29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Construir o disco através do material de sucata;
Vivenciar o movimento do lançamento de disco com o material construído;
Desenvolver a coordenação motora de movimentos conjugados dos membros inferiores e membros superiores através do lançamento de disco;
Caro professor, inicie esta aula perguntando se algum aluno já ouviu falar ou teve contato, através de uma brincadeira, com uma prova de atletismo conhecida como lançamento de disco. Em seguida, explique a origem da modalidade lançamento de disco, mostrando também suas técnicas para o lançamento. Após esta conversa, será distribuído para cada aluno um pedaço de mangueira aberta por uma tesoura e dois círculos de papelão (foto 1).
Foto 1: Professor Miguel Saraiva
Dica: Esse material deverá ser preparado com antecedência e explicado a sua procedência, pois, em se tratando de material de sucata devemos contextualizar a importância do aproveitamento deste tipo de materiais, não só para a construção de brinquedos, mas em muitos casos para a utilização no dia a dia das pessoas. Exemplifique.
Em seguida, o professor pedirá que cada aluno desenhe o que quiser nos papelões e coloquem o nome, para identificar o seu disco. Acabando a decoração, os alunos encaixarão a mangueira nas bordas dos papelões, e será passada uma fita adesiva para fixar a mangueira no papelão (foto 2).
Foto 2: Professor Miguel Saraiva
Dica: auxilie os alunos na construção do disco, mas não faça tudo, estimule-os nessa etapa de construção do material.
Foto 3: Professor Miguel Saraiva
Depois de construído o disco (foto 3), os alunos irão experimentar o lançamento de disco livremente pela quadra. Em seguida, o professor mostrará o movimento correto do lançamento de disco e pedirá para que os alunos reproduzam esse movimento pela quadra.
Para terminar a aula, o professor reunirá a turma e fará uma avaliação da aula.
Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
No final da aula o professor perguntará aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na construção do disco e qual foi o melhor movimento que eles acharam para lançar o disco.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/08/2011
Cinco estrelaseu ame esse blog, pois estou fazendo trabalho sobre lançamento de disco e preciso aprender como se faz um de sucata. muito bom gostei. bibia