogo do colega
Desenvolver habilidade motora, visão ampliada, geral de uma situação.
Elaborar ações considerando a totalidade do problema proposto.
Estabelecer objetivos, desenvolvendo atenção e concentração para atingi-los.
Efetuar corretamente as operações adição subtração e multiplicação
Estratégias de cálculo mental
No primeiro momento os alunos desenvolverão a atividade no laboratório de ensino.
O professor dividirá a sala em grupos (ou os alunos se organizarão nos mesmos) com até quatro elementos, permite a participação de todos eles, considerando o tempo da atividade, facilitando a observação das jogadas efetuadas.
Nesta etapa os alunos estão livres para realizar um primeiro contato com o jogo junto aos colegas, esclarecendo regras ou combinando ações.
Percebendo que o grupo está inteirado do jogo, apresenta a tabela com a distribuição oficial dos pontos correspondentes a cada cor de vareta, entregando-lhes uma folha para que:
1. Calculem a maior pontuação possível de ser alcançada no jogo.
2. Analisem as possibilidades para que esta pontuação seja obtida, registrando-as.
3. Determinem a pontuação de cada componente do grupo. Percebe-se que ao calcular a pontuação nesta etapa são diferentes os recursos utilizados pelos alunos, permitindo que o professor identifique possíveis equívocos e esclareça dúvidas.
No segundo momento os alunos recebem uma folha com a representação de duas tabelas: a primeira com uma nova pontuação para as diferentes cores das varetas (esta pontuação poderá ser adequada de forma diferente, considerando apenas números naturais ou apresentando números decimais para a mesma) e a segunda para a construção das expressões numéricas, conforme o exemplo:
Primeira tabela
Cor da vareta | Valor |
Preta | -20 |
Azul | +10 |
Amarela | -5 |
Vermelha | -12 |
Verde | +18 |
Segunda tabela
Número de varetas tiradas | ||
Alunos do grupo | Azul Verde Amarela Vermelha Preta | Expressão numérica obtida e Pontuação (resultado da expressão) |
Esta tabela propõe o registro parcial, isto é, registro de cada uma da jogada realizada pelos/as alunos/as.
Percebemos neste momento estratégias interessantes dos alunos, alguns percebiam na comparação de inteiros a vantagem ou não de pegar uma determinada cor (outros ainda estavam presos à primeira pontuação), a destreza com o cálculo mental identificando a quantidade de varetas correspondentes a cada cor, analisando o saldo final, estratégias de jogadas induzindo o próximo jogador a retirar uma cor que lhe acrescentaria perda de pontos.
Consideramos importante a percepção por parte do professor nas atitudes dos alunos, estratégias que não são adequadas à regra do jogo (evitar tocar em outras varetas, alguns alunos usavam deste recurso para não retirarem a vareta indesejada) refletir com mesmos, até que ponto esta estratégia é aceitável ou não, considerando as relações de convivência e de jogo, intermediando conflitos.
Ao final o professor recolhe as folhas, comentando com os alunos a atividade, apresenta as expressões elaboradas pelos grupos, refletindo as possibilidades de re-elaboração das mesmas, possibilitando aos alunos melhor compreensão da utilização dos sinais na expressão, já desenvolvendo noções de agrupar termos semelhantes, colocar em evidência termos que se repetiam.
O final deste segundo momento pode ser desdobrado em dois, considerando a necessidade de mais um módulo para que os alunos pos sam analisar as prod uções apr esentadas pelo grupo.
A avaliação ficou centrada tanto no desenvolvimento da atividade quanto na resolução das expressões elaboradas pelos alunos.
É necessária a proposição de outras expressões para o professor avaliar ser ocorreu mudança (ou não) no comportamento (estratégias de resolução das expressões) dos alunos
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!