Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 10: Construindo e vivenciando o lançamento de disco no CAp-UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir o disco através do material de sucata;

Vivenciar o movimento do lançamento de disco com o material construído;

Desenvolver a coordenação motora de movimentos conjugados dos membros inferiores e membros superiores através do lançamento de disco;

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Caro professor, inicie esta aula perguntando se algum aluno já ouviu falar ou teve contato, através de uma brincadeira, com uma prova de atletismo conhecida como lançamento de disco. Em seguida, explique a origem da modalidade lançamento de disco, mostrando também suas técnicas para o lançamento. Após esta conversa, será distribuído para cada aluno um pedaço de mangueira aberta por uma tesoura e dois círculos de papelão (foto 1).

undefined

Foto 1: Professor Miguel Saraiva

Dica: Esse material deverá ser preparado com antecedência e explicado a sua procedência, pois, em se tratando de material de sucata devemos contextualizar a importância do aproveitamento deste tipo de materiais, não só para a construção de brinquedos, mas em muitos casos para a utilização no dia a dia das pessoas. Exemplifique.

Em seguida, o professor pedirá que cada aluno desenhe o que quiser nos papelões e coloquem o nome, para identificar o seu disco. Acabando a decoração, os alunos encaixarão a mangueira nas bordas dos papelões, e será passada uma fita adesiva para fixar a mangueira no papelão (foto 2).

undefined

Foto 2: Professor Miguel Saraiva

Dica: auxilie os alunos na construção do disco, mas não faça tudo, estimule-os nessa etapa de construção do material.

undefined

Foto 3: Professor Miguel Saraiva

Depois de construído o disco (foto 3), os alunos irão experimentar o lançamento de disco livremente pela quadra. Em seguida, o professor mostrará o movimento correto do lançamento de disco e pedirá para que os alunos reproduzam esse movimento pela quadra.

Para terminar a aula, o professor reunirá a turma e fará uma avaliação da aula.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_de_disco

Avaliação

No final da aula o professor perguntará aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na construção do disco e qual foi o melhor movimento que eles acharam para lançar o disco.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • bibia, colegio moreira silva , Rio de Janeiro - disse:
    bibi_fofa@hotmail.com

    06/08/2011

    Cinco estrelas

    eu ame esse blog, pois estou fazendo trabalho sobre lançamento de disco e preciso aprender como se faz um de sucata. muito bom gostei. bibia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.