25/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.
Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.
As respostas dessas perguntas podem ser feitas ou em um editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest os autores definem que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto e que posteriormente o alunos montem uma apresentação usando slides, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação na realização da atividade.
Para facilitar a vida do professor que não possuir um navegador para cada aluno e mesmo assim queira realizar a atividade com seus alunos através de pesquisas em livros retiramos a tarefa na integra da WebQuest.
Todo o conteúdo de GEOMÉTRIA ESPACIAL foi trabalhado, por isso considerem-se preparados para as seguintes atividades. 1- Faça uma revisão, montando um esquema para cada sólido espacial, classifiquem por nome, área e volume. 2- Identifiquem 5 embalagens de produtos consumidos pelas suas famílias. Descreva a forma, as medidas aproximadas do sólido, bem como área e volume. 3- Procure 5 objetos em suas casas e os descreva, assim como foi feito na questão anterior. 4- Vocês já devem ter percebido que vários produtos de tempos em tempos, mudam de embalagem. O sabão em pó é um exemplo disso, sofreu mudanças recentemente. Pesquisem porque estas modificações foram feitas. Verifiquem se ocorreu uma redução no material utilizando (área) ou foi apenas uma jogada de publicidade. 5- O maior desafio começa agora vocês tem a responsabilidade de criar o recipiente de um perfume. Para isso façam uso de mais de um dos sólidos estudados. A capacidade do perfume deve variar entre 100ml a 500ml, lembre-se que um metro cúbico equivale a um litro. A aparência é importante, por isso soltem a sua criatividade. Atenção: É necessária a representação (aproximada) por meio de desenhos ou fotografias, de todos os sólidos da questão 5. |
O processo é o local onde a atividade a qual os alunos devem realizar esta compreendida, onde a atividade é explicada com detalhes. Já os sites fazem parte do recurso, onde há algumas indicações de sites para pesquisa na Web, relacionados com o assunto abordado.
Para realizar essas atividades os alunos deverão seguir o roteiro descrito no processo, que define como os alunos deverão proceder para realizar a atividade, ou seja, define as orientações que normalmente o professor passaria a turma.
O professor observará a turma atentando-se ao desempenho dos alunos: identificando facilidades e dificuldades dos grupos, organizações para executar a atividade, se estão acompanhando ou não as instruções, se conseguem concluir ou não a proposta.Avaliação:
Avaliadores: As atividades serão avaliadas pelo professor (com peso 3, equivalente a 75% da nota) e por um grupo de alunos sorteado (com peso 1, equivalente a 25% da nota). Avaliação: Os critérios de avaliação estão representados nos quadros abaixo.
|
|||||
Domínio do assunto |
|
|
|
|
|
Originalidade e criatividade |
|
|
|
||
Material utilizado |
|
|
|
|
|
Capa, folha de rosto e índice |
|
|
|
|
|
Figuras, desenhos, esquemas |
|
|
|
|
|
Referência Bibliográfica |
|
|
|
|
Avaliação da Apresentação Oral |
FRACO |
REGULAR |
BOM |
OTIMO |
Domínio do assunto pelo grupo |
||||
Desenvolvimento: início, meio e fim. |
||||
Originalidade e criatividade |
||||
Utilização dos recursos escolhidos (figuras, animações, etc) |
||||
Postura: movimentação, voz. |
||||
Entrosamento do grupo |
||||
Capacidade de reter a atenção do público e respeito ao tempo disponível |
|
O trabalho escrito terá valor de 5 pontos, assim como a apresentação oral.
O melhor projeto ganhará pontuação extra a ser definida pelo professor.
http://novaescola.abril.com.br/ed/108_dez97/html/matematica.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm#m11312
http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/malice2/sistems2.htm#voltasemelh
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/calnavio.html
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/calpiramide.htm
http://www.somatematica.com.br/index2.php
http://revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores/ed_anteriores_mat.shtml
http://www.matematica.br/historia/calpiramide.html
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geometria.htm
www.somatematica.com.br/emedio/espacial/indice.php
www.algosobre.com.br/matematica
www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/materias/index-geometria-espacial.php
http://calculomatematico.vilabol.uol.com.br/geoespacial.htm
http://www.interaula.com/matweb/gespac/prisma/prisma.htm - Geometria Espacial
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!