Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expressões numéricas envolvendo adição e subtração

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Identificar uma expressão numérica como uma sequência de operações indicadas com números naturais.
* Calcular o valor de uma expressão, efetuando as operações existentes nessa expressão de modo correto (obedecendo certa ordem).

Duração das atividades
6 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Domínio de conhecimento nas operações de adição e subtração com números naturais.
* Saber efetuar com habilidade adições e subtrações com números naturais.
* Capacidade de analisar situações do cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Parte 1 – Laboratório de Matemática ou sala de aula.


Material utilizado nesta aula:

* Tampinhas
* Fichas coloridas de papel cartão ou cartolina (3cmx3cm)
* Caderno quadriculado
* Material Dourado

Inicie a aula com situações problema envolvendo operações de adição e subtração e que deverão estar registradas em uma folha sulfite junto com os passos para resolvê-las.
Decida com a turma se o trabalho será desenvolvido em duplas ou em grupo.
Explique aos/as alunos/as que cada dupla ou grupo poderá escolher o material para resolver as situações da forma como achar mais interessante.
Você deverá distribuir uma situação problema de cada vez.

1ª situação

Luciana tinha 37 figurinhas perdeu 20 em um jogo e no outro dia ganhou 17 figurinhas. Com quantas figurinhas ela ficou?

• Demonstre com o material escolhido os acontecimentos da situação-problema e tente encontrar com quantas figurinhas Luciana ficou.

• Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar a um resultado.

• Agora responda:

Que operações vocês efetuaram para descobrir a resposta?___________

Qual delas vocês efetuaram primeiro?_________________


• Escreva dentro do cículo o sinal das operações que vocês utilizaram para resolver a situação-problema.

undefined

Vamos resolver outra situação problema?

+++++++++++-------------+++++++++--------------++++++++++--------

2ª situação

Marcelo está jogando trilha. Ele está na casinha 18. Retirando duas fichas, ele lê

numa das fichas - Avance 15 - e na outra ficha - Volte 19 - . Seguindo a ordem

das fichas, encontre em qual casinha Marcelo vai parar?

• Demonstre com o material escolhido os acontecimentos da situação problema e tente encontrar em qual casinha Marcelo vai parar.

• Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar ao resultado.

Agora responda:

Que operações vocês efetuaram para descobrir a resposta?___________

Qual delas vocês efetuaram primeiro?_________________


• Resumindo, vocês fizeram: 18 + ____ - ____ = _____

----------------++++++++++++------------------++++++++++++-------------------

Neste momento da atividade, analise oralmente cada situação.


2) Que operações vocês efetuaram na 2ª situação?
Vocês efetuaram primeiro a adição e depois a subtração?

Levá-los a observar que as operações foram efetuadas na ordem em que apareceram, ou seja, de acordo com os acontecimentos de cada situação.

Vamos resolver mais algumas situações para verificar se de fato o que concluímos é verdadeiro?

Professor/a, você deverá apresentar mais algumas situações-problema para serem resolvidas seguindo os passos trabalhados nas situações anteriores.

Neste momento, você poderá levá-los a compreender e se apropriarem do significado de uma EXPRESSÃO NUMÉRICA - podemos expressar com números o que está registrado com palavras em uma situações matemáticas.

Outra atividade que você poderá desenvolver com seus alunos é  a atividade lúdica apresentada abaixo. 

Jogo: Jogo de cartas

MATERIAL:

Cartas preparadas pelos alunos usando cartolina, canetinha hidrocor ou lápis de cor e tesoura.

O professor deverá confeccionar dois dados:

  • em um dado escrever em três faces EXPRESSÃO NUMÉRICA e nas outras faces registrar SITUAÇÃO PROBLEMA.
  • no dado registrar em três faces o sinal da adição ( + ) e nas restantes o sinal da subtração ( - ). Os sinais deverão estar legíveis.

Papel sulfite,dividido ao meio, para resolver as atividades propostas durante o jogo.

PROCEDIMENTOS:

1- Formar 4 grupos com os alunos. 

2- Cada grupo faz 10 cartas, do tamanho das cartas do baralho, numeradas de 1 a 10. Os alunos poderão usar a criatividade ao numerar as cartas (ilustrar as cartas). 

3- As cartas de cada grupo deverão ser embaralhadas e colocadas separadas na mesa do professor, isto é, cada grupo fará um montinho e 4 delas são colocadas na mesa com a face para cima e que deverão ser r egistrados na lousa.

4- Um aluno joga os dados:

  • um indicará as operações que serão efetuadas na expressão, isto é, os sinais que serão colocados entre os números. Os sinais deverão ser registrados na lousa. ATENÇÃO! Este dado deverá ser jogado três vezes.

Exemplo:

Cartas viradas do baralho: 4  6  8  3

Sinais sorteados no dado: +  +  - 

Registro feito na lousa:   4 + 6 + 8 - 3

  • o outro indicará a tarefa dos grupos - se os grupos resolverão a expressão numérica ou se cada grupo deverá criar uma situação problema relacionada a expressão registrada na lousa. A tarefa a ser desenvolvida pelos grupos deverá ser registrada na lousa.

Exemplo:

Cartas viradas do baralho: 4 6 8 3

Sinais sorteados no dado: + + -

Registro feito na lousa: 4 + 6 + 8 - 3

Tarefa:  Criar uma situação matemática

5- Cada grupo recebe o papel sulfite onde desenvolverá o que foi proposto: expressão numérica ou situação matemática.

6- Os grupos iniciarão a tarefa ao sinal do professor. Ganha ponto quem ao terminar a tarefa dizer STOP e a mesma estiver correta.

7- O professor, com auxílio da turma, fará a correção da tarefa do grupo que terminou primeiro. Caso tenha algum erro, solicitar a outro grupo que faça as correções necessárias.

O jogo proposto permitirá diagnosticar se os alunos compreenderam como resolver uma expressão numérica envolvendo operações de adição e subtração e se apropriaram do conceito de expressão numérica trabalhado nas atividades iniciais propostos nesta aula.


Parte 2– Em sala de aula.

Com as anotações e registros da etapa anterior e com sua orientação, cada dupla ou grupo deverá construir uma frase ou um pequeno texto que conte quais os passos seguir para resolver uma expressão numérica envolvendo adição e subtração .

Parte 3- Laboratório de Informática

Com sua orientação, com a turma organizada em duplas, proponha a elaboração de uma situação-problema envolvendo adição e subtração para que outra dupla resolva usando uma expressão numérica.

Esta atividade será desenvolvida utilizando o software Criative Writer, software que apresenta recursos para digitar e ilustrar o trabalho de cada dupla.

Professor, esta atividade permitirá diagnosticar se os alunos compreenderam como resolver uma expressão numérica envolvendo operações de adição e subtração.


1) Que operações vocês fizeram para resolver a 1ª situação?
Vocês efetuaram a subtração e depois a adição?

Outra atividade em dupla que pode ser desenvolvida no Laboratório de Informática.

  1. Proponha que criem um folheto de Supermecado.
  2. Os alunos criarão situações matemáticas em que envolvam compra de produtos(1 unidade de cada produto)  e troco, tendo com referência o folheto criado pela dupla.
  3. As atividades elaboradas serão passadas para outra dupla resolver.
  4. Seu papel nesta etapa será de auxiliar as duplas na elaboração das situações matemáticas.
Recursos Complementares

Sugestões de leitura:

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/expralg/expralg.htm#m10903

Livro paradidático

http://www.atica.com.br/entrevistas/?e=135

Livro:O que fazer primeiro?
Autora: Luzia Faraco Ramos
Coleção: A Descoberta da Matemática

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
Para que alcance os objetivos propostos, observe a análise dos alunos em cada etapa, de maneira que possam apropriar do conteúdo trabalhado nesta aula - partindo de uma situação-problema, podemos escrevê-la na linguagem matemática utilizando uma expressão numérica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.