Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Formas Geométricas na Arte. (Parte 02)

 

27/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
*Representar  formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.
*Reconhecer as formas geométricas identificadas nos diferentes espaços, inclusive nas obras de arte.
*Identificar formas geométricas presentes na obras da pintora Tarsila do Amaral, assim como conhecer um pouco da vida e obra da pintora.

*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará  a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas e suas características, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.

Estratégias e recursos da aula

Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.


As respostas dessas perguntas podem ser feitas em um editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest a autora define que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação da atividade.

undefined


O real trabalho dos alunos esta compreendido no processo, onde a atividade é explicada com detalhes e onde ele encontra os sites para pesquisa na Web.
 

undefined


Para facilitar a vida do professor que não possuir um computador em condições de navegar na internet para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seus alunos através de pesquisas em livros retiramos o processo na integra da WebQuest.

“Acontecerá uma exposição de releitura das obras de Tarsila do Amaral.
E vocês, em duplas participarão desta exposição, assumindo papéis, escolham entre vocês quem será o pintor e quem será o matemático.
Escolhidos os papéis, mãos à obra:

Vocês, pintor e matemático, investiguem a vida de Tarsila d o Amaral nos links abaixo:

http://www.galeriaerrolflynn.com.br/biografiatarsiladoamaral.htm


 http://www.tarsiladoamaral.com.br


 http://www.galeriabrasil.com.br/tarsila.htm


 http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...


 http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm


 http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/tarsila_do

 
Selecionem as informações mais relevantes da vida da pintora e transcreva-as para o programa Word, elaborando sua Biografia.
 
 Visitem suas obras nos links abaixo:

http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm

http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...

http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm

http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html


 “A arte de pintar utiliza-se de figuras, e nossa Tarsila do Amaral, sabe muito bem usá-las, dando destaque às formas geometrizadas.
Para que vocês saibam um pouco mais sobre as formas geometrizadas, acessem o link abaixo”

http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm

 
Para uma análise das obras que f ocalizam as formas geom etrizadas é import ante que vocês iden t ifiquem as formas geom étricas que fazem parte da geometria elementar no link listado:
 

http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm

 
Selecionem as figuras da geometria elementar, descrevendo-as. Para isso uti lizem o software Cabri Geometric.
Desenhadas e caracterizadas as formas geométricas elementares no Cabri Geometric mãos à obra.
Selecionem três obras de Tarsila do Amaral que utilizam as formas geometrizadas para uma análise e cole-as no Word onde vocês elaboraram a sua Biografia.
Para que vocês selecionem e colem as obras visite os links a seguir: 

http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm


http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm

http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm

http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html

 
Identifiquem nas três obras escolhidas, as formas geométricas elementares, caracterizando-as.
Conhecida a Biografia de Tarsila do Amaral e suas obras, vamos ao produto final de nossa Webquest.
 
Pintor, você construirá uma obra de arte, utilizando as formas geométricas elementares, no programa Paint.
Não esqueça de assinar e dar um título a sua obra.
 
Matemático, você analisará a obra do pintor.
Para isto, siga os seguintes passos:
Primeiro, identifique as figuras geométricas elementares na obra;
Segundo, liste as figuras geométricas  da obra e faça suas caracterizações;
 
Pintor, construída a obra, imprima-a e participe da exposição.
 
Matemático,  imprima e  compartilhe   a  sua análise com o pintor. ” 

 

Na proposta final a autora define que a dupla irá ser formada por um matemático e um pintor e que os mesmos terão funções distintas. Esta proposta se torna mais interessante quando há possibilidade de troca de funções, ou seja, quem foi matemático tenha a possibilidade de ser pintor e visse versa, para que os alunos vivenciem os dois momentos da atividade.

Durante a realização das atividades o professor terá o papel de observador, deve estar atendo ao:

*Desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades das duplas, organização para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções e se conseguem concluir ou não a proposta.


* Se conseguem identificar as formas geométricas presentes nas obras, se conseguem classifica-las segundo seus nomes, tamanhos e formas.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento e respeito às opiniões do colega da dupla.

Durante a realização das atividades o professor avaliará a participação do aluno atentando-se para o desempenho dos alunos, organização para executar a atividade, se acompanham as instruções e se conseguem concluir proposta, se conseguem identificar as formas geométricas presentes nas obras, se conseguem classifica-las segundo seus nomes, tamanhos e formas.

O desempenho do aluno será avaliado pelas três avaliações envolvidas na proposta de atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.