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Expressões numéricas no dia a dia.

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

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Marcia Aparecida Mendes

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Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender onde e como são empregadas as expressões numéricas
Duração das atividades
03 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o alune domine as operações fundamentais.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

Cinco alunos escolhidos e ensaiados previamente pelo professor apresentam para a turma um teatro baseado no texto abaixo retirado do livro O que Fazer primeiro? da autora Luiza Faraco Ramos (Série: A Descoberta da Matemática).

CASO DE POLÍCIA

Os irmãos Rafa, Nice e Zito, juntamente com os também irmãos Marisa e Felipe estavam passando férias em uma praia, quando resolveram se candidatar em concurso de incentivo de pesquisa em um programa “Estudante em férias”. Depois de alguns assuntos em pauta optaram por fazer um trabalho com Expressões numéricas.
Em uma noite resolveram ir a uma sorveteria.
“Na sorveteria, deliciando-se com um picolé, Nice observava o movimento. De repente seus olhos brilharam.
- Vocês já imaginaram se a gente pudesse tomar conta do caixa por algum tempo?
- Que idéia é essa? – interrogou Zito com ar matreiro.
- Bobo! – reagiu ela. – No controle do estoque e das vendas de sorvetes, nós teríamos uma situação interessante para transformar em expressão...
- Tenho certeza que o Franco topa! – acrescentou Felipe. – Eu e o Rafa já o ajudamos muitas vezes em outras férias.
- Nice, Marisa e Felipe explicaram ao Franco a finalidade da proposta e ele permitiu com satisfação:
- Pena que vocês terão apenas vinte minutos...
Eu fecho às nove e meia, como sabe.
- Então mãos à obra! – instigou Felipe.
- Não temos tempo a perder!
- Talvez, o melhor fosse distribuir as funções... – propôs Marisa.
- Eu atendo os pedidos, a Nice pode ficar no caixa, o Zito vai anotando os acontecimentos e o Felipe vai montando a expressão...
De acordo com as atribuições, o grupo passou à contagem do estoque, enquanto o dono da sorveteria tomava lugar junto aos demais garotos na mesa.
- Tem 28 sorvetes na geladeira – conferiu Marisa.
E Felipe registrou:
28...
O dono do estabelecimento ouviu e explicou que não deixava mais sorvetes ali porque com tanto abre-e-fecha os sorvetes se derretiam. Conforme a necessidade do movimento, era só retirar no frigorífico maior, nos fundos da sorveteria.
Ele ainda explicava, quando entraram três pessoas na sorveteria e pediram quatro picolés cada uma.
- Registra aí Felipe – cobrou Nice.
Felipe marcou no bloco. (Pode-se usar o quadro ou uma cartolina)
28 – 3x4...
_ Isso mesmo! – conferiu Marisa. – Nós tínhamos 28 picolés e vendemos três grupos de quatro. Houve uma retirada, que equivale a uma subtração.
- Maisa... Está entrando um freguês... – avisou Nice.
Felipe ouviu o pedido:
- Por favor, eu queria que embrulhasse nove picolés de chocolate...
Marisa serviu. Nice registrou na caixa e correram para conferir a expressão, que Felipe completava, explicando:
- Vendemos um pacote com nove picolés... Então fica...
28 – 3x4 – 1x9...
No mesmo instante, praticamente, Franco enveredou por uma porta e retornou, em seguida, com quatro caixas contendo dez picolés cada uma.
- Atenção, Felipe... – avisou Marisa. – Estamos colocando quatro caixas com 10 picolés cada uma na geladeira. Ou seja, estamos adicionando quatro grupos de dez... Certo?
- Certo, Marisa.
Felipe concordou e a expressão cresceu
28 – 3x4 – 1x9 + 4 x 10...
- Que pena... Está esgotando o tempo... – reclamou Nice, de olho no relógio -
- Calma ai... Estão entrando 4 pessoas... Melhor eu ajudá-la, Marisa... – Ofereceu-se Felipe.
Após atenderem, passaram ao registro:
- Cada uma das quatro pessoas comprou um sorvete... Portanto, temos...
28 – 3x4 – 1x9 + 4x10 – 4x1...
Mal tiveram tempo para registrar, o Franco deu a volta, passando para trás do balcão avisando:
-Está na hora de fechar... Se quiserem voltar amanhã, não me oponho. Pelo contrário...
- Tudo bem, Franco. Vamos só resolver a expressão e já saímos.
Os tr ês se juntaram a Zit o e a Rafa, na mesa, e passaram aos cálculos.
- Primeiro desmanchamos o s grupos... Isto é, vamos fazer as multiplicações para saber que quantidades foram retiradas ou adicionadas... Correto? - quis saber Nice
- Correto. Como é que fica a expressão? – perguntou Zito, aproximando o rosto do papel.
Ela calculou, enquanto os demais acompanhavam.
28 – 12 – 9 + 40 – 4 =
- Estas são as quantidades que foram vendidas e a que foram repostas. – concordou o Rafa.
_ Correto. Daqui prá frente é só observar a seqüência das operações – Juntou Felipe.
- A primeira situação foi uma subtração – observou Marisa. – Dos 28 iniciais foram vendidos doze. Ficando, portanto dezesseis.
Nice registrou:

16 – 9 + 40 – 4 =
-Dos 16 sorvetes restantes foram vendidos nove... Sobram, portanto... Sete.
E a nova quantidade foi assinalada

7 + 40 – 4 =
_ Sobraram apenas sete sorvetes. Aí, Franco colocou quatro caixas com dez picolés cada uma, ou seja, quarenta picolés na geladeira... Ficaram então 47.
Nice escreveu:

47 – 4 =
_ Finalmente, foram vendidos os outros quatro, restando 43 na geladeira...
47 – 4 = 43

Findo o cálculo, os garotos agradeceram ao Franco e saíram. A caminho do prédio, conversavam animadamente. Nice e Marisa eram as mais empolgadas.
- Acabou dando certo... Divertimos-nos e ao mesmo tempo demos andamento ao trabalho. Comentou Nice.
- Você acertou em cheio, Nice – concordou Marisa. – A situação da sorveteria é um caso típico para nosso trabalho.
Caminhando logo atrás delas, Rafa fez a correção:
- Eu diria que é um caso típico de polícia...
Marisa encarou-o sorrindo:
-Você não consegue falar a sério, não, Rafa?
- Nunca falei tão sério na minha vida! Nós saímos sem pagar os nossos sorvetes!
- Puxa! É verdade! – Confirmou Zito. – Esquecemos completamente!
Nice e Marisa entreolharam-se sérias. De repente, se puseram a rir, seguidas por todos os companheiros.

2ª etapa


O professor realiza um debate como mediador entre os alunos e a equipe que apresentou o teatro, fazendo questionamentos para verificar se o que foi apresentado foi assimilado.

3ª etapa


É apresentada para o grupo a situação abaixo para que eles escrevam a expressão que a representa, resolvendo-a
• Em um parque de diversões estão 32 crianças.
• Entram cinco grupos de 6 crianças.
• Depois de algum tempo saem dois grupos de 8 crianças.
• Finalmente saem 12 crianças.
• Nesse momento quantas pessoas havia no parque de diversões.


4ª etapa


É pedido aos grupos que criem uma situação, representando e resolvendo-a através de expressão numérica.
Para finalizar, cada grupo apresenta aos demais colegas sua produções.

Recursos Complementares

Livro: O que fazer primeiro?
Autora: Luzia Faraco Ramos
Coleção: A descoberta da Matemática

Avaliação

A avaliação será paralela ao desenvolvimento da aula, no debate e situação problema criada

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