19/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Spiller
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Conceito de vetor
- Representação de pontos e vetores no plano cartesiano
- Adição de vetores e multiplicação de um vetor por escalar
- Semelhança de polígonos
Inicialmente, propomos que seja feita uma “ponte” com a representação gráfica da multiplicação de um vetor por um número real não-nulo k. Acreditamos que as observações dos alunos em relação às modificações provocadas pela variação de k no resultado desta multiplicação propiciam a base para entender um caminho para a generalização do conceito de homotetia de figuras.
Em seguida, sugerimos a apresentação da noção de homotetia:
Professor, para um maior aprofundamento dos conhecimentos acerca desses cont eúdos, sugerimos o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=6&uf=RJ , acessando a opção: Matemática no Ensino Médio
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=6&uf=RJ (opção: Matemática do Ensino Médio)
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_Homotetia.pdf
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_Homotetia.pdf
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