Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PINTURA AQUARELA EM TELA

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar obras de arte.

Realizar releitura usando a técnica de aquarela.

Desenvolver o potencial artístico e crítico

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pintura e releitura.

Estratégias e recursos da aula

1Aula

A atividade de pintura é vista pelas crianças de 6 anos como uma atividade lúdica, e muitas vezes essa atividade acaba por  mostrar o seu potencial artístico. Portanto, professor(a) é sempre significativo oportunizar experiências em arte aos seus alunos, sugerimos que proponha a pintura aquarela sobre tela.

Para que as crianças conheçam algumas obras de arte em tela, o(a) professor(a) pode levar para sala de aula quadros de artistas nacionais, internacionais e locais.  Depois, conversa com os alunos informando que a tela é um suporte muito usado pelos artistas plásticos, pintores.

Como subsídio para os alunos conhecerem pinturas com aquarela, sugerimos a releitura da obra de Van Gogh. Contextualize lendo informações sobre a obra de arte e autor, situando no  tempo histórico em que foi realizada, quais as cores predominantes no trabalho do artista nessa época, os materias usados. Segue uma sugestão da biografia do pintor.

VAN GOGH

Vincent van Gogh (1853-1890), maior pintor holandês após Rembrandt (1606-1669), produziu sua obra nos últimos dez anos de vida. Após um início ligado à escola de Haia, muito tradicional, ele foi para Paris, onde conheceu Degas (1834-1917), Pissaro (1830-1903) e Gauguin (1848-1903), entre outros, e descobriu o impressionismo. Embora tenha assimilado técnicas da escola, como o pontilhado, tornou-se pósimpressionista. Nessa fase, deixou de lado as cores escuras das primeiras obras e passou a pintar ao ar livre. Suas telas ganharam tons intensos e pinceladas agitadas. Tudo muito expressivo, transbordante de emoção. Em 1888, instalado em Arles, no sul da França, entre os altos e baixos de sua saúde mental, pintou girassóis, paisagens, retratos. Destes últimos, um dos mais famosos foi feito pouco antes de se suicidar: O Retrato do Dr. Gachet, seu médico. Em 1990, num leilão em Nova York, a obra foi vendida por 82 milhões de dólares, quarto maior preço já pago por uma pintura.


Sua época

Em 1873, quando Van Gogh sofria sua primeira crise, a Europa também entrava em fase ruim. Após um período de vacas gordas, o capitalismo tinha um momento de declínio. A Grande Depressão européia durou at é 1896. O que se viu foi o esgotamento da máquina a vapor como supridora das necessidades da indústria e dos transportes. Os lucros caíram, empresas fecharam, os conflitos en tre patrões e empregados aumentaram e surgiram as leis t rabalhistas. Por outro lado, como era precis o me lhorar a eficiência da indústria, incent ivaram-se as pesquisas , propiciando invenções como a do telefone (1876) e a da lâmpada elétrica (1879).


O autor

Mais velho dos seis filhos de um pastor protestante, Vincent van Gogh (auto-retrato, de 1889) nasceu em 1853 em de Groot-Zundert. Aos 15 anos foi trabalhar em Haia numa galeria de arte; atuou depois em Londres e Paris. Aos 21, após uma desilusão amorosa, deprimiu-se e tornou-se pregador. Em 1880, passou a se dedicar à arte e pouco depois foi viver em Paris com o irmão Theodorus (1857-1891). Mudou-se para Arles e teve crises nervosas. Cortou uma orelha e tentou engolir tinta. Internou-se. Em maio de 1890, foi viver em Auvers perto de seu médico. Em julho, aos 37 anos, se matou com um tiro no peito.

Fonte:http://www.caras.com.br/edicoes/676/textos/van-gogh/

Professor(a), ao ler a biografia do pintor,dialogue com as crianças sobre as informações, por exemplo: Quem já ouviu falar na Holanda e em Paris, fica no Brasil? O que significa impressionismo, já ouviram essa palavra? ao mesmo tempo explique, acrescente informações sobre os questionamentos.

Aprecie as obras do autor visualizando as imagens a seguir:

Field with flowers near Arles

Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer

undefined

Foto:Van Gogh, Peixes no barco de pesca, aquarela,cerca de abril de 1888.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

Foto:Van Gogh, Girassóis, óleo sobre tela, 1888.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

Após a apreciação dos quadros, sugira ao grupo que escola um dos quadros para fazer uma releitura.

2 Aula

Combine com as crianças de fazer a reeleitura utizando a pintura de aquarela.  Relembrar as orientações para fazer a pintura.

1 - Fixar a tela na mesa com fita adesiva ou em cavalete.

2 – Umedecer o pincel macio na água e depois na tinta. Não deixar encharcar.

3- Iniciar a pintura do fundo os tons escolhidos, realizando suaves pinceladas.

4 –Após secar,desenhar com um pincel fino, deixar secar .

Sugerimos que fotografe as crianças realizando as pinturas. Depois organize uma exposição com as fotos e as telas. Assim, a criança terá uma idéia do processo da pintura e do trabalho final.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares

Para conhecer outras obras de Van Goh o professor pode propor aos alunos uma visita visita virtual ao Museu de Van Gogh, segerimos acessar o site http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl

Avaliação

Observar se as crianças:

Demonstra interesse pelas obras trabalhadas

Apresenta hamonia em sua pintura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • stela mattos, Escola estadual , São Paulo - disse:
    stela_409@hotmail.com

    02/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula


  • ANA ILDA DE ALMEIDA BATISTA, EM PADRE EZEQUIEL RAMIN , Santa Catarina - disse:
    ana.60brasil@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Tive observando a aula aqui postada, achei muito interessante, acrEddito que com essa didática podemos fazer com que aula fique atrativa e os alunos se intessa mais pelos estudos, pos arte é de grande importãncia na vida de cada um.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.