27/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas e suas características, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.
Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.
Para facilitar a vida do professor que não possuir um computador em condições de navegar na internet para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seus alunos através de pesquisas em livros retiramos o processo na integra da WebQuest.
“Acontecerá uma exposição de releitura das obras de Tarsila do Amaral. Vocês, pintor e matemático, investiguem a vida de Tarsila d o Amaral nos links abaixo: http://www.galeriaerrolflynn.com.br/biografiatarsiladoamaral.htm
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/tarsila_do http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem... http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html
http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html |
Na proposta final a autora define que a dupla irá ser formada por um matemático e um pintor e que os mesmos terão funções distintas. Esta proposta se torna mais interessante quando há possibilidade de troca de funções, ou seja, quem foi matemático tenha a possibilidade de ser pintor e visse versa, para que os alunos vivenciem os dois momentos da atividade.
Durante a realização das atividades o professor terá o papel de observador, deve estar atendo ao:
*Desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades das duplas, organização para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções e se conseguem concluir ou não a proposta.
* Se conseguem identificar as formas geométricas presentes nas obras, se conseguem classifica-las segundo seus nomes, tamanhos e formas.
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=519&id_pagina=1 – WebQuet
http://www.galeriaerrolflynn.com.br/biografiatarsiladoamaral.htm
http://www.tarsiladoamaral.com.br
http://www.galeriabrasil.com.br/tarsila.htm
http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/tarsila_do
http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm
http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm
http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html - Bibliografia e obras de Tarsila do Amaral
http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm
http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm Figuras Geométricas
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento e respeito às opiniões do colega da dupla.
Durante a realização das atividades o professor avaliará a participação do aluno atentando-se para o desempenho dos alunos, organização para executar a atividade, se acompanham as instruções e se conseguem concluir proposta, se conseguem identificar as formas geométricas presentes nas obras, se conseguem classifica-las segundo seus nomes, tamanhos e formas.
O desempenho do aluno será avaliado pelas três avaliações envolvidas na proposta de atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!