Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Formas Geométricas na Arte. (Parte 03)

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Representar  formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.
* Reconhecer as formas geométricas identificadas nos diferentes espaços, inclusive nas obras de arte.
* Identificar formas geométricas presentes na obras da pintora Tarsila do Amaral, assim como conhecer um pouco da vida e obra da pintora.

* Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará  a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas e suas características, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.

Estratégias e recursos da aula
Concluída esta exploração, os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entregue ao professor, organizarão a pesquisa bibliográfica, o acervo de obras e as respostas das perguntas em um arquivo só. Neste mesmo arquivo deverão estar às obras dos dois integrantes do grupo.

As obras criadas deverão ser impressas, pois as mesmas serão expostas no dia da apresentação do material pesquisado pelos grupos.

A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito e as obras produzidas podem ser feitas segundo os critérios os quais a própria WebQuest trás. Caso não seja usada esta forma de avaliação é importante que o aluno seja apresentado a ela para ter real noção real de como serão avaliados.

undefined


Como todos os trabalhos já estão na fase de conclusão esta no momento do professor começar a articular as apresentações e exposições das obras produzidas no decorrer da realização deste trabalho.

Como expomos o conteúdo de figuras planas é vistos por vários anos de ensino, envolvendo assim uma vasta faixa etária, trazemos como proposta que esta aula seja articulada em diversos anos de ensino, pois assim fica mais rica a exposição. Caso seja possível esse trabalho conjunto com os outros professores de matemática, os mesmos se organizariam a exibição dos “quadros” produzidos pelos alunos que poderia ocupar um espaço de destaque na escola ou em um corredor, recreio ou ate mesmo ser aberta à comunidade de modo que as atividades acadêmicas não sejam prejudicadas.

Em paralelo a mostra de obras das turmas envolvidas pode se expor fotografias de obras da pintora Tarsila do Amaral, sua bibliografia, fatos históricos em que a pintora estava envolvida, neste ponto poderá até ocorrer um trabalho colaborativo com os professores de historia e artes, tornando mais relevante a participação da obras da pintora que estavam evolvidas durante todo o processo de pesquisa e produção das telas. Tornando a apresentação um evento cultural aberto a toda a escola e comunidade.

undefined


Após as apresentações e exposições das obras é interessante retomar com os alunos as dificuldades encontradas na sua realização no laboratório, para que em um outro momento as mesmas não ocorram impossibilitando atividades posteriores.

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades considerando: envolvimento, respeito às opiniões do colega da dupla e realização das atividades.

Ao final das atividades da WebQuest terão de entregar um trabalho escrito e duas obras de arte produzida pelas duplas.

Os critérios de avaliação do trabalho escrito e das obras foram apresentados aos alunos em uma das páginas da WebQuest, que são:

*Figuras geométricas identificadas nas obras de Tarsila (matemático e pintor);
*Figuras geométricas caracterizadas na releitura das obras;
*Análise do matemático;
*Obra criada.

O desempenho do aluno será avaliado pelas três avaliações envolvidas na proposta de atividade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.