02/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Relacionar fonemas e grafemas, de sons e palavras, por meio da música; perceber que a letra da música nos dá oportunidade de discutirmos temas como solidariedade quando alguém adoece; e destacar as profissões apresentadas no vídeo e sua relação com a saúde.
É possível trabalhar as profissões (conteúdo de Geografia e História), Saúde e Qualidade de vida (conteúdo de Ciências), Música (Artes) e ainda reescrita para e assimilação de novas palavras e sua grafia (Língua Portuguesa).
Acesso ao vídeo A galinha pintadinha
O vídeo da Galinha pintadinha será exibido, em sala de aula com kit projeção e vídeo no pen drive, quantas vezes forem necessárias para que as crianças memorizem seu conteúdo, ou seja, a trama inserida na música. Tem-se aqui um conteúdo conceitual e atitudinal uma vez que as crianças criam seu próprio conceito acerca da trama da música e percebem qual a atitude correta a ser tomada diante de determinada situação. Depois fazem a reescrita da letra da música. Os conteúdos aqui trabalhados são classificados também como procedimentais considerando que a partir da reescrita os alunos não só estarão fazendo a aquisição do processo da escrita como também praticando a grafia correta das palavras.
A reescrita pode ser feita com a professora como escriba dos alunos que ‘ensinam’ a professora como se escreve as palavras que compõem a letra, ou seja, que letras usamos para escrever determinada palavra.
Os recursos tecnológicos a serem utilizados são vídeo infantil do You tube (exibição do vídeo A galinha pintadinha); kit projeção: notbook ou netbook e datashow; e pen drive com a mídia já salva nele.
A Bibliografia utilizada, além do livro didático e folders é o vídeo 'A galinha pintadinha' retirado do site www.youtube.com
Durante o desenvolvimento do projeto, momento em que também será realizada a avaliação deve-se observar se os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais festão sendo percebidos e assimilados pelas crianças.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/06/2010
Quatro estrelasA aula e muita boa , bem ao nível de criança no início da alfabetização.Também é muito animada e divertida.
04/04/2010
Cinco estrelasAtividade divertida e envolvente.