* Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.
* Reconhecer as formas geométricas identificadas nos diferentes espaços, inclusive nas obras de arte.
* Identificar formas geométricas presentes na obras da pintora Tarsila do Amaral, assim como conhecer um pouco da vida e obra da pintora.
*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas e suas características, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.
A atividade que os alunos irão desenvolver é sobre figuras planas, a revisão deste conteúdo, destacando os pontos principais que norteiam a matéria, torna-se uma estratégia interessante, pois facilitará a compreensão da turma. A finalidade é que com base no conteúdo revisado e através da proposta a seguir os alunos façam uma relação entre o aprendido e o cotidiano por meio das obras de arte da pintora Tarsila do Amaral.
O foco principal é na disciplina de matemática, mas a atividade pode ser reformulada, para encaixar em uma proposta de trabalho interdisciplinar envolvendo disciplinas como matemática, história, artes, dentre outras.
Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por:
Deise Mª M. Barnabé – prodeise@zipmail.com.br
Cely Cunha Gomes – playtati@ig.com.br
Maria Leonor Sestrem – profaleo@bol.com.br
Sandra Regina Barater – san_barater@hotmail.com
Eliane Terezinha Cardoso – etckruger@hotmail.com
Durante o curso “WebQuest - Aprendizagem e Investigação no Ciberespaço”. A mesma trabalha com figuras planas e as obras da pintora brasileira Tarsila do Amaral.
O trabalho do professor nesta atividade começou bem antes de formar as duplas e levar os alunos para o laboratório, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou necessitam de alguma modificação. Ou seja, antes do professor propor a atividade deve desempenhar o papel de aluno e realizar a tarefa seguindo as orientações e assim prever possíveis dificuldades e questionamentos os quais podem ser feitos por seus alunos.
A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos segundo a WebQuest requer que os mesmo montem duplas, portanto neste primeiro momento os alunos se organizarão em duplas. A organização das duplas pode ser feita na própria sala de aula, onde o professor pode optar por sorteio, escolha livre por parte dos alunos ou até mesmo a definição das duplas, a determinação de como as duplas serão escolhidas cabe ao professor tendo como base o perfil do grupo de alunos o qual ele esta trabalhando. Formadas as duplas, o professor esclarece/orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática.
O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o conhecimento de navegação do grupo de alunos. Como o conteúdo por trás da WebQuest é figuras planas a faixa etária também interferira nessa decisão do professor, considerando-se que este conteúdo é ministrado para varias faixas etárias com enfoques diferentes.
Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo as duplas que já foram montadas. O site
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=519&id_pagina=1
onde se encontra a WebQuest deve estar registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade permanente do professor.
Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento, respeito às opiniões do colega da dupla e realização das atividades.
A ação dos alunos ao se organizarem para realização do trabalho, suas estratégias e seu envolvimento na atividade serão os pontos principais a serem avaliados, neste primeiro momento da proposta de aula.
O desempenho do aluno será avaliado pelas três avaliações envolvidas na proposta de atividade.