27/11/2009
Marcos Vinício Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender e valorizar as diferentes formas de brincar.
Experimentar diferentes formas de driblar.
Colaborar com o trabalho em grupo.
Desenvolver a capacidade de marcação.
Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.
A primeira atividade desenvolvida será o pique “rabo do rato” neste pique cada aluno recebe um pedaço de barbante (de aproximadamente cinqüenta centímetros) e prende na parte de trás do seu calção de maneira que ele fique pendurado para fora, cada aluno recebe uma bola. Um dos alunos será escolhido para ser o pegador, os outros alunos serão os fugitivos. Os aluno se deslocam por toda a quadra quicando (driblando) a bola, o pegador que também está com uma bola, deve perseguir os fugitivos e tentar arrancar o “rabo” de barbante que está pendurado, quando o pegador consegue arrancar o “rabo” de algum fugitivo ele passa a ser fugitivo e o aluno que ficou sem o “rabo” passa a ser o novo pegador. Durante esta atividade todo o espaço da quadra deve ser usado para a movimentação dos alunos.
Dicas: Aumente o número de pegadores isto torna a brincadeira mais dinâmica.
A segunda atividade desenvolvida será o jogo “bola do rei” nesta atividade divida a turma em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos. Divida a quadra em duas partes iguais. Cada metade da quadra será dividida em três áreas (área 1, 2 e 3) de mesmo tamanho, por exemplo, se o espaço da meia quadra for de dezoito metros de comprimento cada faixa deve ter seis metros de comprimento. O jogo começa com os dois times que atuam na mesma metade da quadra posicionados dentro da área 1, todos alunos devem estar com uma bola e deslocar-se dentro deste espaço quicando a bola. Os jogadores de uma equipe devem tentar tirar a bola do domínio dos jogadores da equipe adversária através de um “tapa” na bola do adversário sem perder o controle da bola que está sobre o seu domínio. O jogador que conseguir tirar a bola do adversário passa automaticamente para área 2 e aguarda que outros jogadores da equipe adversária cheguem a essa zona. No momento em que jogadores das duas equipes ocupem esta zona o jogo continua, o primeiro jogador que está jogando na área 2 que conseguir tirar a bola do adversário passa para a área 3 e aguarda a chegada dos jogadores da outra equipe para continuar o jogo. O jogo termina quando todos os de uma equipe chegarem a área 3, ganhando o jogo a equipe que fizer isto primeiro. Os jogadores devem obrigatoriamente mudar de área, por exemplo, se a disputa na área 1 ficou restrita a apenas dois jogadores um de cada equipe, estes devem disputar dentro da área quem consegue tirar a bola do adversário, porém os dois devem passar juntos para área seguinte, evitando assim que o jogador que perdeu a disputa fique excluído do jogo. A área 1 deve estar próxima a linha de fundo da quadra, a área 2 logo em seguida e a área 3 perto da linha central (meio da quadra).
Dicas: Professor se tiver condição utilize bolas de diferentes tamanhos e pesos permitindo assim que os alunos tenham a possibilidade de driblar com bolas variadas, tornando a atividade mais estimulante e desafiadora.
A terceira atividade será o jogo “caçador de bolas” neste jogo a turma deve ser dividida em quatro grupos mistos com o mesmo número de alunos cada um. Divida a quadra em duas partes iguais. Em cada metade da quadra jogam duas equipes uma contra a outra. Uma das equipes de cada lado da quadra está sem bola e a outra está com bola (todos os jogadores), esta equipe que está sem bola tem como objetivo tirar todas as bolas das mãos dos jogadores da equipe adversária no menor tempo possível. Quando todos os jogadores perdem a bola, ocorre uma troca de funções a equipe que antes estava tentando fugir com as bolas passa a ser a equipe que tenta tirar as bolas dos adversários. Os jogadores só podem deslocar-se pela quadra driblando, não é permitido empurrar, agarrar ou obstruir o jogador que está com a posse de bola. O professor deve marcar o tempo que cada equipe leva para tirar todas as bolas da equipe adversária. A equipe que levar menos tempo para tirar as bolas dos adversários marca u m ponto. Promova um ro dízio entre as equip es para que todos te nham a oportunidade de interagir com o maior número de colegas possível.
Dicas: Professor se na sua escola não tem um número de bolas suficientes para esta atividade, realize uma pequena modificação no jogo, peça que os alunos trabalhem em duplas e façam o deslocamento pela quadra driblando e trocando passes picado (a bola deve tocar ao solo antes de chegar nas mãos dos companheiros).
Finalizando a aula: Professor peça aos seus alunos que façam uma pesquisa junto aos seus pais sobre os jogos populares que eles praticavam na infância. As atividades reveladas nesta pesquisa podem ser realizadas na próxima aula.
KARL, K. Pequenos jogos esportivos. Barueri, SP: Manole, 2005.
Vídeo indicado:
Professor peça aos alunos que façam para a próxima aula uma avaliação por escrito das atividades desenvolvidas durante a aula, o que deu certo, o que poderia ser mudado, como foi o desenvolvimento da turma de uma maneira geral.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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21/07/2014
Três estrelaseu gostei uma estrelinha pra vc
07/07/2014
Cinco estrelasAchei muito interessante bem o que em precisava. Minha professora adorou a brincadeira . muito obrigado ><
26/11/2013
Cinco estrelasgostei muito esta de parabéns
28/01/2013
Quatro estrelasOlá, Souza e Andrade , achei interessantíssima as atividades ministradas por vocês, pois através do jogo o aluno vivência o movimento do esporte de uma forma prazerosa. Vou aplicá-las em minhas aulas. Giselda