02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
WARM UP
Fazer uma reflexão com os alunos sobre a necessidade de adequação do discurso, tanto oral quanto escrito, dependendo do contexto de sua produção. Dê alguns exemplos de contexto: uma entrevista de emprego, um chat entre amigos, um e-mail, uma visita ao médico, um encontro entre amigos, etc. e pergunte aos alunos quando seria adequado uma linguagem formal, semi-formal ou informal.
INFORMAL EXPRESSIONS:
Pergunte aos alunos quais abreviaturas de expressões ou gírias em inglês eles conhecem. Lembre-os que em conversas informais (chats, e-mails, pessoais, text messages) esse tipo de escrita/fala é muito comum. Escreva no quadro as que eles mencionarem.
1-Match the acronyms to their meaning:
OMG ( ) used for the expression as soon as possible.
ASAP ( ) used to say goodbye, abbreviation of Bye for now.
BRB ( ) used to denote great amusement, abbreviation of roll on the floor laughing.
BFN ( ) used for RETURN, abbreviation of be right back.
ROFL ( ) used to denote great amusement (in chat conversations), abbreviation of "Laughing out
&nb sp; loud" (also written occasionally as "Lots of Laughs").
LOL ( ) used to exclaim surprise or disgust, abbreviation of Oh, My Gosh or Oh, my Goodness.
Se você quiser pesquisar outros acrônimos, acesse o link : http://www.urbandictionary.com/ ( Urban Dictionary) .
< /p>
Visite esse site para gírias : http://www.manythings.org/ (readings, listenings, tongue twisters, poems, vocabulary games, proverbs, slangs and idioms etc.). (Acesso dos sites em 12/09/2009)
2- Pergunte aos alunos se eles já assistiram o sitcom FRIENDS. Explique a eles o que é um SITCOM. Para ter acess a uma boa explicação, visite o site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sitcom (acesso em 17/10/2009)
Sobre FRIENDS, pergunte a eles: Quais são os nomes desses amigos? Para saber mais sobre FRIENDS acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Friends.
Como atividade extra, você poderia apresentar a cena inicial de abertura com a música I'll be there for you. A série FRIENDS pode ser encontrada em locadoras mas a abertura pode ser vista em:
http://www.youtube.com/watch?v=8S0b5W5e1gE ou em http://www.youtube.com/watch?v=dGXJ0lBbdew.
In pairs, choose one expression to complete the conversations from FRIENDS[1] below:
What’s up? WOW!
Cool! Congratulations!
C’mon Guess what?
1-Rachel: So, like, you guys all have jobs?
Monica: Yeah, we all have jobs. See, that's how we buy stuff.
Joey: Yeah, I'm an actor.
Rachel: W_____! Would I have seen you in anything?
Joey: I doubt it. Mostly regional work.
2-[Scene: Monica's Ap artment, Rachel is making coffee for Joey and Chandler.]
Rachel: Isn't this amazing? I mean, I have never made coffee before in my entire life.
Chandler: That is amazing.
Joey: C____________!
Rachel: Y'know, I figure if I can make coffee, there isn't anything I can't do.
3- [Scene: Monica and Rachel's apartment. Ross and Rachel are returning from a movie.]RACHEL: C_______, I'm not saying it was a bad movie, I'm just say ing, you know, it was a little. . . hard to follow.
4- ROSS: Hi.RACHEL: Hi.ROSS: G_______ ________?RACHEL: What?ROSS: They published my paper.RACHEL: Oh, really, let me see, let me see.
5-JOEY: (entering) Hey!PHOEBE: Hey.CHANDLER: Hey, man. W________ ____?JOEY: Maybe you can te ll me. My agent would like to know why I didn't show up at the audition I didn't know I had today. The first good thing she gets me in weeks. How could you not give me the message?!
Scripts disponíveis em: http://www.friendscafe.org/scripts/ Acesso em: 12/09/2009
LISTENING
http://www.youtube.com/watch?v=EPIF6b4E5QA ( Vídeo com expressões, explicações em mudança de pronúncia e gramática)
Peça aos alunos para assistirem ao vídeo e anotarem as expressões que a professora Jennifer ensina.
OBS. Há uma série de vídeos chamados American Slang com a professora Jennifer. O link acima refere-se a primeira aula. O professor pode decidir utilizar os outros vídeos dessa série que estão sugeridos no site do YouTube.
WRITING
Fazer um glossary da sala toda com algumas palavras e expressões usadas em conversas infor mais.
OBS.: Orientar aos alunos que coloquem pelo menos uma frase com o uso da palavra/expressão. Os alunos devem fazer&nb sp;pesquisa com pessoas nativas, na internet, em dicionários de gírias, etc para elaborar o glossário. O professor pode sugerir um mínimo de palavras/expressões que comporão o glossário. Cada aluno sugere pelos menos um número X de palavras/expressões. Pode haver ilustração. O glossário pode ser disponibilizado num site ou blog da turma, ou pode ser impresso.
Sugere-se que a produção escrita (glossário) sirva como avaliação dessa aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!