Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Identificando e descobrindo formas espaciais presentes em produtos industrializados. (Parte 02)

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Representar  sólidos geométricos, identificando os nomes e características dos mesmos.

*Reconhecer sólidos identificando os diferentes espaços onde são encontrados, inclusive nos produtos industrializados.

*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará  a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens espaciais tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar sólidos geométricos bem como suas características, após o diagnostico os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão fazer um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido do conteúdo.
Estratégias e recursos da aula

Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.

undefined


As respostas dessas perguntas podem ser feitas ou em um editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest os autores definem que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto e que posteriormente o alunos montem uma apresentação usando slides, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação na realização da atividade.

undefined

Para facilitar a vida do professor que não possuir um navegador para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seus alunos através de pesquisas em livros retiramos a tarefa na integra da WebQuest.

Todo o conteúdo de GEOMÉTRIA ESPACIAL foi trabalhado, por isso considerem-se preparados para as seguintes atividades.


1- Faça uma revisão, montando um esquema para cada sólido espacial, classifiquem por nome, área e volume.

2- Identifiquem 5 embalagens de produtos consumidos pelas suas famílias. Descreva a forma, as medidas aproximadas do sólido, bem como área e volume.

3- Procure 5 objetos em suas casas e os descreva, assim como foi feito na questão anterior.

4-  Vocês já devem ter percebido que vários produtos de tempos em tempos, mudam de embalagem. O sabão em pó é um exemplo disso, sofreu mudanças recentemente.

Pesquisem porque estas modificações foram feitas. Verifiquem se ocorreu uma redução no material utilizando (área) ou foi apenas uma jogada de publicidade.

5- O maior desafio começa agora vocês tem a responsabilidade de criar o recipiente de um perfume.

Para isso façam uso de mais de um dos sólidos estudados. A capacidade do perfume deve variar entre 100ml a 500ml, lembre-se que um metro cúbico equivale a um litro.

A aparência é importante, por isso soltem a sua criatividade.

 Atenção:

É necessária a representação (aproximada) por meio de desenhos ou fotografias, de todos os sólidos da questão 5.

O processo é o local onde a atividade a qual os alunos devem realizar esta compreendida, onde a atividade é explicada com detalhes. Já os sites fazem parte do recurso, onde há algumas indicações de sites para pesquisa na Web, relacionados com o assunto abordado.

Para realizar essas atividades os alunos deverão seguir o roteiro descrito no processo, que define como os alunos deverão proceder para realizar a atividade, ou seja, define as orientações que normalmente o professor passaria a turma.

undefined

O professor observará a turma atentando-se ao desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades dos grupos, organizações para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções, se conseguem concluir ou não a proposta.

Após a conclusão da exploração e busca das respostas das questões os alunos passarão a estruturar o trabalho escrito a ser entregue ao professor, contendo as pesquisas e respostas das perguntas, bem como a produção da embalagem do perfume em um arquivo de texto. O trabalho deverá ser entregue impresso para avaliação e o grupo montará uma apresentação para a apresentação oral.

A avaliação da apresentação do trabalho tanto oral como escrito podem ser feitas a partir dos parâmetros os quais a própria WebQuest trás. Caso o professor decida que não seja esta avaliação a ser usada é importante que o aluno seja apresentado a real forma para que tenha noção dos critérios a serem utilizados.

 

Avaliação:

 

Avaliadores:

 As atividades serão avaliadas pelo professor (com peso 3, equivalente a 75% da nota) e por um grupo de alunos sorteado (com peso 1, equivalente a 25% da nota).

 Avaliação:

 Os critérios de avaliação estão representados nos quadros abaixo.

Avaliação do Texto

FRACO
até 25%

REGULAR
até 50%

BOM
até 75%

OTIMO
até 100%

Domínio do assunto

 

 

 

 

Originalidade e criatividade

 

 

 

Material utilizado

 

 

 

 

Capa, folha de rosto e índice

 

 

 

 

Figuras, desenhos, esquemas

 

 

 

 

Referência Bibliográfica

 

 

 

 

Avaliação da Apresentação Oral

FRACO
até 25%

REGULAR
até 50%

BOM
até 75%

OTIMO
até 100%

Domínio do assunto pelo grupo

Desenvolvimento: início, meio e fim.

Originalidade e criatividade

Utilização dos recursos escolhidos (figuras, animações, etc)

Postura: movimentação, voz.

Entrosamento do grupo

Capacidade de reter a atenção do público e respeito ao tempo disponível

O trabalho escrito terá valor de 5 pontos, assim como a apresentação oral.

O melhor projeto ganhará pontuação extra a ser definida pelo professor.

 

undefined

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade, serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, respeito às opiniões do colega da dupla e realização das atividades.

Ao final das atividades da WebQuest terão de entregar um trabalho escrito e da apresentação oral.

Os critérios de avaliação do trabalho escrito e da apresentação foram apresentados aos alunos em uma das paginas da WebQuest, que são:

*Trabalho Escrito: Domínio do assunto; Originalidade e criatividade; Material utilizado; Capa, folha de rosto e índice; Figuras, desenhos, esquemas e Referência Bibliográfica.
*Apresentação Oral: Domínio do assunto pelo grupo; Desenvolvimento: início, meio e fim; Originalidade e criatividade; Utilização dos recursos escolhidos (figuras, animações, etc); Postura: movimentação, voz; Entrosamento do grupo e Capacidade de reter a atenção do público e respeito ao tempo disponível.

O desempenho final do aluno será obtido a partir das medias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.