Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESCOBRINDO A PINTURA AQUARELA - AULA 1

 

26/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a técnica aquarela.

Trabalhar com as mistura de cores.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos para cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Contextualizando a pintura

Leia para os alunos um texto que fale sobre a origem da técnica de pintura aquarela. Uma opção de texto está disponível no site abaixo, acesse-o.

http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/aquarela.htm

Aprendendo a fazer aquarela

Essa primeira aula é para motivar os alunos a fazer pinturas com aquarela. Deixe os alunos explorar a técnica. Para iniciar a pintura é necessário conversar com os alunos e orientá-los a seguir os passos seguintes.

1 –  Fixar o papel  A4  peso 40 na mesa com fita adesiva. 

2 – Pode-se usar as cores que desejar. Use copo descartável ou potes feito de garrafa pet cortada e pincel para colocar a tinta guache e água. É bom ter uma flanela para secar o pincel.

3 – Umedecer o papel com um pouco de água utilizando um pincel macio, procurando não deixar o papel encharcar. Depois molha o pincel delicadamente na tinta para não pegar muita tinta, em seguida pinta o papel com pinceladas suaves. Ao terminar colocar a pintura para secar.

O professor propõe a escrita de um texto instrucional coletivo sobre a pintura aquarela. As crianças falam e o professor registra no papel.

Explorando cores na mistura das cores

Para realizar essa atividade o professor deverá providenciar os seguintes materiais:

  • tinta guache na cor azul, vermelha, amarela, verde, branca e preta;
  • papel ofício 40 ou cartolina comum branca;
  • cartolina guache preta ou outro tipo de papel; pinceis, copos com água e flanela.                                                                                                                                                                                  O professor organiza a turma na roda para conversar sobre como fazer novas cores a partir das cores existentes. Em seguida, propõe uma pintura coletiva na qual as criançãs irão descobrir nuances e novas cores. O professor deverá fixar uma folha de papel no quadro, inicia com as crianças sendo que uma criança por vez irá continuar a pintura misturando as cores, criando nuances e novas cores. É importante dialogar com as crianças sobre as misturas que elas estão fazendo. Questionando:  
  • O colega usou a cor amarela e vermelha, qual a nova cor que surgiu?
  • Misturando o vermelho com branco que cor surgiu? Vamos misturar mais tinta branca, será que vai continuar com essa mesma tonalidade? Irá ficar mais escuro ou mais claro?

Após esse momento lúdico e criativo, orientar os alunos para realizarem suas pinturas individualmente. Deixe secar a pintura e no dia siguinte faça uma moldura com cartolina preta.

Avaliação

Proponha uma conversa para opotunizar a auto-avaliação. As crianças irãõ falar sobre o que acharam da técnica aquarela, da mistura das tintas e de suas dificuldades em realizar a pintura. Em seguida, pedir que cada criança fale do seu trabalho indicando o que ficou legal e o que podia melhorar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cristina sancho, secretaria municipal de educação , Maranhão - disse:
    cristina-sancho@hotmail.com

    02/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito pois a partir desse desenvolvimento o docente pode tranquilamente, considerando a série/ano do aluno ir apresentando outros conteúdos co componente Arte


  • Sonia Conzatti, CEM Maria de Lourdes Antunes , Santa Catarina - disse:
    sonia.conzatti@hotmail.com

    05/11/2010

    Cinco estrelas

    Amei essas dicas de técnicas!!!! Aqui onde trabalho não tem professora especializada em artes, e por isso tenho dificuldades em encontrar diferentes maneiras de produzir artes com as crianças, onde sempre estou buscando nos sites. E essas duas técnicas são simples e fácil de fazer (pois a escola não tem material, ou tenho q dar ou os alunos). Muito 10!!! :)


  • Gislaine F.Merigue, E.E. Manoel Gouvea de Lima , São Paulo - disse:
    gislaine02@netsite.com.br

    19/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótima a idéia, muito bem direcionada, e eficiente.


  • nadya, cefi recanto feliz , Minas Gerais - disse:
    nadya_nadinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei!!!!!!!!


  • sandra, Colégio Estadual Anice Cecílio Pedreiro , Goiás - disse:
    sandrastoduto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    o plano de aula é excelente!!!


  • emilly, Outros Países - disse:
    emillysapeca06@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu acho muito bom estudar no anice sou emilly ea quela escola dou nota100000 e as professoras de la sao otimas tambem alunos e diretores de la sao otimos tambem e professores de educaçao fisicas tambem sao otimos ea quadra tambem e otima estou no 2 ano passei para o 3ano nota1000000000000000000000000 para todos do anice riririririririririririrriirririririiriiririrririiriririririririirriiriiririririi riririririir rirriiirir


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.