Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os/As alunos/as poderão: compreender o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal; desenvolver o raciocínio lógico matemático, a memorização, a acuidade visual, os valores éticos (companheirismo e solidariedade), a rapidez de reação; explorar diferentes representações de um número; identificar ao mesmo tempo diferentes escritas para centenas exatas até 900 e resolver cálculo mental.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a seja capaz de: reconhecer numerais de 1 a 900, bem como a quantidade que cada um representa; identificar dezenas e centenas exatas representando-as e conceituar unidade, dezena e centena.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a para esta aula será necessário que você conheça o material Montessoriano: Material Dourado, o mesmo foi idealizado pela educadora Maria Montessori, para ajudar crianças com dificuldade na compreensão do sistema decimal. Sugerimos que acesse o sitio http://www.youtube.com/watch?v=GMREERfBetw&NR=1, nele você verá o que é Material Dourado.
O Material Dourado é composto de quatro peças, sendo que há relação quantitativa entre as peças, ou seja, o cubinho vale uma unidade, a barra vale dez unidades, a placa vale 100 unidades e o cubo vale 1000 unidades, veja:

Material Dourado

Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2f1.gif


Após o conhecimento deste material você deverá providenciá-lo para que os/as alunos/as possam manipulá-lo. Caso a escola não possua o Material Dourado ou o tenha em quantidade insuficiente, os/as próprios/as alunos/as poderão construir seu conjunto de peças em papel quadriculado colado em cartolina. A apresentação do cubo é para que os/as alunos/as possam conhecê-los, pois não temos como objetivo, neste momento, trabalhar centenas, assim, apresentamos a seguir as peças que utilizaremos.

Material Dourado1

Fonte: http://fge.if.usp.br/~fhorita/numeros_arquivos/image011.gif

 Aula 1: Uma aula de 60 minutos

Após providenciar o material sugerimos que permita ao/à aluno/a que brinque livremente com as peças, sem regras a fim de conhecê-las. Como o Material Dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento, às vezes os/as alunos/as descobrem sozinhos/as relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos/as que concluem:- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos! A placa é formada por 10 barras! Veja, o cubo é formado por 10 placas.


Aula 2: Uma aula de 60 minutos


Na segunda aula distribua os/as alunos em equipes de no máximo 5 (cinco) participantes em cada uma delas e explore o Material Dourado com o intuito de que ele/as identifiquem as relações numéricas entre as peças, para isto:

  • Apresente as peças que formam o material de cubinhos e o nome de cada uma delas: mostre o cubinho e diga: este é o cubinho, esta é barra, esta é a placa e este é o cubo. O cubinho vale uma unidade, a barra vale 10 unidades ou uma dezena, continue apresentando as demais peças.
  • Peça que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos. Em seguida questione: Quantos cubinhos são necessários para cobrir uma barra?
  • Agora, peça que cubram totalmente uma placa usando somente barras. Dê um tempo para que executem seu pedido e questione: quantas barras são necessárias para cobrir totalmente uma placa?
  • Apresente o cubo e questione: quantas placas são necessárias para construir um cubo grande?
    Veja exemplo:

Material Dourado2 

Cubinho= 1 unidade

Juntando 10 cubinhos, podemos trocá-los por uma barrinha:

Material Dourado 4

Assim, uma barra é formada por 10 cubinhos.
Uma barra é formada por 10 unidades.
Uma barra representa uma dezena.

Em uma tabela podemos escrever:

DEZENAS UNIDADES
1

Converse com os/as alunos/as sobre o significado das unidades e dezenas.

Em seguida apresente as placas:

Material Dourado 3

Assim, uma placa é formada por 10 barras.
Uma placa é formada por 100 unidades.
Uma placa representa uma centena.

Em uma tabela podemos escrever:

CENTENAS DEZENAS UNIDADES
1

Converse com o s/as alunos/as sobre o significado das unidades, dezenas e centenas.

Material Dourado 6

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/__hnmYk70EdM/SikwAOH5FZI/AAAAAAAAAA0/zWgJCHH2yLU/s320/mat+dourado+2.gif

Após a exploração desta atividade é possível que os/as alunos/as descubram a relação quantitativa entre as peças. Aproveite esta oportunidade e elabore um texto coletivo com as características do Material Dourado.


Aula 3: Uma (1) aula de 60 minutos

Para a terceira aula, com o objetivo de que os/as alunos/as identifiquem unidades e dezenas e suas representações, bem como relacionar cada grupo de peças ao seu valor numérico através do Material Dourado, peça os/as alunos/as que formem números com barras e cubinhos.
Reúna os/as alunos/as em grupos, entregue a cada grupo uma caixa de Material Dourado e peça que mostrem, conforme for apresentando (cartões ou ditando números), as peças correspondentes a ele, utilizando a menor quantidade delas. Por exemplo: você dita o número 30, eles/as deverão apresentar três barras:

Material Dourado6

Você dita vinte e cinco e eles/as deverão apresentar duas barras e cinco cubinhos.

Material Dourado 9

Professor/a você poderá variar esta atividade apresentando as peças e os/as alunos/as deverão escrever a quantidade correspondente. Para isto você deverá providenciar lápis, borracha e papel.


Registrando a atividade no caderno de Matemática

Sugerimos que você faça junto com seus/suas alunos/as um relatório sobre as atividades realizadas. Escreva as descobertas feitas sobre o Material Dourado, quantas são as peças que o compõem e seu respectivo valor, sugerimos, ainda que peça que ilustrem a atividade. Se você preferir poderá fazer o relatório, ao apresentá-lo à turma, faça a leitura comentada sobre o mesmo, inclua os/as alunos/as na leitura do texto (cada um/a lê um parágrafo, ou frase). Se optar por fazer o relatório, solicite que os/as alunos/as façam sua ilustração.
Elabore atividades baseando-se das atividades práticas que foram realizadas, por exemplo:

1) Observe e complete as tabelas e as adições a seguir:
a)    D U
       1 3

Material Dourado10

Uma dezena e 3 unidades ou 10 unidades mais 3 unida des = 10 + 3 = 13 (treze)

b)  D U
     2 5

Mate rial Dourado11

Duas dezenas e 5 unidades ou 20 unidades mais 5 un idades = 20 + 5 = 25 (vinte e cinc o)

2) Nicole representou o numeral 40 ou quatro dezenas de diferentes maneiras, veja:

Quatro barras
4 grupos de 10
10 + 10 + 10 + 10
4 dezenas = 40 unidades
Quarenta

Vamos fazer!

1) Faça como Nicole e complete cada quadro:

a)                       

Cinco barras
5 grupos de ____
_____________________
5 dezenas = _____ unidades
______________________
 

b)                        

Seis barras
____________________
____________________
____________________
____________________

c)                       

Sete barras
____________________
____________________
____________________
Setenta

3) Observe as quantidades representadas com o Material Dourado. Escreva com algarismos e com palavras os numerais que representam estas quantidades:

Material Dourado13

Aula 4: Uma aula de 60 minutos

Na quarta aula, com o objetivo de que os/as alunos/as compreendam as características do sistema decimal demonstre aos/às mesmos/as como se faz: agrupamentos de 10 em 10, reagrupamentos e trocas. Estimule o cálculo mental, forme números com barras e cubinhos, reúna os/as alunos/as em grupos. Entregue a cada grupo uma caixa de Material Dourado e dois dados. Cada aluno/a, na sua vez de jogar, lança os dados e retira para si a quantidade de cubinhos correspondentes ao número que sair nos dados.

Importante: a quantidade que sair nos dados dará direito a retirar apenas cubinhos. Toda vez que o/a aluno/a juntar 10 cubinhos, ele/a deverá trocar os 10 cubinhos por uma barra. Aí ele/a tem direito de jogar novamente (o fato de jogar novamente aumenta a atenção do/a aluno/a no jogo). Da mesma forma, quando tiver 10 barrinhas, poderá trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar nova mente. O jogo termina, por exemplo, quando algum/a aluno/a conseguir formar duas ou mais placas, de acordo com os objetivos delineados por você.
Professor/a, ao terminar o jogo você poderá questionar: Quem ganhou o jogo? Por quê? Se houver dúvidas você poderá propor que façam as destrocas. As atividades em grupo possibilitam exercitar a solidariedade, o companheirismo e a ética, valores que são fundamentais para a formação do ser humano, portanto observe as atitudes de seus/as alunos/as e oriente-os/as quando necessário.
O objetivo do jogo das trocas é a compreensão dos agrupamentos de dez em dez (dez unidades formam uma dezena, dez dezenas formam uma centena, etc.), características do sistema decimal. Esta atividade contribui par a a compreensão dos agrupamentos na base 10.

Sugestão de variações para o desenvolvime nto da aula

Professor/a antes de realizar o jogo de trocas, c aso tenha acesso à Laboratório de Informática, acompanhe seus/suas alunos/as até este local e apresente a eles/a s o sítio http://www.youtube.com/watch?v=4awYq3Maa7U . Nele vocês terão oportunidade de ver uma aula prática de uma turma de 2º ano, o titulo da atividade é: Material Dourado & dados - " NUNCA 1O ".

As diversas atividades apresentadas poderão ser trabalhadas em diferentes momentos, não há necessidade de trabalhar obedecendo a uma sequência de dias.
Ao elaborar as atividades certifique se os/as alunos/as identificam os diferentes valores de cada peça do Material Dourado, se necessário retome com aqueles/as que ainda não conseguem identificar, nomear e estabelecer relações de quantidade entre as peças possibilitando a compreensão do jogo a ser realizado.
Elabore questões referentes aos conteúdos pensados, aqui vale sua criatividade, crie a partir do que já foi trabalhado. Uma das vantagens do uso do Material Dourado é permitir a representação concreta, manipulável, de quantidades. Isso é garantido pelo material, ou seja, o/a aluno/a poderá contar, uma a uma, as unidades de um conjunto de peças.

Professor/a é possível variar os exercícios que visam à representação de números, solicite aos/às alunos/as que representem o número de alunos/as da turma, o dia do mês, a própria idade, o número preferido, a soma da idade de todos/as alunos/as da sala. Poderá também solicitar que representem, por exemplo, a quantidade cento e dezesseis com o maior número de peças possível (116 cubinhos), ou usando apenas barras na maior quantidade possível e cubinhos (11 barras e 6 cubinhos), ou ainda com o menor número de peças possível (1 placa, 1 barra e 6 cubinhos).

Sugestão de registros em cadernos

Após a realização das atividades, sugerimos registrá-la no caderno de Matemática. Recomendamos que se escreva: o nome do jogo, objetivo/s, nomes dos elementos da equipe. Em seguida elabore exercícios na lousa para que todos/as alunos/as façam, independente da equipe da qual fazia parte. Registre também os nomes dos componentes do grupo, e a opinião de cada participante sobre a atividade.

Avaliação

Solicite que os diferentes grupos exponham os sentimentos deles ao encerrar cada atividade realizada. Solicite ainda que justifiquem suas respostas. Esta avaliação poderá ser obtida também por escrito, ao final dos exercícios que você planejou em cada uma das etapas desenvolvidas. Avalie também o desenvolvimento dos/as alunos/as: dificuldades e facilidades demonstradas durante todo o processo. Desafie os/as alunos/as, faça questionamentos sobre como resolveram as questões apresentadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 11/18 - 61.11%
  • Quatro estrelas 6/18 - 33.33%
  • Três estrelas 1/18 - 5.56%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana Fernandes, UniCesumar , São Paulo - disse:
    diana85lima86@hotmail.com

    22/05/2016

    Cinco estrelas

    excelente muito bem explicado muito bom...


  • Lúcia Antunes , Escola Municipal , Mato Grosso do Sul - disse:
    lu-batista@hotmail.com.br

    30/07/2014

    Quatro estrelas

    Adorei, em dezoito anos em sala de aula nunca trabalhei com esse material, não por falta do mesmo, mas por nunca me importar com o recurso, pois aqui na escola tem. simplesmente por não achar graça no material, porem hoje vi e despertou em mim, uma curiosidade, portanto vou levar para a sala e aplicar o conteudo. Muito obrigada por existir. Um abraço.


  • cristianne marques, escola mandacaru , Bahia - disse:
    cris_vipjua@hotmail.com

    28/05/2014

    Cinco estrelas

    Que aula maravilhosa...valeu parabéns por dividir conosco a sua aula que enriquece qualquer aula....beijosss


  • charlene marques, iescamp , Maranhão - disse:
    charlene2011@bol.com.br

    10/12/2013

    Cinco estrelas

    adorei


  • silvania, Prefeitura Belo Horizonte , Minas Gerais - disse:
    silvanialyrio@yahoo.com.br

    08/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Gostei muito vou aplicar na minha sala. Muito obrigada!


  • Sandra Regina de Souza, UFMS , Mato Grosso do Sul - disse:
    sandra.regina.paula@hotmail.com

    25/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito , sua explicação me ajudou muito na elaboracao do plano para regência.


  • divandir avila miranda, EM JARDIM PARAISO , Mato Grosso - disse:
    divaavila2010@hotmail.com

    28/04/2012

    Quatro estrelas

    Legal! Adorei as sugestões...


  • alessanndra, ESCOLA EDSON CANTARELI , Pernambuco - disse:
    alessandra_matias31@hotmail.com

    30/03/2012

    Cinco estrelas

    QUE LEGAL EU APRENDI VO FAZER COM MINHAS CRIANÇAS BJS


  • ANDREA VASCONCELLOS, Colegio Tiradentes PMMG , Minas Gerais - disse:
    andrea40jf.vasconcellos@hotmail.com

    11/03/2012

    Quatro estrelas

    Adorei, não sou professora e estou tendo que fazer hora de estudfo com meu filho e confesso que não lembro muita coisa. aqui descobri como auxilia-lo. Parabés


  • SANDIRA, EE BRAZ SINIGAGLIA , Mato Grosso do Sul - disse:
    sandirabarbosa@yahoo.com.br

    29/02/2012

    Quatro estrelas

    ADOREI!!!


  • ANDRÉA ROBERTA DE SOUZA, ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ABÍLIO AMÉRICO GALVÃO , Pernambuco - disse:
    decaroberta@hotmail.com

    26/02/2012

    Três estrelas

    POÍS BEM GOSTEI MUITO DE SUA AULA, ELA PODERIA TER MAIS MATERIAS CONCRETOS, MAS ASSIM MESMO VC T DE PARABÉNS PROFESSORA, ENSINO 3 ANO E GOSTARIA QUE VC ME ENVIASSE OUTRAS ATIVIIDADES USANDO O DOURADO, ABRAÇO E SAÚDE....


  • ivone fermino luiz pereira, escola estadual , São Paulo - disse:
    ivoneferluiz@hotmail.com

    25/02/2012

    Cinco estrelas

    excelente


  • Roberta Schnorr Buehring, USJ Centro Universitário de São José , Santa Catarina - disse:
    robertaschb@gmail.com

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, vou indicar a para meus alunos do curso de Pedagogia.


  • maria eliecy r.oliviera, Escola Projeção , Bahia - disse:
    eliecy.rosa@hotmail.com

    01/08/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns,gostei muito da sua maneira de explicar é clara bem objetiva.Obrigada


  • Marli Demari, E.M.E.F. Professor Ulysses Leonel De Gasperi , Rio Grande do Sul - disse:
    marlidemari@yahoo.com.br

    30/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões .Que bom conhecer, pesquisar, buscar atividades diferenciadas sobre o tema " Sistema de Numeração Decimas " ( atividades sobre as classes e as ordens. Desejo, saber como se abrevia na ordem dos milhares ( a unidade de milhar, dezena demilhar...) EX. Unidade de milhar? ( Abreviatura. ) Não encontrei. Muito obrigada, aguardo retorno do e-mail. Marli Demari marlidemari@yahoo.com.br


  • Susana, EE Conego José Maria , Minas Gerais - disse:
    susirabelo@yahoo.com.br

    25/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, as sugestões são muito boas. Obrigsado


  • vera, explicadora , Rio de Janeiro - disse:
    vrlucia780@gmail.com

    01/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, tinhqa dificuldades em trabalhar com esse material e aqui tirei minhas duvidas. obrigado


  • miria, Nucleo Municipal Antonieta Farias de Souza , Santa Catarina - disse:
    miriaevadeolivira@hotmail.com

    03/03/2011

    Quatro estrelas

    Como já destaquei a aula é ótima pois além dos recursos que podem ser utilizados, explica outra formas de se trabalhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.