Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a LIBRAS

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas o que é a Língua Brasileira de Sinais. O recurso apresentado nestas aulas tem a tradução em Língua de Sinais (LIBRAS). Por isso alunos com Deficiência Auditiva, e também alunos com Deficiência Visual poderão usufruir destas aulas. Os alunos terão a oportunidade de conhecer o “mundo diferente” das pessoas que têm Deficiência Auditiva. Assim, espera-se que barreiras de preconceito possam ser quebradas, e que as pessoas com Deficiência Auditiva tenham maiores possibilidades de ser entendidas e respeitadas pela sociedade. A escola é um espaço muito importante para que esse tipo de conhecimento e que discussões desta natureza possam ser realizadas, principalmente entre as crianças que estão em fase de desenvolvimento de conceitos gerais e julgamentos sobre o mundo. Será necessário que o professor convide um tradutor em LIBRAS para visitar a sala de aula, para que os alunos façam uma entrevista com ele. Se realmente houver a presença de alunos com deficiência Auditiva ou mesmo Visual, será importante que os outros alunos façam perguntas sobre como é a vida deles, sobre como é a relação com a escola e com outras situações da vida diária desmistificando assim muitos preconceitos!
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será importante que o professor trabalhe com os alunos, de modo simples, o que é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para ilustrar o que é LIBRAS, na prática, caso não saibam do que se trata, haverá a ilustração de uma tradução em LIBRAS durante uma entrevista, por meio de um vídeo em que há a tradução em LIBRAS da entrevista de um jornalista à uma pessoa cega. Neste caso, o recurso (vídeo) servirá como um incentivador, um estimulador para a introdução do assunto.
Estratégias e recursos da aula

 

Vídeo:


 



 

Telelibras - entrevista com Dorina Nowill

link do recurso no Portal do Professor utilizado nesta aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13936/telelibras_dorina.wmv 

 
Após a apresentação do vídeo (recurso) o professor conta aos alunos que haverá em sala de aula (informar a data) a visita de um tradutor em LIBRAS, por isso eles deverão se dividir em pequenos grupos (duplas ou trios) para elaborar algumas perguntas, algumas dúvidas que eles têm sobre o assunto a partir do vídeo que assistiram, para que as mesmas possam ser sanadas ou minimizadas com a participação do tradutor na sala de aula, já que ele é uma pessoa especializada no assunto tornando assim, a aula mais significativa, uma vez que os alunos terão a oportunidade de fazer as perguntas das quais eles próprios possuem dúvidas!
Com esta atividade o professor poderá trabalhar com as seguintes competências:

• escrita da língua portuguesa; como deve ser feita uma entrevista, por exemplo, assuntos sobre a Pluralidade Cultural;

• os alunos poderão fazer pesquisas sobre a história dos Deficientes Auditivos em livros ou mesmo na internet e etc.
 

AULA 1


A aula pode ser iniciada com a visita do interprete em LIBRAS; para tanto os alunos já poderão estar com suas perguntas elaboradas e então se inicia a entrevista com o tradutor.

É importante salientar que a entrevista em sala de aula com o tradutor de LIBRAS poderá ser feita em aproximadamente 50 minutos, porém o professor precisará dispor de outras aulas para que os conhecimentos prévios (apresentação do recurso) ensinamentos sobre que é LIBRAS e a elaboração das entrevistas possam ser realizadas.

O professor poderá apresentar aos alunos como é o alfabeto da LIBRAS e poderá construir com os alunos algumas frases.
  
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpg

imagem retirada do site: www.cefetbg.gov.br/imagens/napne/surdos.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Telelibras - entrevista com Dorina Nowill Vídeo
Recursos Complementares
Se o professor considerar necessário os alunos poderão fazer buscas na Internet sobre o assunto “LIBRAS” e “Deficientes Auditivos” e/ou pesquisas em livros em uma visita à biblioteca da escola.
Avaliação
O professor poderá avaliar, principalmente, as perguntas que as duplas ou trios elaboraram, poderá verificar ainda a escrita dos alunos e o empenho dos mesmos no momento da entrevista com o tradutor em sala de aula, trabalhando assuntos de temas transversais sobre comportamento e respeito diante das pessoas. Contudo, é importante salientar que a aula tem como objetivo fazer com que as crianças tenham contato desde pequenas com a diversidade de linguagem, estilos de vida, cultura e que, sobretudo possam aprender que as pessoas não são menos importantes que outras por serem diferentes e por terem alguma limitação ou deficência. É importante que saibam valorizar as diferenças e que elas podem fazer com que a vida seja ainda mais bela e interessante!
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patrícia de Oliveira Muniz, CIEP BRIZOLAO 355 ROQUETE PINTO , Rio de Janeiro - disse:
    patyciep@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante essa sugestão de aula, estou buscando cursos de especialização em educação especial e esse tipo de material contribui e muito para o trabalho que pretendo desenvolver futuramente. Uma ótica dica para propiciar realmente a inclusão de alunos com algum tipo de necessidade especial em nossas salas de aula.


  • Eliete de Lourdes dos Santos Silva, BENJAMIN FELIPE GRIZZI DR CEI 53 , São Paulo - disse:
    eliete_lourdes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula apresentada otima, pois desde cedo nossos alunos precisam ter contato com a diversidade de linguagem e assim aprender a respeitar, aceitar e valorizar as diferenças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.