03/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
• Identificar os sólidos geométricos.
• Planificar sólidos geométricos.
• Identificar as diferenças entre uma figura plana e uma figura espacial.
• Identificar os nomes dos elementos que compõem a figura espacial e relacioná-las com os que compõem a figura plana
• Montar sólidos geométricos
• Construir objetos utilizando sólidos.
É necessário que o aluno identifique as figuras planas (triângulos, quadriláteros, círculo, setor circular, etc.)
1ª etapa
• O professor deverá deixar o centro da sala livre e formar grupos de alunos, colocando-os ao redor da sala formando um círculo.
• Colocar sucatas (caixinhas, latinhas, objetos) de todos os tamanhos e formas (prismas, cones, pirâmides, cilindros cubos, esfera, etc.) no centro do círculo.
Obs.: O professor solicita previamente, aos alunos para recolherem e levarem o maior número possível de caixinhas e objetos para formar o estoque de sucatas necessário.
• Determinando o tempo o professor solicita aos alunos que peguem, das sucatas colocadas no centro, o máximo que conseguirem.
• Ao retornarem aos seus lugares, grupo de alunos deverá separá-las em dois grupos: o das sucatas que rolam e o das sucatas que não rolam.
• Concluída a atividade os grupos falarão para a turma sobre todos os objetos que recolheram.
O que pode ser pedido para cada grupo de alunos:
• Mostrar os dois grupos de sucata.
• Explicar por que uns rolam e outros não?
• Se todos sólidos entre os que rolam tem a mesma forma?
• Se todos sólidos entre os que não rolam tem a mesma forma?
• Quais as diferenças e semelhanças entre os objetos que rolam?
• Quais as diferenças e semelhanças entre os objetos que não rolam?
• Como são formados esses objetos? (forma de quê?) (muitos provavelmente falarão que o cubo é um quadrado, que a pirâmide é um triângulo, etc. Nesse momento o professor tem que mediar e questionar a turma para que eles mesmos cheguem à conclusão entre as diferenças. É positivo também, havendo necessidade da intervenção do professor, usar os nomes corretos: aresta, face, etc.
• Fazer outras perguntas que surgirem no momento das apresentações.
2ª etapa
• Cada grupo escolherá duas caixinhas da mesma forma de modo que os grupos fiquem com formas diferentes entre si.
• Os alunos deverão recortar uma dessas caixinhas planificando-a e verificando a diferença entre a forma espacial e a planificada, nome das figuras planas que a compõem, etc.
• No final dessa atividade fazer a socialização devendo os grupos apresentar suas conclusões para o restante da turma.
3ª etapa
• O professor apresenta cada um dos sólidos em forma espacial (em tamanho maior, feitos de cartolina ou outro papel, e/ou de acrílico ou outro material se a escola dispuser desse material) e planificada para formalizar para os alunos os nomes dos sólidos, o nome dos elementos quando está na forma espacial e quando esta na forma planificada, explorando o número de vértices, o número de faces e o número de arestas, etc.
• Para finalizar essa etapa o professor propõe o jogo abaixo.
Jogo: Bate - Pronto
• Cada grupo pega um dos sólidos apresentados pelo professor anteriormente e faz perguntas rápidas para que o restante dos grupos respondam. O grupo que acertar mais toma o lugar do grupo anterior, pega outro sólido fazendo as perguntas dessa vez. O jogo continua até que todos os sólidos são explorados.
4ª etapa
• Distribuir moldes dos sólidos para que os grupos os montem e, posteriormente, criem um objeto utilizando-os.
OBS.: Para essa etapa, os professores devem deixar preparados, vários moldes de todos os tamanhos e formas, pois os grupos podem necessitar, dependendo do objeto que construirão.
A avaliação será feita durante todo o processo culminando com a construção de um objeto formado por sólidos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!