04/11/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Vídeo:
Telelibras - entrevista com Dorina Nowill
link do recurso no Portal do Professor utilizado nesta aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13936/telelibras_dorina.wmv
Após a apresentação do vídeo (recurso) o professor conta aos alunos que haverá em sala de aula (informar a data) a visita de um tradutor em LIBRAS, por isso eles deverão se dividir em pequenos grupos (duplas ou trios) para elaborar algumas perguntas, algumas dúvidas que eles têm sobre o assunto a partir do vídeo que assistiram, para que as mesmas possam ser sanadas ou minimizadas com a participação do tradutor na sala de aula, já que ele é uma pessoa especializada no assunto tornando assim, a aula mais significativa, uma vez que os alunos terão a oportunidade de fazer as perguntas das quais eles próprios possuem dúvidas!
Com esta atividade o professor poderá trabalhar com as seguintes competências:
• escrita da língua portuguesa; como deve ser feita uma entrevista, por exemplo, assuntos sobre a Pluralidade Cultural;
• os alunos poderão fazer pesquisas sobre a história dos Deficientes Auditivos em livros ou mesmo na internet e etc.
AULA 1
A aula pode ser iniciada com a visita do interprete em LIBRAS; para tanto os alunos já poderão estar com suas perguntas elaboradas e então se inicia a entrevista com o tradutor.
É importante salientar que a entrevista em sala de aula com o tradutor de LIBRAS poderá ser feita em aproximadamente 50 minutos, porém o professor precisará dispor de outras aulas para que os conhecimentos prévios (apresentação do recurso) ensinamentos sobre que é LIBRAS e a elaboração das entrevistas possam ser realizadas.
O professor poderá apresentar aos alunos como é o alfabeto da LIBRAS e poderá construir com os alunos algumas frases.
imagem retirada do site: www.cefetbg.gov.br/imagens/napne/surdos.jpg
Nome | Tipo |
---|---|
Telelibras - entrevista com Dorina Nowill | Vídeo |
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante essa sugestão de aula, estou buscando cursos de especialização em educação especial e esse tipo de material contribui e muito para o trabalho que pretendo desenvolver futuramente. Uma ótica dica para propiciar realmente a inclusão de alunos com algum tipo de necessidade especial em nossas salas de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula apresentada otima, pois desde cedo nossos alunos precisam ter contato com a diversidade de linguagem e assim aprender a respeitar, aceitar e valorizar as diferenças.