21/10/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
• Reconhecer as características desse gênero textual;
• conhecer modelos de cartas;
• produzir cartas;
• usar a linguagem formal/informal.
O aluno deverá:
Conhecer o gênero carta pessoal;
demonstrar habilidades básicas de leitura;
distinguir linguagem formal da informal.
• uso da internet;
• trabalho em grupo.
AULA 1
ATIVIDADE 1
Como forma de motivação, o professor deverá iniciar a aula levando os alunos para a sala de Informática para assistirem aos clips de Renato Russo e Erasmo Carlos - “A CARTA” - e da banda NX0 - “CARTAS PRA VOCÊ”- disponíveis nos sites:
http://www.youtube.com/watch?v=0GWBHiMss7M
http://www.youtube.com/watch?v=krNyV3GVk6s&feature=related
Como os adolescentes, no geral, gostam de música, nada melhor que estas para incentivá-los a estudarem as características da “carta”.
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ATIVIDADE 2
O professor deverá conversar com os alunos sobre o conteúdo das letras das músicas. Poderá se embasar no roteiro abaixo para a conversa.
1. A carta que os cantores escrevem é de amor. O que vocês pensam sobre cartas de amor?
2. Quais os tipos de carta que existem?
3. Vocês já escreveram cartas? Foi uma tarefa fácil ou difícil? Por quê?
4. Vocês gostam de receber carta?
5. Hoje não é muito comum receber cartas pessoais pelo correio. Por quê?
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ATIVIDADE 3
O professor deverá formar grupos de 3 ou 4 alunos e entregar a eles diferentes modelos de cartas pessoais. Com as cartas xerocadas em mãos, eles deverão lê-las
dentro do grupo, tendo como base o seguinte roteiro:
1. Um aluno lê a carta em voz alta para os outros componentes.
2. O grupo deverá, na segunda leitura, retirar do texto os elementos característicos da carta.
3. Um aluno ficará responsável por anotar (resumidamente) os elementos característicos da carta no caderno.
• Local
• Data
• Destinatário
• Saudação
• Interlocução com o destinatário
• Despedida
• Assinatura
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Carta 1
Uberlândia, 24 de setmbro de 2009.
Meu amor,
O mistério do amor nasceu dentro de mim e tomou conta de todo o meu ser, da minha vontade, do meu pensamento, dos meus atos. O mistério do amor chegou e se alojou em mim, querida. Não sei como, nem como foi. Apenas nasceu. Ah, e eu que era tão infeliz e despreocupado antes, como um barco à deriva. Eu sentia da vida apenas os momentos, mas inexpressivos. De repente, senti que não tinha vivido antes e ainda agora eu me pergunto assombrado. Por que não consegui viver antes? Por que tudo isso tinha que acontecer?
Não sei. Apenas aconteceu... Você veio... Não sei de onde... Surgiu... Olhou em meus olhos, sua voz era música aos meus ouvidos... O simples contato de suas mãos fazia tremer todo meu corpo. Sentia que amava... De repente comecei a notar que havia mais brilho no luar... Que havia mai s brilho nas estrela s... Que a brisa era uma carícia meiga... Que o luar era uma bênção luminosa.
Eu sorria a propósito de qualquer coisa... Eu não me rec onhecia mais... Senti que era amor... E q ue esse amor era você... Senti que min ha vida estava intimamente ligada à sua... por qualquer estranho laço inexplicável.
E desde então, querida, sou apenas um pouco de você. Um pouco de você que eu amo com toda força de minha alma. Um pouco de você é tudo para mim... Desde que o mistério do amor nasceu dentro de minha alma, querida.. .
Um beijo,
Felipe
Disponível no site:
http://www.comamor.com.br/carta1.asp
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Carta 2
Florianópolis, 3 de setembro de 2009.
Meu amigo,
Ontem foi um dia mágico. Você esteve comigo por muitas horas, dando-me o maior presente que eu poderia sonhar. Estar com você, receber a tua atenção, me fez feliz demais. Adoro teu jeito de ser... Adoro quando “do nada” você diz: Adoro-te...
Gosto quando me conta sua vida, suas alegrias e também suas dores, isso nos aproxima...
Gosto da tua fé, da maneira como vê a vida, de como faz planos para sua vida...
Gosto dos teus sonhos, porque são basicamente simples e possíveis...
Gosto de você, porque é bom comigo... E me trata como toda amiga gostaria de ser tratada:"...Doce e carinhosamente..."
Tua amizade me faz muito, muito feliz.
José
Disponível no site:
http://carinholove5.br.tripod.com/
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Carta 3
Querida
Queria pedir desculpa pela total falta de paciência que eu demonstrei ontem à noite, mas se tem uma coisa que me deixa profundamente irritado, pra não dizer aborrecido e até apavorado, é essa sua história (que se repete sistematicamente) de que a gente tem que conversar. Tudo bem, eu concordo com você: a gente tem que conversar sempre. E é por isso que eu adoro conversar com você, estar com você a qualquer hora do dia ou da noite, falar sobre qualquer assunto ou circunstância da maneira mais natural do mundo. Acho que é por isso que a gente se dá tão bem.
Quero lhe pedir desculpa pela maneira abrupta com que eu interrompi a sua tentativa de conversar um pouco. Também quero pedir desculpas por ter ido embora assim de supetão. Mas, minha querida, da próxima vez que você quiser conversar sobre a nossa relação, coloque as coisas mais naturalmente. Não venha com este preâmbulo, com esta frase introdutória que, aliás, é uma frase feita que só afasta e apavora quem tem sempre boas intenções para com você.
Esse “a gente tem que conversar” parece-me muito inquiridor, mas perdão mais uma vez pelo meu mau-humor exagerado.
Beijo do seu,
BRUNO BASTOS
Disponível no site:
http://www.ilhado.com.br/index.php?id_e.ditoria=29&id=2399
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Carta 4
Bolívia, 16 de outubro de 1967
"Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto:
Se alguma vez tiverem que ler esta carta, s erá porque eu não estarei mais entre vocês. Quase não se lembraram de mim e os mais pequenos não recordarão nada.O pai de vocês tem sido um homem que atua, e certamente, leal a suas convicçõ es. Cresçam como bons revolucionários. Est udem bastante para poder dominar as técnicas que permitem dominar a natureza. Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir profundamente qualquer injustiça praticada contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essa é a qualidade mais linda de um revolucionário. Até sempre, meus filhos.
Espero vê-los, ainda. Um beijão e um abraço do Papai."
Disponível no site:
http://edutica.blogspot.com/2008/10/che-guevara-carta-aos-filhos.html
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Carta 5
Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1954
Meu povo
"Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes .
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liber dade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decêni os de domínio e espol iação dos grupos econômicos e fina nceiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador s eja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas dec larações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
E aos que pensam que me derrotaram re spondo com a minha vit ória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu re sgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."
Getúlio Vargas
Disponível no site:
http://www.culturabrasil.pro.br/cartatestamento.htm
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Importante: 1- Professor, a carta pessoal é um tipo tradicional de correspondência entre pessoas que possuem certo grau de intimidade. Por meio desse tipo de contato, variados atos de fala são veiculados, como dar e pedir notícias sobre alguém ou algo, dar ou pedir conselhos, contar sobre sentimentos, relatar fatos e experiências pessoais, dentre outros.
2. A carta nº 5 foi a Carta Testamento escrita pelo Presidente Getúlio Vargas.
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AULA 2
ATIVIDADE 1
O professor solicitará aos alunos que apresentem os elementos de sua carta à turma. Ao final das apresentações, os alunos conhecerão todas as cartas distribuídas nos grupos e seus conteúdos.
Importante: Professor, na carta pessoal, há a presença dos seguintes elementos: local e data; destinatário; saudação; Interlocução com o destinatário; despedida; assinatura. O fato de haver uma distância física entre produtor e receptor desse gênero contribui para que esses elementos sejam avaliados como essenciais e/ou obrigatórios.
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ATIVIDADE 2
PRODUÇÃO DE TEXTO
O professor deverá pedir aos alunos para e laborarem uma carta en dereçada a um (uma) me lhor amigo(a), que não veem há muito tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Se esse amigo não existir, pedir para eles simularem a existência dele. O professor não deve se esquecer de solicitar que eles insiram todos os elementos característicos de uma carta pessoal.
Para uma atividade interdisciplinar, o professor poderá solicitar ao professor de História que relembre com os alunos a importância de Che Guevara e Getúlio Vargas.
Para a atividade de avaliação, o professor deverá optar pela AUTOAVALIAÇÃO.
Depois de revisar o texto escrito por ele, o próprio aluno deverá responder às perguntas sugeridas a seguir.
• Eu escrevi um texto formal ou informal?
• Coloquei todos os elementos de uma carta?
• Cometi erros ortográficos?
• Quais?
Quatro estrelas 19 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/03/2015
Cinco estrelasUma sequência muito boa. Agradeço a ajuda.
29/09/2014
Cinco estrelasO texto é execelente
10/11/2013
Cinco estrelasFOI UMA SEQUENCIA CURTA, CRIATIVA E MOTIVADORA!! PARABÉNS!!!
08/03/2013
Quatro estrelasAmei esta atividade . Muito criativa e é uma forma dos alunos desenvolvê-la com prazer.
24/10/2012
Uma estrelaNão gostei. A atividade carece de elementos mais explicativos e úteis para o aprendizado dos alunos.
24/10/2012
Cinco estrelasGostei da atividade. Achei-a muito produtiva.
05/10/2012
Cinco estrelasMuito legal! Vou utilizar para trabalhar com o 6º ano!!
11/07/2012
Cinco estrelasmuito bom, para o desenvolvimento dos alunos.
30/05/2012
Cinco estrelasAs propostas estão muito bem elaboradas, claras aos educandos. Vou utilizar algumas com minhas turmas de 6ºano.
09/04/2012
Cinco estrelasAmei a atividade, estou trabalhando com esse gênero textual.
18/03/2012
Cinco estrelasSou professora de Redação. Buscando atividades complementares para minha aula, deparei-me com essa excelente aula. Parabéns à autora!
26/01/2012
Cinco estrelasgostei das cartas mas so faltou mas algumas pq sao poucas as quantidades de cartas ai as pessoas naum tem mto o q escolherem
17/11/2011
Cinco estrelasgostei muito.....
24/03/2011
Quatro estrelasAdorei essa sequência didática para trabalhar com meus anjinhos. Simples e objetiva.
12/03/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula, está muito bem elaborada. Vou utilizá-la como apoio na elaboração da minha, no 8º, no gênero carta. Gostei principalmente da avaliação, também adoto esse sistema.
18/10/2010
Cinco estrelasAdorei a proposta criativa de ensinar as características da carta para os alunos por meio de música! Esse é um recurso que, atualmente, chama a atenção facilitando muito a aprendizagem. Parabéns e, peço que, por favor, poste mais modelos de aula que ajudem a nós, sofridos professores, a lecionar de forma lúdica visando uma educação de qualidade e eficiente. Obrigada! Abraços.
19/08/2010
Quatro estrelasGostei muito das dicas e vou aplicar com meus alunos da 6ª série. Depois escrevo para contar como foi essa experiência. Desde já, muito obrigada!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei dessa proposta de aula! Vou aplicá-la assim que puder. Gosto de trabalhar esse gênero. Os alunos adoram.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente,bem detalhada e motivadora!!1